TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguistica Textual (Aula Tema 1-4)

Trabalho Universitário: Linguistica Textual (Aula Tema 1-4). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  3.435 Visualizações

Página 1 de 3

AULA TEMA 01

1 - Apesar do próprio nome da disciplina já indicar o seu objeto de estudo, existe um grande diferencial da Linguística Textual em relação aos tradicionais exercícios de interpretação de texto em sala de aula. Esse diferencial consiste em abordar o texto a partir dos:

R = processos de constituição e funcionamento dos textos, considerados uma forma de interação verbal e social.

2 – A Linguística Textual, em seu histórico, percorreu três fases distintas. Na análise transfrástica, foi privilegiado____________, já na gramática textual a ênfase era em um_________________, que permitia aos falantes de uma língua reconhecer textos bem formados, isto é, a_____________. Enquanto, na teoria do texto o enfoque é__________________ do texto.

R = relação entre as frases, sistema de regras internalizado, competência textual, nos processos de funcionamento e compreensão.

3 - Em relação à teoria do texto, é correto afirmar:

R = II e IV.

4 - A gramática textual postula que existe um sistema de regras internalizado responsável pela capacidade do falante em produzir e reconhecer um texto bem ou mal formado.

R = Competência textual e gramática gerativa.

5 – A análise transfrástica foi uma das primeiras fases da Linguística Textual. A abordagem desse tipo de análise privilegiava as relações entre os elementos mínimos das frases. Dessa forma, é correto afirmar que na análise transfrástica parte-se de uma unidade menor para uma unidade maior, ou seja:

R = da frase para o texto.

6 - Qual foi a principal contribuição que a chamada virada pragmática nos estudos linguísticos proporcionou ao campo de estudos da Linguística Textual?

R = A mudança de uma abordagem formal dos fenômenos linguísticos para um enfoque que considera uso concreto da linguagem em situações cotidianas.

AULA TEMA 02

1 - Segundo Beaugrande (1997:10), na perspectiva da Linguística Textual, o texto é um evento comunicativo em que convergem ações:

R = linguísticas, sociais e cognitivas.

2 - Príncipe Harry está decepcionado consigo mesmo, diz jornal

R = I e IV.

3 - Tal como falar, escrever é uma atividade necessariamente textual. Ninguém fala ou escreve por meio de palavras ou de frases justapostas aleatoriamente, desconectadas, soltas, sem unidade.

R = As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

4 - Frequentemente, é possível notar queixas sobre o processo de escrever. Conforme vimos nesta aula, esse fato ocorre em função:

R = da abordagem que busca avaliar somente os aspectos formais de um texto.

5 - Escrever é uma atividade________________, ou seja, os_________________ estão envolvidos no processo de_________________. Sem_____________ não é possível estabelecer_________________ por meio dos textos.

R = cooperativa, interlocutores, construção conjunta dos sentidos, cooperatividade, interação.

6 - Quais enunciados explicam a intertextualidade no processo de escrever?

R = II, V.

AULA TEMA 03

1 - Quais dos enunciados abaixo explicam a coesão textual?

R = II e V.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com