TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

João Miguel

Dissertações: João Miguel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: João Miguel (Rachel de Queiroz)

O romance conta a história de João Miguel que foi preso por assassinar um homem enquanto estava bêbado em um bar. Foi preso ali mesmo, no local do crime, na cidade de Baturité.

João Miguel sofreu muito na prisão, enquanto aguardava julgamento. A falta de liberdade foi um choque grande demais para este trabalhador de Inhamuns.

Sua mulher o visitava todos os dias, até que ela se envolveu com o cabo Salu daquela prisão. Sua justificativa para essa amizade foi que o marido seria bem tratado, sem faltar o necessário para sua sobrevivência dentro da prisão. Mas os colegas de lá começaram a comentar sobre as freqüentes visitas do cabo até a casa de sua mulher (Santinha). João Miguel se conteve enquanto pode, quando este romance ficou explícito ele a expulsou de sua cela.

Seu sofrimento aumentou com sua ausência. Sentia-se muito infeliz naquele ambiente. Enquanto estava com a mulher, ele trabalhava na fabricação de chapéu e preenchia seus dias. Agora seus dias eram vazios.

Seus colegas de prisão preenchiam uma rotina peculiar na vida de João Miguel. Com estórias de vida e assassinatos justificáveis. Zé Milagreiro, que fabricava peça para pagar milagres, com braço, perna e afins, era seu companheiro de longas conversas. Seus questionamentos sobre a vida no cárcere eram desanimadores. As famílias se perdem, sem o mínimo para a sobrevivência e o preso perde a dignidade, o trabalho, a companheira e a liberdade.

Com a demora da sentença, que foram de dois anos e meio, João Miguel, com seus dias vazios, aguardava e se desesperançou muitas vezes.

Quando finalmente aconteceu, seu advogado o defendeu alegando que ele não poderia se responsabilizar por este crime, uma vez que, alcoolizado, estava privado dos sentidos. Foi absolvido!

João Miguel não se sentiu feliz com a liberdade tão sonhada. Se foi para ser declarado inocente, porque precisava esperar dois anos e meio? A prisão foi muito marcante para ele, com marcas na alma e com muitas perdas. Esta liberdade não tinha razão de ser, pela demora da decisão!

Análise da obra:

Para estudantes de direito para entender o lado do preso...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com