TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro de Antigone

Resenha: Livro de Antigone. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  Resenha  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

No livro Antígona, Sófocles conta a história dos filhos de Édipo, Polinice, Etéocles, Antígona e Ismênia. Polinice e Etéocles se enfrentam em uma batalha pela disputa do trono da cidade de Tebas onde um acaba matando ao outro. Quem acaba assumindo o trono é Creonte, irmão de Jocasta mulher de Édipo, aquele sendo o atual rei acaba impondo uma lei que proíbe o enterro de Polinice sob pena de morte a quem o contrariasse e manda enterrar honrosamente Etéocles. No entanto, Antígona acaba desobedecendo a lei de Creonte e decide enterrar seu irmão, indo em contra mão a lei imposta, Antigona não tem o mínimo de temor e de arrependimento, audaciosamente a personagem confessa o “crime” e não silencia diante das palavras do rei, nem mesmo da sua condenação. À sua desobediência era um ato contra o poder de Creonte, contra as leis do Estado, contra o próprio direito soberano.

Por seu ato de desobediência Antígona recebe como punição, por tal infração, ser trancada em um túmulo até sua morte, mas ela suicida-se. No final da tragédia outros personagens acabam também tirando a própria vida.

Na obra Sófocles retrata o papel da mulher que na época era um ser submisso sem papel de grande importância na sociedade, um exemplo disso foi Ismênia que baixou a cabeça diante as imposições do Estado, ao contrario de sua irmã Antígona que enfrentou o Estado. Nela também é retratada o Direito Natural e o Direito Positivo. Antígona ao desejar o enterro do irmão com todos as cerimônias dignas trata a questão do Direito Natural que é aquele constitue a natureza humana imutável independente das condições a qual se encontra. Já Creonte, usa do Direito Positivo para exercer seu poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com