TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Língua Portuguesa

Artigo: Língua Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  9.428 Palavras (38 Páginas)  •  1.213 Visualizações

Página 1 de 38

LETRAS E SUAS LITERATURAS

RELATÓRIO FINAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

ESTAGIÁRIA

LUCIENE SOUZA DA SILVA

(CGU 98154310)

ARIPUANÃ

SETEMBRO DE 2011

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

(ENSINO A DISTÂNCIA)

LETRAS E SUAS LITERATURAS

RELATÓRIO FINAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

NOTA RELATÓRIO: 4.3

NOTA EXTENSÃO: 1.3

ESTAGIÁRIA

LUCIENE SOUZA DA SILVA

(CGU 98154310)

ARIPUANÃ

SETEMBRO DE 2011

SUMÁRIO

1. RESUMO....................................................................................................04

2. INTRODUÇÃO..........................................................................................05

3. DESCRIÇÃO DOS MÉTODOS DE ENTREVISTAS, OBSERVAÇÃO, PLANEJAMENTO E ENSINO..................................................................06

4. RELEVÂNCIA DE SE UTILIZAR UMA METODOLOGIA DE ENSINO......................................................................................................07

5. FORMA DE IMPLEMENTAÇÃO E ADEQUAÇÕES NECESSÁRIAS.08

6. DESCRIÇÃO DAS ENTREVISTAS COM DIRETOR, COORDENADORA E PROFESSORA TITULAR...................................09

6.1 DIRETOR E COORDENADORA.......................................................09

6.2 PROFESSORA TITULAR...................................................................10

7. DESCRIÇÃO DAS CARACTERISTICAS DA ESCOLA........................11

7.1 ESCOLA...............................................................................................11

7.2 SALA DE AULA..................................................................................12

7.3 TURMA.................................................................................................12

8. PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA...................................................13

9. DESCRIÇÃO DO PLANEJAMENTO DAS AULAS...............................14

10. RELATO DA APLICAÇÃO DO MÉTODO.............................................28

11. ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO MÉTODO............................................31

12. CONCLUSÃO............................................................................................31

RESUMO

O trabalho realizado durante o período de estágio abrangeu as teorias da gramática e da interpretação de textos no ensino da língua portuguesa como fonte de aprendizado e aplicabilidade da teoria com a prática.

As disciplinas foram: Pesquisa e Prática Docente; Didática, Pesquisa, leitura e interpretação, com intuito de agregar conhecimento e assim contribuir para a superação das dificuldades no ensino.

A prática é de grande importância para que possamos ter consciência da realidade dos alunos e professores das escolas, quando observamos adquirimos experiência, quando questionamos, sanamos dúvidas antes mesmo de nossa própria prática. As monitorias em realidades diversas como vem sendo efetivado, é de grande riqueza cultural para um futuro profissional principalmente na área da educação, já que a contemporaneidade exige do educador não só uma formação alicerçada em conhecimentos tradicionais, mas também uma formação cultural e comprometida com as questões sociais que atingem o ser humano em sua totalidade.

Portanto o presente trabalho visa fortalecer a relação entre teoria e prática, baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos, na vida acadêmica, profissional, pessoal e social.

04

INTRODUÇÃO

Neste estágio tivemos por objetivo demonstrar nossos conhecimentos até aqui adquiridos, por meio de observação, planejamento e desempenho em sala de aula com aptidões necessárias e exigidas ao exercício da profissão, demonstrando em situações práticas nossas competências e habilidades na hora da regência como: domínio de conteúdo, interesse, disponibilidade, criatividade e domínio de sala.

A contemporaneidade exige do educador um conhecimento ou até mesmo um reconhecimento do desenvolvimento da pratica em sala de aula. Baseado nisto e movidos pelo desejo de promover um aprendizado significativo, colocamos em prática o que acreditamos ser a melhor maneira de ensinar e aprender, através de brincadeiras, atividades, situações problemas e trabalhos em grupos como forma de desafio que certamente irá despertar nos alunos o interesse e a vontade de ampliar os conhecimentos.

A prática docente no Curso de Letras é de suma importância, pois as conversas, os trabalhos, a elaboração do planejamento em conjunto com um professor titular nos desperta um desejo de solidariedade como incentivo a troca de conhecimentos e experiências vividas. Partindo da idéia que o crescimento, a experiência e a cidadania são conquistadas pelo envolvimento nas questões sociais, o estágio supervisionado é o interacionismo que focaliza o individuo como ser ativo e que devem agir em busca de conhecimento, aperfeiçoamento e envolvimento nas questões sociais, culturais e históricas.

Este estágio teve por finalidade sanar dúvidas, agregar experiências e estabelecer contato direto com a realidade sociocultural da escola, desenvolver a autoconfiança e o autocontrole, favorecendo desta forma o desempenho coerente com as necessidades do currículo escolar, bem como adquirir competências e habilidades a prática docente através da união de teoria e prática.

O Estágio descrito neste relatório realizou-se na Escola Estadual São Francisco de Assis. Localizada no município Aripuanã/MT no período de 01/09/2011 a 30/09/2011 em período vespertino e noturno em sala do Ensino Fundamental com a finalidade de aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos no Curso de Letras da ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) Foram realizadas caracterização da Escola, entrevista com equipe diretiva, entrevista com a professora titular, atividades de observação da rotina escolar, participação e colaboração em atividades da prática diária junto com a professora titular e regência conforme exigências do curso. Apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento. E apresentação do projeto de extensão.

05

DESCRISSÃO DOS MÉTODOS DE ENTREVISTA, OBSERVAÇÃO, PLANEJAMENTO E ENSINO.

Os métodos utilizados pela estagiária para a realização das entrevistas, observação, planejamento e ensino foram baseados nos principais pontos de questionamento da EAD, contexto social do aluno e na consciência de ser cidadão.

As entrevistas foram realizadas no espaço físico da Escola através de perguntas e respostas conforme formulários dispostos aos acadêmicos nos anexos da etapa um da plataforma net aula. Os integrantes entrevistados foram o diretor Sr Valmir Faoro junto com uma das integrantes da equipe diretiva a Sr Claudemíria Vaz de Morais Ferreira e com a professora titular, a Sr Gisele Aparecida Ferreira Oliveira.

A caracterização e observação aconteceram de forma coerente. A estagiária visitou toda a estrutura da escola acompanhada do integrante da equipe diretiva, e em sala de aula acompanhou por 10 (dez) aulas todo o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, bem como suas dificuldades, seus anseios e suas dúvidas, também observou como a professora trabalha, e com quais métodos ela consegue explanar os conteúdos aos alunos e de como é construída a relação entre professor e aluno.

O planejamento das aulas em questão foi estruturado a partir do planejamento da professora titular, ele seguiu os conteúdos da grade curricular, mas com exercícios e metodologia da estagiária. As atividades foram baseadas em livros didáticos da escola e pesquisas na internet. O planejamento e as atividades feitas pela estagiária foram passadas por análise e aprovação da equipe diretiva e da professora titular e após a aprovação é que foram aplicadas em sala.

O ensino em sala foi transformador, já que a turma em questão são alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), e optavam por aulas tradicionais e aprisionadas ao livro do projeto EJA, estavam alienados aos exercícios do livro e se negavam à abertura de novas metodologias, pois são pessoas adultas que ficaram um longo período fora da escola e hoje por oportunidades ou necessidades voltaram a estudar, mas não aceitavam aulas com recursos tecnológicos, nem aula extraclasse. Preferindo aulas formais como o acompanhamento dos exercícios do livro, são alunos dedicados, participativos, interessados, porém com muitas dificuldades em relação ao ensino da língua, já que trazem consigo uma consciência crítica a respeito de seu meio e também da sociedade e suas origens.

