TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINGUÍSTICA ONTEM E HOJE

Por:   •  22/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]Nome: Ana Luíza Busnardo

Curso: Letras Português e Inglês – 1º ano

Professora: Rosana Mara Koerner

Disciplina: Linguística Geral

        O texto A Linguística ontem e hoje, redigido pela Mestre em Letras Daniela Araujo. Ele trata de diversos conceitos importantes para a Linguística e cita os principais teóricos e seus pensamentos.

        A autora introduz seu texto apontando que a linguagem é um grande mistério, já que ela é a única que explica suas teorias através do seu próprio objeto de estudo. Mantendo uma relação de como atiçar o nosso senso cientista da linguagem no cotidiano, e defende que nada é “inocente” o suficiente a ponto de não haver uma intencionalidade do que foi dito ou escrito.

        Araujo expõe que a Linguística apresenta duas interfaces, a externa e a interna. A externa aborda as ciências formais, sociais e as naturais. A ciência formal, defende que há uma lógica na Linguagem; a ciência social, aponta que a Língua é produzida pelo sujeito e o seu contexto cultural e, por fim, a ciência natural sugere que a linguagem faz parte do ser humano biológico. A interface Interna introduz o estudo além das palavras, empregando as noções de coerência e coesão.

        A Mestre em Letras cita alguns importantes teóricos fazendo assim uma breve linha do tempo do estudo da Linguística. A origem se dá na Grécia, na Antiguidade clássica até o Renascimento, aonde predominava a preocupação em definir a essência da Linguagem. Durante o século XVII, a tese era marcada pelo racionalismo e uma busca da Língua ideal. No século XVIII, ocorre uma prevalência na teoria e descrição, contradizendo o século XIX, o qual compara a história com a linguagem. E no século XX, acontece a retomada da teoria e descrição. Contudo, atualmente esta é uma ciência ampla que atua em outros diversos campos de estudo.

        Entretanto, a autora ressalta a diferença entre a ciência da Língua e a da Linguagem. E complementa elencando a linguagem como uma faculdade humana, inata e universal do homem, e Língua como algo particular e variável. Segundo Saussure, a linguagem é algo vivo e, que não há necessidade de estudar toda a história para saber como a Língua está. Ele defende que há o aspecto cultural e social na Língua e, para ele, Língua e fala não se separam, pois as duas estabelecem uma relação entre elas mesmas e são dependentes uma da outra.

        Saussure também é destacado pela autora quando ela fala do signo, a relação que ele faz é que as sílabas são impressões acústicas percebidas pelos ouvidos, mas que não existiram sem os órgãos vocais. E o som nada mais é do que um instrumento do pensamento. O signo é um dos conceitos da linguagem, aonde ele une o significado ao significante, ou seja, ele agrega o conceito a uma representação virtual.

        A autora indica uma relação feita por Saussure entre sintagma e paradigma. Para ele, toda a frase é uma sequência de signos e cada um é importante para dar o significado completo da mesma.

        Araujo concorda com teórico Benvenieste, quando ele conclui que Saussure afirma que o estudo da Linguagem independe de aspectos históricos e funciona em virtude da natureza simbólica. Não há algo lógico como objeto de estudo, mas sim algo abstrato e de generalização.

        Para finalizar, a autora conclui a importância que a metodologia tem quando vai se estudar um objeto. Pois cada um cria a sua própria teoria e tem sua posição a respeito da linguagem. Ela afirma, que conseguimos entender hoje melhor esse aspecto pensante do ser humano através dos estudos Linguísticos e deixa a sua perspectiva de futuro, quando diz que o século XXI será o século da pesquisa voltado aos problemas subjetivos. Assim, o processo de interface é aprimorado para que cada área sirva de suporte para a outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com