TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intertextualidade manifestada nas vozes de Casimiro de Abreu e Oswald Andrade entre os versos "Meus oito anos (século XIX) e" Meus oito anos "(século XX)

Projeto de pesquisa: Intertextualidade manifestada nas vozes de Casimiro de Abreu e Oswald Andrade entre os versos "Meus oito anos (século XIX) e" Meus oito anos "(século XX). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  2.204 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Este trabalho busca mostrar a intertextualidade manifestada nas vozes de Casimiro de Abreu e de Oswald de Andrade entre os poemas, Meus oito anos (século XIX) e Meus oito anos (século XX), fazendo alusão aos diferentes diálogos traçados das diferentes épocas vividas pelos artistas das respectivas obras.

Palavras Chave: Intertextualidade, Meus oito anos, Casimiro de Abreu e Oswald de Andrade.

O dialogo, que por vezes se mantém entre um texto e outro, materializa-se por intermédio de uma ocorrência a qual denominamos de intertextualidade.

A intertextualidade pode ocorrer entre dois poemas, entre um texto em prosa e um poema, entre uma letra de musica e uma obra de arte ou até entre duas obras de arte. Um tipo bastante comum de intertextualidade é a parodia, que ocorre quando o autor altera de proposito o sentido de um texto com a intenção de criticar o ponto de vista do texto original. Normalmente, a parodia vem sempre com uma dose de humor.

Um exemplo clássico de nossa literatura é a parodia do poema romântico Meus oito anos, escrito por Casimiro de Abreu em 1857.

Meus oito anos

Oh! Que saudades que eu tenho

Da aurora da minha vida,

Da minha infância querida

Que os anos não trazem mais!

Que amor, que sonhos, que flores,

Naquelas tardes fagueiras

À sombra das bananeiras,

Debaixo dos laranjais![...] (ABREU, 1857,)

E temos uma parodia escrita por um modernista de Oswald de Andrade, que possui o mesmo titulo Meus oito anos, que foi escrito no ano de 1927.

Meus oito anos

Oh que saudades que eu tenho

Da aurora de minha vida

Das horas

De minha infância

Que os anos não trazem mais

Naquele quintal de terra

Da Rua de Santo Antônio

Debaixo da bananeira

Sem nenhum laranjais. [...] (ANDRADE, 1927)

Entre Casimiro de Abreu Meus oito anos e Oswald de Andrade Meus oito anos. Aquele foi escrito no século XIX e este foi escrito no século XX. Portanto, os dois citam o um, estabelecendo com ele uma relação intertextual.

Vimos que se confundiram as ideias existentes entre os dois poetas, que se vê conduzida por uma carga ideológica bastante presente sendo os dois poetas de épocas diferentes e passando por tipos diferentes de mudanças. Uma vez que Casimiro de Abreu (1837 -1860) é um poeta pertencente ao romantismo que com apenas 16 anos foi enviado para Lisboa por não se adaptar aos trabalhos do comercio tendo, nascido no Rio de Janeiro era filho de um rico comerciante português, e desde cedo teve interesse por literatura, e foi enviado pra Lisboa em intermédio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com