A estagiária aplicou em sala textos diversos e buscou provocar nos alunos questionamentos e discussões, foram aulas interativas e os alunos perceberam que contextualizar torna as aulas mais abrangentes e inovadoras, já que cada um interpreta de maneira própria os acontecimentos e compartilhar estas interpretações torna o conhecimento mais profundo e interessante.

06

RELEVÂNCIA DE SE UTILIZAR UMA METODOLOGIA DE ENSINO

As metodologias de ensino a serem aplicadas em sala devem considerar como requisito o contexto sociocultural dos alunos. Para se construir um sentido significativo na aprendizagem o educador deve considerar o conhecimento prévio trazido pelo aluno, sua estrutura familiar e social. Para assim montar uma estrutura lógica e seqüencial dos conteúdos que buscam uma formação voltada para a cidadania.

Hoje o professor não é mais o centro do ensino, as aulas precisam ser dinâmicas, movimentadas e criativas, por isso a estagiária procurou uma metodologia com a qual os alunos participam, pesquisa, questiona, discute problemas sociais, pensa e desenvolvem uma capacidade senso crítica capaz de mudar sua realidade e seus conceitos.

A educação assim toma outros rumos e aos poucos os alunos em questão já não se calam mais diante dos acontecimentos. Com a criação de estratégias e atividades o professor pode despertar nos alunos a vontade de ouvir, de falar e de agir conforme suas necessidades.

Na língua Portuguesa não é diferente, a estagiária defende que o professor que admite uma aula puramente tradicional encontra alunos desatentos ou até mesmo desinteressados. O que se busca são técnicas e recursos que contextualizam os conteúdos e conduzem os alunos a novos questionamentos através de metodologias agradáveis, interativas, dinâmicas e movimentadas onde o professor orienta e os alunos fazem, é uma continua interação entre mundo exterior e sala de alua, onde esta se transforma em um local de conhecimento e cultura. Assim se constrói um processo de ensino e aprendizagem.

Como puderam ser observados, muitos são os procedimentos passíveis de serem usados para explorar a criatividade dos alunos, sem a necessidade de recorrer aos métodos tradicionais. Baseado nisto é que a metodologia deve ser mediadora entre o professor, os alunos e os contextos sociais em que eles se encontram inseridos.

07

FORMA DE IMPLEMENTAÇÃO E ADEQUAÇÕES NECESÁRIAS

O que é essencial para a execução de uma metodologia de ensino?

Mais uma vez é a escola e os professores que devem ter essa sensibilidade de perceber o que é melhor para seus alunos, sempre considerando as necessidades e possibilidades de cada um em questão como:

• O desenvolvimento do educando;

• A estrutura familiar e a formação cidadã e seu contexto social;

• A instrumentalização para o trabalho, bem como quais ferramentas irá usar como fonte de pesquisa;

• Grau de desenvolvimento de cada aluno.

O que significa ter uma exigência maior em termos de consciência, ou seja, uma visão critica e responsável para investir no crescimento do aluno à medida que este conquista a autonomia necessária ao desenvolvimento desejado.

As adequações exigidas e necessárias são a respeito de como ensinar, considerando o desejo de promover pessoas formadoras de opinião, criticas e reflexivas e com competências e habilidades para trabalhar em equipes.

O processo de ensino-aprendizagem com todos aqueles que nele se encontram envolvidos não pode ficar imune aos questionamentos da ordem social por isso pensar na educação, no contexto de nossa realidade é estarmos em contato com séries de contradições, mas ao mesmo tempo solicitam mudanças que nos possibilitam construir uma educação mais democrática que fortalece os direitos dos indivíduos e prioriza a realidade social vivenciada como parte do ensino.

Portanto hoje a educação precisa ser uma corrente entre família, escola e sociedade que juntas dão continuidade as relações de ensino e aprendizagem, cabe aqui refletir sobre a postura pessoal do EU educador que não pode ficar preso aos seus modelos educacionais dogmáticos e ultrapassado, a sala de aula não pode ser uma caverna que aprisiona, e sim o espaço onde se haja luz de conhecimento, pois a escola que sonhamos é aquela em que os alunos estão profundamente interessados em aprender e para isso formem um espírito de solidariedade efetivo e positivo.

08

DESCRISSÃO DAS ENTREVISTAS COM DIRETOR, COORDENADORA E PROFESSORA TITULAR

 DIRETOR E COORDENADORA

1. A escola possui Projeto Pedagógico?

Sim

2. Como foi elaborado o Projeto Pedagógico?

Com a colaboração dos alunos, dos professores, dos funcionários, dos pais, do Conselho Deliberativo, enfim toda a comunidade escolar.

3. Qual a filosofia da escola?

Educar hoje para não punir amanhã.

4. O Conselho de Classe da Escola acontece de maneira:

Participativa, com reuniões a cada bimestre entre professores, integrantes da equipe Diretiva, pais, funcionários e alunos. Os conselhos são realizados de sala em sala durante a última semana de cada bimestre.

5. Há preparo prévio dos integrantes do Conselho de Classe?

Sim, tanto os alunos quanto os demais integrantes são avisados com antecedência, através da coordenação, para a data em que irá acontecer o conselho. Onde são cobrados dos alunos comportamento, entrega de trabalhos, e dos professores provas, atividades extraclasses e relatórios.

6. Que medidas são tomadas pela Direção da Escola em termos de ensino e aprendizagem, a partir dos resultados apresentados no Conselho de Classe?

Com relação a comportamento, indisciplina ou dificuldades de aprendizagem, a coordenação convoca os pais ou responsáveis para uma reunião, para que assim, os mesmos fiquem cientes do que esta acontecendo com o filho na escola e para que ajudem a tomar as providencias cabível a cada caso.

7. Quais os índices de evasão e repetência da Escola?

Ate o presente momento (final do terceiro bimestre), o maior índice de invasão acontece no período noturno, pelo fato de trabalharem durante o dia, e estarem cansados, perdendo então a motivação para os estudos, mas isso ainda acontece com um percentual de 10% a 12% do total dos alunos do período. Com relação à repetência, só acontece no Ensino Médio, pois com o ciclo, os alunos estão de acordo com fase/idade, e ainda não temos a relação exata, pois não fechamos o terceiro bimestre. 09

8. Em quais séries/turmas há maior incidência de evasão e repetência? O que é feito a esse respeito?

Ensino Médio no período noturno. A coordenação, juntamente com a direção conversa com os professores para juntos encontrarem métodos de tornar as aulas um pouco mais atrativas, para que assim chamem mais a atenção dos alunos e, por conseguinte diminuir o índice de evasão.

9. Os professores elaboram planos de estudo? Quais as dificuldades apresentadas na elaboração e operacionalização?

Sim, E a maior dificuldade encontrada é na interdisciplinaridade, pois alguns conteúdos são mais complexos para trabalhar em outras disciplinas.

10. A escola trabalha com projetos de ensino? É dado destaque ao trabalho interdisciplinar? Como é feito?

A Escola trabalha com projetos sim. Também é dado destaque ao trabalho interdisciplinar, como citado acima, e é desenvolvido por área.

11. São proporcionados aos professores cursos de capacitação? Em caso positivo, por que, e como são escolhidos os temas de estudo? Quando acontecem e qual a periodicidade?

Sim. São oferecidos pala Secretaria de Educação do Município e outros como “Sala do Educador”, com uma carga horária de 80 horas, nos quais os temas a serem trabalhados e estudados pelos professores e funcionários são escolhidos por eles mesmos, numa reunião prévia, acontecendo num período de quinze em quinze dias.

12. Descreva outros aspectos relevantes. Por exemplo:

A biblioteca funciona doze horas diárias, ficando a disposição dos alunos e professores três horas por período;

O laboratório de informática fica a disposição dos professores e alunos no mesmo total de horas semanais em que os mesmos estão na instituição, quatro horas por período matutino, vespertino e quatro horas também no período noturno, sempre a disposição para aulas agendadas com antecedência.

As aulas de Educação Física funcionam com as outras disciplinas, com a carga horária exigida pela SEDUC.

