TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguística

Tese: Linguística. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Tese  •  3.855 Palavras (16 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 16

UFMA: Universidade Federal do Maranhão

CCH: Centro de Ciências Humanas

Curso de Letras – 1° período

O que é Linguística

São Luís – MA

2013

Aluna: Rayanna Mendonça Martins Beckman

O que é Linguística

Resumo apresentado à Graduação de Letras

da Universidade Federal do Maranhão para a

obtenção da nota cobrada pela matéria de

Linguística.

São Luís – MA

2013

"A Linguística contribui significativamente para a formação em linguagem dos profissionais que, de alguma forma, estão ligados à Educação."

UNIP

Sumário

Introdução ----------------------------------- Página 5

O que é Linguística? ----------------------------------- Página 6

A história da Linguística ----------------------------------- Página 6

Estruturalismo (Saussure) ----------------------------------- Página 10

Gerativismo (Chomsky) ----------------------------------- Página 11

Conclusão ----------------------------------- Página 12

Referências Bibliográficas ----------------------------------- Página 13

Introdução

Neste trabalho será abordado, em termos específicos, o que é a Linguística, mais concretamente sua finalidade, quando surgiu, os principais pontos e enfatizar o Estruturalismo e o Gerativismo que constitui a história dos Linguistas Saussure e Chomsky. O objetivo deste trabalho é mostrar como a Linguística cumpre importante papel na sociedade, já que difunde conhecimentos e descobertas da linguagem que permitem ao homem entender melhor as mudanças provenientes do seu processo de evolução dentro da história da humanidade.

5

O que é Linguística?

Linguística é a área de estudo científico da Linguagem. É considerado linguista o cientista que se dedica aos estudos a respeito da língua, fala e linguagem. A pesquisa linguística é feita por filósofos e cientistas da linguagem que se preocupam em investigar quais são os desdobramentos e nuances envolvido na linguagem humana.

A linguagem é uma das principais formas que o homem encontrou para expressar os pensamentos, os sentimentos e , como forma de dominar o mundo em que vive, a transformou em um instrumento de comunicação.

É através da linguagem que foi possível formar conjunto de frases e série de palavras que em determinado local, contexto histórico e social são usado pelos seres humanos para que aconteça a comunicação. Logo,  a linguística explora esse universo de comunicação e suas transformações para identificar os fenômenos que ocorrem  através dos tempos.

A história da Linguística

Inaugurada no começo do século XX, a linguística tem como objetivo classificar as línguas no mundo de acordo com suas aflições e descrever o seu desenvolvimento histórico. Todavia, o fascínio da linguagem exercida sobre o homem, vem ser de muito tempo, tanto que é notável através da literatura, da filosofia, da poesia, da religião e etc. O homem despertou a curiosidade sobre a linguagem no decorrer do tempo, através de mitos, cantos, estórias, rituais e até mesmo polêmicas mais antigas.

Na Grécia antiga, por exemplo, havia longas discussões dos pensadores, onde queriam saber se as palavras imitavam as coisas ou se o homem as inventava por pura convenção.

Através desse debate, para os pensadores, conclui-se que: se, de acordo com a ordem existente do mundo, a linguagem segue princípios que têm como referência as semelhanças e as diferenças.

6

Por parte dos antigos hindus, houve uma redescoberta do sânscrito, que era a língua sagrada da Índia antiga. Isso possibilitou, no século XIX, o aparecimento dos sofisticados estudos da linguagem. Apesar do interesse dos hindus pelo estudo da linguagem, serem por motivos religiosos, tais estudos eram rigorosos.

Na Idade Média, houve reflexões sobre a linguagem através dos Modistae, que tentaram elaborar uma teoria geral da linguagem, a partir da autonomia da Gramática em relação à Lógica, considerando três tipos de modalidades ( modus) : modus essendi ( de ser), o intelligendi ( de pensamento) e o significandi ( de siginificado).

No começo do século XX, a linguagem conseguiu se impor como ciência, com o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com