TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula-tema 07: Tipologia Textual: Os Textos Argumentativos - Respostas

Casos: Aula-tema 07: Tipologia Textual: Os Textos Argumentativos - Respostas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  2.041 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 07: Tipologia textual: os textos argumentativos – respostas

1 - Você já aprendeu a diferença entre tipo textual e gênero textual. Antes de responder às Questões 1 a 6, para relembrar, leia com atenção a distinção entre essas duas categorias:

Resposta correta: O Texto 1 apresenta, em sua maior parte, descrição objetiva de um ambiente específico da casa – o quarto –, e o Texto 2, apesar de ser um poema, apresenta descrições objetivas desse mesmo tipo de ambiente

2 – No início do texto dissertativo-argumentativo, deve-se apresentar, logo na introdução, a tese que irá ser defendida ou discutida no restante do texto. E isso pode ser feito usando-se estratégias como contextualização histórica, citação, exemplos, definição de conceitos etc (Releia páginas 3 e 4 do Resumo). Leia a introdução do artigo de opinião [1] abaixo, gênero comum em jornais e revistas, e preste atenção a que estratégia seu autor utiliza para construí-la.

Resposta correta: O autor apresenta sua tese de forma indireta, pois primeiro fornece dados numéricos e estatísticos, para depois colocar as ideias que irá defender sob a forma de questões.

3 – Brasil (Cazuza) ... A música de Cazuza faz uma crítica à obtenção de vantagens por meios ilícitos, cujos sistemas já existem e funcionam há muito tempo, principalmente no meio político. O narrador da música coloca-se como alguém que não se encaixou ou não foi encaixado nesse sistema, mas não cita o motivo. Já a música Aquarela do Brasil exalta a diversidade do povo e as riquezas culturais do país, principalmente sua música, dança.

Resposta correta: a primeira é narrativo-argumentativa e a segunda descritivo-narrativa.

4 - Texto 1: Nas proximidades deste pequeno vilarejo ...

Resposta correta: O Texto 1 e o Texto 3 são organizados de forma bastante semelhante por meio da narração, podendo ser encontrados em conto, romance e classificados.

5 -

Texto para as questões 5 e 6

Resposta correta: relatório, descritivo-argumentativo

6 - O autor de um texto escolhe um gênero textual para expressar suas ideias de acordo com a finalidade ou objetivo que deseja atingir. A finalidade principal do texto acima é:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com