Os alunos têm vinte minutos de intervalo e as atividades extraclasses são avisadas com antecedência à coordenação, para que possamos providenciar o pedido de autorização para os alunos, mas cada professor tem no seu planejamento.

10

 PROFESSORA TITULAR

1. Quais as dificuldades apresentadas pelos seus alunos em relação à disciplina?

Leitura, ortografia e principalmente interpretação de textos de todos os gêneros, mas em especial quando se trata de assuntos atuais ligados a internet ou as redes sociais. Isso acontece pelo fato dos alunos em questão terem ficado muito tempos afastados da escola e também acreditam que internet é coisa de adolescente.

2. Como são resolvidos os problemas de indisciplina em sala de aula?

Não há indisciplina na sala, todos se respeitam e tem os mesmos objetivos que é estudar.

3. As reivindicações dos alunos são consideradas em sala de aula?

Sim, pois todos os alunos já são adultos e responsáveis pelo que reivindicam.

4. Os alunos realizam tarefas fora da sala de aula? Quais?

Não, mas por escolha dos próprios alunos, que se justificam através do cansaço adquirido durante o dia de trabalho.

5. Utiliza técnicas variadas em sua metodologia de trabalho? Quais?

Sim, computadores e internet quando os alunos assim decidem filmes quando a professora tem a oportunidade de mostrar aos alunos temas interessante.

6. A escola dispõe de recursos multimídia (aparelhos audiovisuais, computadores, etc.)?

Sim temos a disposição os seguintes aparelhos: (computadores, notebooks, televisão, DVD, microfones, data show, caixas de som, etc.).

7. Quais os conteúdos que a aluna estagiária deve desenvolver?

Interpretação de textos.

OBS: Os alunos desta turma Segundo Seguimento EJA são todos adultos e estes ficaram longos períodos afastados da Escola, por isso os métodos de ensino com eles precisam ser claro e de fácil entendimento, levando sempre em conta a linguagem a ser aplicada e de que maneira ela será explicada.

11

DESCRIÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA

1- Escola

A Escola Estadual São Francisco de Assis, esta localizada na Rua Comendador Manoel Pedro de Oliveira, nº 121, Centro de Aripuanã/MT.

Sua estrutura é ampla e bem distribuída em uma área total de 7.200m². Com 2.864,30m² de construção subdividida em 18 (dezoito) salas de aula, 01 (uma) sala destinada a Direção, outra a coordenação, 01 (uma) para a secretaria e 01 (uma) para os professores (todas as salas são grandes, arejadas e bem equipadas para o conforto de seus ocupantes), na escola também há 01 (uma) sala de informática com 27 (vinte e sete) computadores e outros recursos áudio- visual como televisão, DVD, data show, microfones, notebook. 01 (uma) biblioteca com aproximadamente 1300(um mil e trezentos) livros, 02 (dois) banheiros (um masculino e um feminino) ambos com 05 (cinco) repartições internas, 01 (uma) cozinha pequena, porem limpa e bem organizada, 01 (uma) cantina e entre as duas um pavilhão amplo e arejado com mesas e cadeiras fixas nas mesmas onde os alunos fazem suas refeições em intervalos que duram 20 minutos, há também um pátio grande destinado aos alunos e professores estacionarem motos e bicicletas, e por fim uma quadra coberta e em uma de suas extremidades há uma arquibancada para maior comodidade dos alunos.

A Escola foi reformada recentemente e toda a sua estrutura esta funcionado perfeitamente, a Escola é limpa e bem organizada e sempre foi ponto de referência para realização de acontecimentos importantes como recentemente foi realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Ao todo a Escola conta com 85 (oitenta e cinco) funcionários, e no momento o número de alunos que freqüentam regularmente as aulas soma 1.310 (um mil trezentos e dez) que são atendidos em três períodos (matutino vespertino e noturno).

A concepção de Educação da Escola adota o tema “Educar hoje para não punir amanhã” tem como propósito colocar a criança em contato diário com as ciências sociais, exatas, naturais, as línguas e as artes. Elaborar situações que provoquem a reflexão. Construir uma percepção segura do mundo, explorando as melhores oportunidades de estímulo para cada fase intelectual.

A criança, o adolescente e os adultos encontram um ambiente sadio, onde a cooperação, afetividade, estímulo constante, crescimento emocional e a participação das famílias permeiam todo o aprendizado vivenciado cada dia de forma completa e agradável, repleta de atividades em um ambiente educativo e seguro. Valorizando a afetividade, a auto-estima e as relações pessoais:

Base de todo o processo ensino e aprendizagem, os alunos merecem uma atenção especial e acompanhamento personalizado por parte dos educadores Mais cooperação, menos competição.

12

2- Salas de aula

As salas são grandes e arejadas com boa iluminação, boa ventilação por possuírem 02 (duas) janelas e 02 (dois) ventiladores e um quadro negro para oferecer mais conforto aos alunos, e cada sala contém em media 30 (trinta) carteiras, o suficiente para atender a demanda de alunos matriculados e que freqüentam as aulas assiduamente. Tudo isso transforma a sala em um espaço propício a aprendizagem, pois é silenciosa e agradável. Em cada sala no lado esquerdo do quadro há sempre uma frase de incentivo aos alunos, frase esta deixada sempre pela equipe diretiva. Há também na escola um mural para a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

3- Turma

A turma em questão (segundo Seguimento EJA 8ªB) mantém uma bonita relação de amizade e respeito com a professora e isso facilita no processo ensino-aprendizagem, já que os alunos atendem a todas as solicitações propostas pela professora e de forma participativa (perguntas e respostas) demonstram seu interesse em relação ao conteúdo.

Enfim os alunos são todos atenciosos, participativos, interessados e assíduos.

OBS: A Escola ao todo atende todas as classes sociais, entre alunos urbanos e rurais para isso conta com transporte escolar nos três períodos, uma parceria do Governo Estadual com a esfera municipal, no período diurno é atendida pelo transporte escolar alunos das fazendas e sítios mais distantes da cidade e no período noturno são tendidos os alunos da EJA e também os moradores das chácaras e dos bairros mais afastados do Centro da Cidade.

13

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

No momento do planejamento de como ensinar a disciplina a estagiária observou determinados itens a serem seguidos como:

*Escolha do tema, e baseado nele todo o planejamento foi elaborado, com pesquisas realizadas no período de observação;

*Definição dos objetivos e quais competências que deveriam ser desenvolvidas com os alunos;

*Pesquisa de material adequado ao contexto dos alunos em questão;

*Estratégias de como aplicar as atividades que juntas com o material escolhido, contribuíssem para o alcance dos objetivos propostos.

Assim tanto as estratégias quanto as atividades que iriam ser trabalhadas foram elaboradas de acordo com a realidade dos alunos, ou seja, seu contexto social para que os mesmos sentissem se motivados durante as aulas, pois o universo dos educando são predominantemente caracterizado pela diferença de interesse, união de objetivos, bagagem cultural e dificuldades de aprendizagem. Para isso foi necessário uma metodologia simples, pois toda a classe é composta por pessoas adultas que trabalha em serviços braçais e pesados e não apresentam muito fascínio ou interesse em aulas expostas de forma tecnológica como o uso de computadores, internet, etc.

Assim todas as aulas foram baseadas em conteúdos simples do dia a dia de cada aluno como livro texto, explicação com exemplos e exercícios claros e objetivos que abordam temas de sua realidade, o que significa dizer, nesse contexto, que o grau de dificuldade e aprofundamento dos temas escolhidos para o estudo teve que ser coerente com o grau de dificuldade dos alunos, conforme foi percebido no período de observação feito pela estagiária, mas não podemos considerar isso como um atraso no ensino, e sim um modo articulado e inteligente de transmitir conhecimento, confiança e assim produzir um aprendizado continuo valorizando a interação professor-aluno-conhecimento como fonte de aprendizagem.

Ensinar Língua Portuguesa é promover um processo comunicativo, tanto oral quanto escrito é estabelecer uma interação entre emissor e receptor, uma troca interpessoal de informações imprescindível ao convívio social que só pode ser atingida através de uma pratica constante e de permanente intercâmbio de experiências.

14

DESCRIÇÃO DO PLANEJAMENTO DAS AULAS E EXERCÍCIOS

Escola: Escola Estadual São Francisco de Assis

Professora titular: Gisele Aparecida Ferreira Oliveira

Estagiária: Luciene Souza da Silva (CGU 98154310)

Turma: Segundo Seguimento EJA 8ª B Noturno. Disciplina: Língua Portuguesa.

Tempo Utilizado: 6 (seis) aulas “sexta 09/09/2011; segunda 12/09/2011; quarta 14/09/2011”.

APRESENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO

ORAÇÕES COORDENADAS

Objetivo Geral

• Proporcionar aos alunos a capacidade de identificar e reconhecer as conjunções e seus valores semânticos.

Objetivos específicos

• Esclarecer aos alunos como as orações se constituem e como se organizam;

• Mostrar que as orações coordenadas dividem-se em sindéticas e assindéticas demonstrando sua importância na escrita e de como identificá-las.

Conteúdos

• Orações coordenadas;

• Classificação das orações em sindética e assindética.

Metodologia

• Definição do conteúdo em lousa;

• Leitura e explicação do tema pela Estagiaria;

• Atividades para melhor fixação do tema;

• Correção com participação dos alunos;

• Exercícios para avaliação de assimilação do conteúdo pelos alunos.

Avaliação

• Observar o interesse e a participação de cada aluno em sala;

• Exercícios desenvolvidos em sala sem consulta.

15

ORAÇÕES COORDENADAS (09/09/2011) DUAS AULAS

As orações coordenadas são orações independentes sintaticamente, ou seja, não há qualquer relação sintática entre elas. E se classificam em dois tipos:

• Orações coordenadas assindéticas; São aquelas que não possuem conjunções. Ex: Eu pensei em mim, eu pensei em ti, eu chorei por nós.

• Orações coordenadas sindéticas; São aquelas que possuem conjunções e se classificam em;

Aditivas: Exprime uma reação de soma, adição (e, nem, também, mas e ainda).

Ex: Saiu e entrou.

Adversativas: Exprime uma idéia contraria da outra oração, ou seja, oposição (mas, porém, todavia, no entanto, entretanto, contudo).

Ex: Estudou muito, mas não tirou boas notas.

Alternativa: exprime escolha (ou, ou... ora, ora...).

Ex: Ora estudo ora assisto televisão.

Conclusiva: exprime uma conclusão (logo, portanto, por isso, pois, por conseguinte...). A conjunção “pois” só será conclusiva quando estiver após o verbo ou entre vírgulas.

Ex: Até aqui, estudamos muito, por conseguinte aprendemos tudo.

Explicativa: Exprime uma explicação (porque, que, porquanto, pois...).

A conjunção “pois” será explicativo se vir antes do verbo.

Ex: Parabenize-a, pois ela aprendeu tudo.

ATIVIDADES

1. Classifique as orações abaixo.

a) Raspou, achou, ganhou.

Oração coordenada assindética

b) Ou você estuda ou você trabalha.

Oração coordenada sindética alternativa

c) Saia cedo, pois o trânsito está intenso.

Oração coordenada sindética explicativa

d) Este garoto não estuda nem trabalha.

Oração coordenada sindética aditiva

e) Não saiu cedo, logo chegou atrasado.

16

Oração coordenada sindética conclusiva

f) Amanheceu, acordei, admirei os primeiros raios solares.

Oração coordenada assindética

g) Pedro e Antônio foram assistir ao jogo.

Oração coordenada sindética aditiva

(12/09/2011 DUAS AULAS)

2. Relacione as orações coordenadas por meio de conjunções.

a) Ouviu-se o som da bateria. Surgiram os primeiros foliões. (R= e)

b) Não durmo sem cobertor. A noite está fria. (R= pois)

c) Correu demais. Caiu. (R= por isso)

d) Ele caminhava apressado. Estava atrasado. (R= pois)

3. Reúna as três orações em um período usando as conjunções adequadas.

Os dias já eram quentes.

A água do mar ainda estava fria.

As praias permaneciam desertas. (R= mas, por isso)

4. Classifique as orações em sindéticas e assindéticas.

a) Eu pensei em mim, eu pensei em ti, eu chorei por nós. (Assindética)

b) Ou você fala com ele agora, ou espera que ele o chame. (Sindética)

c) O amor é sempre criança, nunca tem preocupações. (Assindética)

d) Os doidos inventam a moda, e o povo os seguem. (Sindética)

14/09/2011 DUAS AULAS

ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO

Orações coordenadas

1. Nos períodos abaixo, classifique as orações.

a) Saiu cedo e voltou tarde.

b) Ou você estuda ou você trabalha.

c) Saia cedo, pois o trânsito está intenso.

d) Saiu cedo, mas chegou tarde.

e) Não saiu cedo, logo chegou atrasado.

f) O árbitro não marcou pênalti, mas também expulsou o jogador.

g) O lago está na minha fazenda, por conseguinte me pertence.

17

h) O rapaz desapareceu, porque não o tenho visto por aqui.

i) Cheguei, lutei, venci.

Gabarito

a) O. C. S. Aditiva

b) O. C. S. Alternativa

c) O. C. S. Explicativa

d) O. C. S. Adversativa

e) O. C. S. Conclusiva

f) O. C. S. Aditiva

g) O. C. S. Conclusiva

h) O. C. S. Explicativa

i) O. C. Assindética

Escola: Escola Estadual São Francisco de Assis

Professora titular: Gisele Aparecida Ferreira Oliveira

Estagiária: Luciene Souza da Silva (CGU 98154310)

Turma: Segundo Seguimento EJA 8ª B Noturno. Disciplina: Língua Portuguesa.

Tempo utilizado: 12 (doze) aulas (Sexta 16/09/2011; Segunda 19/09/2011; Quarta 21/09/2011; Sexta 23/09/2011; Segunda 26/09/2011; Quarta 28/09/2011).

APRESENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO

INTERPRETAÇÃO DE VARIADOS TIPOS DE TEXTOS

Objetivo Geral

• Proporcionar aos alunos o contato direto com a realidade através da leitura e interpretações por meio de textos que relatam as situações socioculturais do momento, favorecendo assim a compreensão do contexto em que vivemos.

• Objetivos específicos

• Desenvolver a leitura, o raciocínio e o aperfeiçoamento do vocabulário;

• Despertar nos alunos interesse em decodificar e compreender textos, com intuito de provocar um pensamento crítico sobre temas da realidade e ajudá-los a assumir uma posição perante a sociedade;

• Socializar e compartilhar as experiências e as opiniões vivenciadas de cada aluno.

Conteúdo

18

Texto Teatral: “A Consulta” de Domingos Pellegrini. http://juniormax.com.br_portuguesirado/?p=387. (07/09/2011: 10; 35 h)

Gênero Textual: “Lista de Compras” Direitos do consumidor (cidadania) tema transversal.

Texto Poético: “A Carta” ANDRADE Carlos Drummond de. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar p. 349.

Metodologia

 A Consulta;

Leitura individual e silenciosa;

Leitura expressiva de forma teatral feita pelos alunos com auxilio da estagiária;

Compreensão e interpretação de forma oral comparando as situações vividas no texto com a realidade atual;

Exercícios sobre o referido assunto e correção com comparação de respostas para estimular a participação dos alunos;

 Lista de compras e rótulos;

A metodologia deste texto está no planejamento do anexo 7.

Dicionários e pesquisas na internet.

 Carta;

Distribuir cópias do texto aos alunos, junto ao texto um questionário com os exercícios propostos.

Avaliação

Através da identificação e participação dos alunos, bem como seu envolvimento;

Observação no processo de leitura como interesse, compreensão e aprendizagem;

Avaliação através de um poema.

16/09/2011 (DUAS AULAS)

A CONSULTA

(Domingos Pellegrini)

1. Doutor: Bom dia. (Examina rapidamente a ficha de Coitado, que uma secretária trouxe) Coitado de Tal – confere seu Coitado?

2. Coitado: Sou eu mesmo, doutor. 3. Doutor: Quarenta e dois anos, casado, rua 1º de Maio – confere?

19

4. Coitado: Confere doutor, sou eu mesmo.

5. Doutor: Porque tem muito Coitado de Tal no fichário, pode confundir.

6. Coitado: Mas por falar em coitado, doutor, eu vim aqui por que…

7. Doutor: O senhor pode ficar à vontade. (Faz Coitado sentar ao lado de uma máquina registradora) Muito bem, vamos com isso – o que é que o senhor sente seu Coitado?

8. Coitado: Bom, doutor, eu sinto que estou morrendo.

9. Doutor: (Vai anotando na ficha) Muito bem, então o senhor sente que está morrendo. Todo dia, seu Coitado?

10. Coitado: Todo dia, doutor. Tem dia que eu acho até que já morri de tanta dor e fraqueza.

11. Doutor: (Anotando) Acha que já morreu, muito bem. O senhor precisa ver um médico da cabeça, seu Coitado, um psiquiatra. Vou dar o endereço de um para o senhor. (Aciona a manivela da caixa registradora, tira um cartão da gaveta) O senhor entregue a ele este cartão, diga que fui eu quem mandou.

12. Coitado: Muito obrigado, doutor – mas o senhor acha que o caso é na cabeça?

13. Doutor: Não se incomode seu Coitado, que o senhor já morreu. Mas me diga: e a urina?

14. Coitado: Pois é, doutor, a urina…

15. Doutor: Era o que eu pensava – vou indicar pro senhor um especialista em urina, um urologista. (Retira mais um cartão da registradora, entrega a Coitado) E as tonturas, seu Coitado?

16. Coitado: Que tontura, doutor? 17. Doutor: O senhor não disse que sente umas tonturas?

18. Coitado: Deve ter sido outro coitado, eu não, doutor.

19. Doutor: O senhor não deve esconder nada do médico, eu estou aqui para ajudar o senhor.

20. Coitado: Pois é, doutor, mas…

21. Doutor: Se o senhor me sonega alguma informação eu não posso estruturar o quadro clínico simplesmente porque foi solapada a anamnese, e o levantamento sindromático é base do quadro clínico. Toda a moderna medicina está pautada no relacionamento médico-paciente, entre os quais a confiança é fundamental.

20

22. Coitado: O senhor tem razão, doutor, eu… eu não sabia que estava tão ruim.

23. Doutor: Então só me responda sim ou não, por favor.

24. Coitado: Tá certo, doutor, mas é que com tanta pergunta eu fico até meio tonto…

25. Doutor: Ah! Que tipo de tontura, seu Coitado?

26. Coitado: O senhor quem sabe, ué, doutor.

27. Doutor: Não, não sei seu Coitado, isto requer um especialista – vou indicar para o senhor um ótimo neurologista. (Retira um cartão da registradora, entrega a Coitado) E o apetite vai bem?

28. Coitado: O meu, doutor? Nem me fale…

29. Doutor: Não vou falar nada mesmo, seu Coitado, quem vai falar é um especialista – vou indicar um ótimo apetitista para o senhor. (Outro cartão)

30. Coitado: Muito obrigado, doutor, mas o que eu sinto mesmo…

31. Doutor: Com um bom tratamento o senhor não vai sentir mais nada. (Rapidamente levanta a camisa de Coitado e lhe ausculta as costas com o estetoscópio) Respire fundo. (Entra a enfermeira)

32. Enfermeira: Telefone da clínica, doutor.

33. Doutor: (Transfere o estetoscópio para o peito de Coitado) O senhor segura isto aqui no peito, assim, e vai respirando fundo. (O doutor sai. Coitado fica segurando o estetoscópio no peito e respirando fundo. Depois de algum tempo, o doutor volta, retira o estetoscópio)

34. Doutor: Muito bem, seu Coitado. (Anota na ficha) Abra a boca e os olhos bem abertos. (Examina boca e olhos ao mesmo tempo) Deita. (Faz Coitado deitar rapidamente, lhe enfia o termômetro na boca, enquanto lhe apalpa a barriga e lhe dá pancadinhas com os dedos e marteladas nos joelhos) Sente alguma coisa, seu Coitado? Dói aqui? O que é que o senhor sente quando aperto aqui? E me diga uma coisa: o senhor bebe muito? 35. Coitado: Eu…

36. Doutor: Então o senhor controla a bebida, seu Coitado, controla para seu próprio bem. Pode levantar.

37. Enfermeira: (Entrando rapidamente de novo) Está chamando da clínica, doutor.

38. Doutor: Vou receitar uns medicamentos (vai escrevendo a receita), mas o senhor não deve deixar de seguir as outras orientações.

39. Coitado: Mas, doutor, eu queria saber…

21

40. Doutor: O senhor não se incomode que isso vai passar na vida tudo passa. O senhor volte aqui me trazendo um relatório de cada um dos especialistas que indiquei e mais resultados de raios-X e dos outros exames que eles pedirem, de sangue, de urina, de fezes, eletro encefalograma, etc.

41. Coitado: Mas até lá eu posso estar morto, doutor…! 42. Doutor: O senhor já morreu demais, seu Coitado.

ATIVIDADES

1. Que diferença há entre doutor e médico?

Doutor – aquele que se formou numa universidade e recebeu a mais alta graduação após haver defendido uma tese (doutorado).

Médico – aquele que estudou qualquer área da medicina e a exerce.

2. Nas frases abaixo foi usada a palavra “simpatia” com significados diferentes. Dê o significado da palavra usada em cada frase.

a) A simpatia dessa mulher me faz esquecer que ela é muito feia.

Atitude amável no trato com as pessoas, tendência instintiva de aceitação entre as pessoas.

b) Tomara que dê certo a simpatia que ela ensinou.

Ritual para prevenir ou curar enfermidades ou atrair objeto de desejo.

2. No texto teatral, há dois instrumentos médicos: estetoscópio e termômetro. Para serve cada um deles?

Estetoscópio – serve para ampliar e ouvir sons internos do corpo humano como batidas do coração e a entrada e saída do ar nos pulmões.

Termômetro – serve para medir a temperatura interno do corpo humano.

3. O paciente não entendeu a fala do médico (parágrafo 21) e supôs que, pelo palavreado, estivesse muito mal. Como você daria essa mesma explicação de modo que o paciente entendesse?

Empregaria linguagem menos técnica e mais acessível à compreensão do paciente.

19/09/2011 (DUAS AULAS)

5. A medicina atual é altamente especializada e, por isso, muita gente se atrapalha na escolha de médico. Complete as lacunas com a palavra correta da especialidade médica a que se refere à frase:

a) Eu tive uns problemas de urina e fui a um urologista

b) Minha prima teve umas complicações próprias de mulher e procurou um ginecologista

22

c) Meu sobrinho teve uns problemas nos pulmões e consultou um pneumologista*

d) Eu estou com uns problemas de vista. Vou ao oftalmologista

e) Estou com meu coração batendo muito depressa e sempre me dá falta de ar. Que você aconselha? Vá a um cardiologista

6. Podemos afirmar que o paciente procurou o médico tão logo percebeu sintomas de doença? Explique. Não. Porque o seu Coitado afirmou que sentia que estava morrendo e todo dia sentia dor e fraqueza, sinal que esses sintomas já aconteciam há algum tempo.

7. Dando ao paciente o nome de Coitado de Tal, o autor pretendeu:

a. ( ) demonstrar que as tentativas de cura fora da medicina maltratam as pessoas.

b. ( X ) fazê-lo representar qualquer pessoa, sem lhe atribuir individualidade.

c. ( ) evitar que o nome coincidisse com o de qualquer outra pessoa e a melindrasse.

d. ( ) deixar claro que todos os doentes são iguais e merecem tratamentos iguais.

8. Que especialistas o médico indicou ao paciente? (Um psiquiatra, um urologista, um neurologista, um apetitista.)

9. No Parágrafo 22, Coitado de Tal disse: “eu não sabia que estava tão ruim”. O que o fez pensar assim?A linguagem muito técnica usada pelo médico, a qual o paciente não entendia. A explicação muito longa e confusa levou o paciente a achar que estava muito doente.

10. A enfermeira interrompeu a consulta duas vezes para anunciar chamado da clínica. O modo de agir do médico nas duas ocasiões insinua que ele:

a. (X ) resolvia os casos de sua clínica por telefone, em horário de atendimento aos pacientes.

b. ( ) dava prioridade a quem o procurava pessoalmente.

c. ( ) considerava inoportunos os telefonemas da clínica.

11. A caixa registradora é um elemento estranho a um consultório médico. Por que o autor a incluiu no cenário? (Para indicar que a prioridade do médico era financeira e não a saúde dos pacientes.)

12. Em sua opinião, a medicina é um comércio ou apenas há médicos que fazem da medicina um comércio? Explique.

23

Apenas há médicos que transformam a profissão em um comércio sujo e injusto, no mundo ainda há médicos que trabalham por amor a profissão.

21/09/2011 (DUAS AULAS)

LISTA DE COMPRAS E RÓTULOS

Neste conteúdo poucas foram às anotações. Todo o conteúdo foi trabalhado oralmente e com decodificação de rótulos.

Primeiro e segundo momento:

Logo após a elaboração da lista, respondemos as seguintes questões.

1. Algo poderia ser mudado na lista: (Sim).

2. Todos os itens estão na ordem que facilitaria o trabalho na hora de ter acesso aos produtos? (Não)

3. Vocês acham que poderíamos organizar esses produtos na lista de forma diferente?Como? (Sim, ela poderia ser reorganizada por categorias).

4. Quais seriam estas categorias?

Alimentos, laticínios, açougue, limpeza, higiene, congelados e hortifruti.

23/09/2011 (DUAS AULAS)

Terceiro e quarto momento.

Após reorganizarem a lista e baseados na aula anterior, analisados os rótulos trazidos pelos alunos e respondemos.

1. Para que servem todos os escritos e desenhos dos rótulos?

Para informar a composição do produto, bem como, logomarca da empresa fabricante, nome do produto, peso, data de fabricação e validade.

2. Por que precisamos ler o que está escrito?

Para termos as informações exatas do produto que estamos adquirindo e também termos conhecimento de sua composição.

3. Para que serve o código de barras?

Serve como identificação do produto de forma a agilizar os processos de venda, controle de estoques e ver o preço do produto.

4. Qual a diferença entre light e diet?

Light: São produtos que surgiram para suprir as necessidades de uma parte da população preocupada com o bem-estar e controle do peso, pois possuem baixo ou nenhum valor energético ou nutricional.

Diet: São produtos isentos de determinados nutrientes (glúten, açúcar, sódio, colesterol ou gorduras), são desenvolvidos para atender grupos específicos como os diabéticos, ou pessoas que são alérgicas ao glúten (celíacos).

5. O que significa contem e não contem glúten. Essas informações são importantes? Por quê?

Significa que os produtos contêm ou não uma proteína, sempre presente no trigo e seus derivados.

24

Essa informação é de suma importância, pois dela depende a vida de muitas pessoas, as chamadas “Celíacas”. Baseado nisto em 1992 uma Lei obriga os fabricantes a especificar nas embalagens a presença ou não da proteína.

(Lei Governamental nº8. 543 de 23 de Dezembro de 1992).

26/09/2011 (DUAS AULAS)

Quinto momento

Construção e leitura dos textos produzidos sobre o consumo na atualidade.

28/09/2011 (DUAS AULAS)

AVALIAÇÃO

Carta

(Carlos Drummond de Andrade)

Há muito tempo, sim, que não te escrevo.

Ficaram velhas todas as noticias.

Eu mesmo envelheci: Olha, em relevo,

Estes sinais em mim, não das caricias

(tão leves) que fazias em meu rosto:

São golpes, são espinhos, são lembranças

Da vida a teu menino, que ao sol-posto

Perde a sabedoria das crianças.

A falta que me fazes não é tanto

À hora de dormir quando dizias

“Deus te abençoe”, e a noite abria em sonho.

È quando, ao despertar, eu revejo a um

Canto a noite acumulada de meus dias,

E sinto que estou vivo, e que não sonho.

Compreendendo o texto:

1. Por que, segundo o texto poético Carta ficou velha as noticias?

Porque já fazia algum tempo que o remetente da carta não escrevia.

2. O que significavam os sinais em relevo na face do poeta?

As rugas que já começam a aparecer no rosto do poeta.

3. Cada sinal que marca o rosto do poeta representa o quê?

Significa que o tempo passou e que o poeta está envelhecendo junto com suas lembranças.

4. O que significa a expressão ao sol-posto, encontrada no terceiro verso da segunda estrofe? Inicio da velhice.

5. Em sua opinião, as pessoas quando envelhecem perdem a sabedoria das crianças?

Perde a sabedoria das crianças porque a fase da inocência da lugar às preocupações próprias da idade mais madura.

25

6. A terceira estrofe sugere a quem o poeta escreve a carta. Em sua opinião, quem é esta pessoa? O poeta escreve a carta à sua mãe.

7. O que significa o verso “a noite acumulada de meus dias”?

Esse verso faz referencia à velhice, que é o acúmulo de muitos anos.

8. Com qual realidade o poeta se depara na última estrofe?

Que ainda está vivo e tudo o que escreve não é um sonho, pois condiz com a sua realidade.

9. A seu ver, a mensagem escrita pelo poeta chegará ao seu destino? Por quê?

Não chegara ao destino porque sua mãe já morreu.

10. Cada linha do poema é um verso. Quantos versos têm o texto poético?

Quatorze versos.

11. Cada conjunto de versos forma uma estrofe. Quantas estrofes há nessa poesia? Quatro estrofes.

Escola: Escola Estadual São Francisco de Assis

Professora titular: Gisele Aparecida Ferreira Oliveira

Estagiária: Luciene Souza da Silva (CGU 98154310)

Turma: Segundo Seguimento EJA 8ª B Noturno. Disciplina: Língua Portuguesa.

Tempo utilizado: 2 (duas) aulas Sexta 30/09/2011.

APRESENTAÇÃO PLANEJAMENTO DE DOCENCIA

CONCORDÂNCIA VERBAL

Objetivo Geral

Ampliar o conhecimento e habilidades dos alunos através do uso da gramática nas concordâncias verbais.

Objetivos Gerais

Levar os alunos a conhecer, identificar e assimilar concordâncias verbais em frases e textos;

Aprimorar a capacidade de entender o repertorio das concordâncias a de como aplicá-las corretamente.

Conteúdo

Concordância verbal e suas flexões.

Metodologia

Resumo da matéria xerocopiada para os alunos;

Explicação do conteúdo com exemplos que facilite a compreensão;

Atividades no quadro e correção oralmente para incentivar a participação dos alunos;

Avaliação

Será feita através da observação durante a aula, como também a realização das atividades feitas pelos alunos.

26

30/09/2011 (DUAS AULAS)

CONCORDÂNCIA VERBAL

É o mecanismo gramatical que determina como o verbo deve alterar sua forma para se ajustar ao sujeito.

Concordância do verbo com o sujeito simples

Regra1. O verbo concorda com o núcleo do sujeito simples em pessoa (1ª/2ª/3ª) e no numero (singular/plural).

Ex: A globalização alterou as relações econômicas mundiais.

Regra 2. (a maioria de/ grande parte de/ uma porção de+ nome no plural) se o sujeito é uma expressão desse tipo, o verbo pode ficar no singular ou no plural.

Ex: A maioria dos sonhadores enfrenta incompreensão.

A maioria dos sonhadores enfrentam incompreensão.

Regra 3.( mais de/ menos de/ perto de/ cerca de + numeral) Se o sujeito é uma dessas expressões, o verbo concorda com o numeral.

Ex: Cerca de trinta atletas participaram da competição.

Regra 4. (Sujeito representado por pronome de tratamento) O verbo concorda, na 3ª pessoa, com o pronome.

Ex: Vossa Senhoria não recebeu o documento?

Concordância do verbo com o sujeito composto

Regra 1. (núcleos na 3ª pessoa e o verbo depois do sujeito) O verbo vai para 3ª pessoa no plural.

Ex: Meu primo e meu amigo chegaram de viagem.

Regra 2. (núcleos na 3ª pessoa e o verbo antes do sujeito) O verbo pode concordar na 3ª pessoa do plural ou concordar só com o núcleo mais próximo.

Ex: Chegaram de viagem meu primo e meu amigo.

Chegou de viagem meu primo e meu amigo.

Regra 3. (Sujeito composto resumido por tudo, nada e ninguém) O verbo fica na 3ª pessoa do singular.

Ex: A casa, o pomar, o curral, tudo desapareceu com o tempo.

Regra 4. (Sujeito formado por pessoas gramaticais diferentes como eu/tu/ele/etc...) se um dos núcleos for eu (ou nós) verbo na 1ª pessoa do plural (nós). Não havendo eu (nós) verbo na 2ª pessoa do plural ( vós ou vocês)

Ex: Ela, eu e tu ajudaremos na organização da festa.

Ela e tu ficareis na mesma cidade.

Concordância do verbo ser

Regra 1. (Sujeito ou predicativo nomeando pessoas) O verbo ser concorda

obrigatoriamente com essa palavra.

Ex: Os alunos são a alma da escola.

Regra 2. (Nem sujeito nem predicativo designando pessoa) O verbo ser pode concordar com o sujeito ou com o predicativo, indiferentemente.

27

Ex: Os exames finais são nossa grande preocupação. Os exames finais é nossa grande preocupação.

Regra 3. (expressões numéricas indicando horas e distâncias) O verbo ser concorda com o numeral da expressão.

Ex: Quando começou a festa, já era uma e meia. Agora são onze e quinze.

ATIVIDADES

1- Nas frases a seguir, efetue a concordância, escolhendo a forma verbal adequada:

a- A maioria dos políticos ___________ contra . (votou/votaram)

b- Uma multidão de torcedores ___________. (gritava/gritavam)

c- Um enxame __________ no telhado. (pousou/pousaram)

d- Um enxame de abelhas africanas ___________no telhado. (pousou/pousaram)

e- A maioria dos custos ____________________. (seria revista/ seria revistos)

f- A maioria ali ____________ a reforma. (apoiou/apoiaram)

g- Cerca de vinte pessoas ___________ na delegacia. (acabou/acabaram)

h- Mais de um policial ____________ no local. (esteve/estiveram)

i- 20% dos municípios não _____________ acertar as contas com o Estado. (conseguiu/conseguiram)

j- 80% da Mata Atlântica não ______________à ação do homem. (resistiu/resistiram)

k- 1% dos eleitores, apenas, ______________ em partidos de direita. (votou/votaram)

l- Ele foi um dos que ________________ pelos nossos direitos. (lutou/lutaram)

m- Ana foi uma das que _____________ no vestibular. (passou/passara)

n- Minas Gerais _______________ grandes escritores. (tem/têm)

o- Os Sertões ______________ muitos historiadores. (influenciou/influenciaram)

p- Os Estados Unidos ______________ o Iraque. (invadiu/invadiram)

q- Poucos de nós _____________ o dinheiro. (conseguirão/conseguiremos)

r- Alguns de nós _____________ escalados para entregar o prêmio. (foram/fomos)

s- Qual de nós _____________ o exercício? (fará/farão/faremos)

t- Nenhum dos presentes ____________ abrir a boca. (ousou/ousaram)

u- Fui eu que __________ os exercícios. (fiz/fez)

v- Fomos nós quem _____________ o quadro. (pintou/pintamos)

Gabarito

A - votou/votaram. b - gritava/gritavam. c - passou. D- pousou/pousaram. E- seria revista/seria revistos. F- apoiou. G- acabaram. H- esteve. I- conseguiram. J- resistiu/resistiram. K- votou/votaram. L- lutou/lutaram. M- passou/passara. N- tem. O- influenciou/influenciaram. P- invadiram. Q- conseguirão/conseguiremos. R- foram/fomos. S- fará. T- ousou. U- fiz. V- pintou/pintamos.

28

RELATO DA APLICAÇÃO DO MÉTODO

Atividades realizadas na semana de 09/09 /2011 a 30 /09 /2011

Aos nove dias de Setembro de 2011, a estagiária Luciene Souza da silva, esteve na escola Estadual São Francisco de Assis, localizada na Rua Comendador Manoel Pedro de Oliveira, nº 121, Centro, Aripuanã/MT, tendo como Diretor o professor Valmir Faoro, no período noturno, regenciando na sala 11 (Segundo Seguimento EJA) 8ª B, perfazendo um total de 20h/a conforme exigência do curso de Letras, Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas, sob orientações da professora titular Gisele Aparecida Ferreira Oliveira.

Sexta feira dia 09/09/2011, das 19h00min às 20h45min. (Duas aulas) Hoje foi minha primeira aula de docência, começamos a trabalhar orações coordenadas. Foi passado no quadro um resumo detalhado do conteúdo, em seguida uma explicação sobre as estruturas que formam cada classificação, bem como suas definições, utilizou exemplos de frases comuns do dia-a-dia para esclarecer as duvidas em relação à concordância e estruturação de cada frase.

Foi uma aula muito proveitosa, pois após dialogarmos bastante sobre o conteúdo em questão percebi compreensão por parte dos alunos em relação ao conteúdo.

Segunda feira dia 12/09/2011, das 19h00minh às 20h45min. (Duas aulas) Continuação da aula anterior (orações coordenadas), realizou um breve comentário sobre a aula anterior, no intuito de relembrar as estruturas das orações coordenadas. Em seguida realizamos atividades passadas no quadro para melhor fixação do conteúdo. Visitei os cadernos enquanto eram realizadas as atividades, logo após foi feita a correção no quadro com a participação de todos.

A aula de hoje foi muito importante, pois percebi interesse em realizar as atividades por parte dos alunos, e o conteúdo foi bem assimilado por todos.

Quarta feira dia 14/09/2011, das 21h10min às 23h00min. (Duas aulas) hoje realizamos uma avaliação sobre as orações coordenadas; foi entregue aos alunos uma avaliação xerocopiada com diferentes questões para os alunos responderem sem consulta. As duas aulas foram disponibilizadas a avaliação, tudo ocorreu como previsto e ao termino da realização das questões foi feita a correção e em seguida entregue aos alunos com as observações devidamente feitas. Assim foi dada por encerrada a aula e também o conteúdo (orações coordenadas) que ao resultado da avaliação foi constatado boa assimilação por parte dos alunos.

29

Sexta feira dia 19/09/2011, das 19h00min às 20h45min. (Duas aulas) Hoje começamos a trabalhar um novo conteúdo, “interpretação de textos”. Começamos trabalhando um texto teatral. Formamos um circulo com as carteiras e realizamos a leitura do mesmo dramatizando-o. O Texto “A Consulta” de Domingos Pellegrini. Após a leitura ainda em circulo realizamos uma discussão sobre o referido assunto, comparando-o com nosso contexto social, em seguida interpretamos de forma escrita, respondendo no caderno um questionário com oito perguntas sobre o texto, realizamos a correção no quadro e sugeri que para a próxima aula os alunos tragam Dicionários de Língua Portuguesa.

Segunda feira dia 19/09/2011, das 19h00min às 20h45min. (Duas aulas) Continuação da aula anterior (interpretação texto A Consulta) Com os Dicionários trazidos pelos alunos e mais os que pegamos na Biblioteca da Escola respondemos no caderno as definições de variados nomes de especialidades Medicas citadas no texto bem como alguns objetos utilizados pelos Médicos e mais alguns nomes sugeridos pelos alunos, após realizarmos estas atividades sugeri a eles que escrevessem um texto sobre alguma visita deles ao Médico, em seguida comparamos os textos dos alunos com o texto de Domingos Pellegrini.

Foi uma aula interativa, pois os alunos interagiram o tempo todo sobre as questões propostas, já que o assunto faz parte do dia-a-dia de todos.

Quarta feira dia 21/09/2011, das 21h10min as 23h00min. (Duas aulas) Hoje vamos trabalhar interpretação de uma forma diferenciada. Um retrato comum do dia a dia sobre Direitos e deveres do consumidor “cidadania”. No primeiro momento falamos sobre os direitos e deveres do cidadão enquanto consumidor, bem como a importância da elaboração de uma lista de compras antes da ida ao supermercado, evitando assim a compra de produtos desnecessários e as inúmeras voltas dentro do mesmo. Após a conversa montamos uma lista de compras ditada pelos alunos, em seguida pedi que copiassem a lista no caderno e respondessem quatro perguntas sobre o tema, foi feita correção de forma oral.

Sugeri aos alunos que para a próxima aula eles tragam rótulos de produtos utilizados por eles para serem analisados em sala.

Sexta feira dia 23/09/2011, das 19h0min às 20h45min. (Duas aulas) Continuação da aula anterior (interpretação: direito e deveres do consumidor) Hoje foi trabalhada a segunda parte do conteúdo proposto. Reorganizamos a lista produzida na aula anterior de forma a facilitar a acesso aos produtos na hora da compra, evitando que o consumidor de voltas e voltas em busca do que precisa. Em seguida analisados os rótulos trazidos pelos alunos, questionamos a importância sobre as informações contidas nos mesmos, logo após respondemos cinco questões sobre os rótulos.

30

Como: (uso do código de barras, diferença entre light e diet. significado de contem ou não glúten, etc.) A correão foi feita no q1uadro, pois as respostas são especificas.

Foi uma aula de suma importância avaliada pelos alunos, pois tratamos de uma atividade que faz parte da vida de todos.

Segunda feira dia 26/09/2011, das 19h00min às 20h45min. (Duas aulas) Hoje entramos no ultima parte do conteúdo (direitos e deveres do consumidor) começamos com um debate sobre os produtos que consumimos na atualidade, bem como, produtos clandestinos, enlatados, congelados, supérfluos e indispensáveis a nossa vida. Em seguida sugeri aos alunos que escrevessem um texto sobre o tema: “O Consumo na Atualidade”. OBS: (orientações) Cuidar os aspectos gramaticais; Coesão e coerência.

Após a produção dos textos foi dado visto nos cadernos e analisado os erros gramaticais. Sugeri aos alunos que adotem o hábito da leitura, pois só assim conseguirão enriquecer o vocabulário e ao mesmo tempo agregar novas idéias ao processo de aprendizagem. Isso os facilitará na hora de redigir um texto ou mesmo no desenvolvimento da leitura.

Quarta feira dia 28/09/2011, das 21h10min as 23h00min. (Duas aulas) Na aula de hoje realizamos uma avaliação. Foi distribuída aos alunos cópias do texto Poético “A Carta” de Carlos Drummond de Andrade, junto com o poema quinze questões para serem respondidas sobre analise do texto. Após a realização da mesma, foi feita a correção e devolvida aos alunos.

Percebi bom entendimento por parte dos alunos em relação ao texto proposto “Soneto”. Sugeri então que lessem mais sobre o referido assunto.

Sexta feira 30/09/2011, das 19h00min às 20h45min. (Duas aulas) Hoje foi minha ultima aula de docência do Estagio Supervisionado I. Começamos a trabalhar concordância verbal. Primeiro foi passado o quadro um resumo sobre as flexões dos verbos e suas regras, em seguida foi feita leitura e explicação do conteúdo. Após intervalo de cinco minutos foi passado exercícios referente ao conteúdo em questão. No final foi realizada a correção das atividades oralmente com a participação dos alunos.

Foi uma aula interativa e de boa assimilação por parte dos alunos. Enfim a estagiaria explanou sobre a importância da experiência adquirida nos dias que esteve em sala, agradeceu o carinho em que foi recebida e deu a aula por encerrada.

31

ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO MÉTODO

Após a realização das atividades docentes a estagiária concluiu que é preciso que o educador abdique do uso restrito de manual como única fonte de consulta a ele e aos alunos. Ele deve permitir que estes tenham contatos com várias formas de pesquisa. Adotando assim uma nova concepção de ensino da língua e uma interação entre emissor e receptor.

Os métodos e conteúdos utilizados pela estagiária facilitaram aos alunos a percepção de como as diferentes formas gramaticais combinadas numa determinada seqüências constroem os sentidos e facilitam a compreensão dos textos.

A partir destas metodologias trabalhadas, as respostas obtidas em relação ao desenvolvimento dos alunos foram:

*Compreensão em analises de mensagens orais e escritas;

*Desenvolvimento na produção e interpretação de textos de diferentes gêneros;

*Emprego correto e construção das estruturas sintáticas abordadas.

CONCLUSÕES

Ao término do estágio exigido pela disciplina Estágio Supervisionado I, ficou a certeza da importância de conhecer a realidade de uma instituição escolar. A interação com os profissionais foi extremamente enriquecedora, conforme minha expectativa pôde vivenciar a rotina do cotidiano escolar e realização de diversas atividades, e principalmente o planejamento das aulas e as intervenções docentes.

Esta experiência proporcionada pelo estágio amplia o significado da constituição de um profissional da área da educação, complementa a formação acadêmica e confere subsídios para uma atuação efetivamente democrática e transformadora.

Diante de todo o contexto que permeia a nossa atuação profissional, esta vivência (teoria e prática) na escola mostrou-me a importância da formação continuada e do constante aprimoramento dos conhecimentos da área, das necessidades sociais, da investigação da própria prática e a busca de temas atuais (professor pesquisador).

32

PROJETO DE EXTENSÃO

A REPRESENTAÇÃO NEGRA NA LITERATURA

ESTAGIÁRIA

LUCIENE SOUZA DA SILVA

(CGU 98154310)

ARIPUANÃ

SETEMBRO DE 2011

INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

A proposição deste projeto se dá no âmbito do componente curricular denominado “atividades de extensão” do curso de licenciatura em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da ULBRA (Universidade Luterana do Brasil). Nesse espaço, a disciplina está voltada para a produção e realização de projetos de extensão que tenham como foco principal a Língua Portuguesa.

É importante destacar que, do ponto de vista que adotamos a Língua Portuguesa, a literatura, a arte, e as práticas de leitura a elas relacionadas, são consideradas como presença indispensável à formação do aluno na escola; entretanto, há que considerá-las de uma perspectiva não-tradicional, que enfatize seu aspecto por definição irredutível ao caráter de “conteúdo didático”.

Desse modo, se justifica um modo de “ensinar” que, procurando afinar-se com o discurso literário, busque estratégias capazes de garantir, no aprendizado da leitura, o reconhecimento do movimento criador que lhe é próprio.

Portanto julga-se de suma importância a abordagem deste tema na escola, pois fazer uma retrospectiva histórica é recontar como tudo aconteceu e de como tudo se transformou ao longo dos tempos.

Este projeto teve a intenção de demonstrar e discutir assuntos atinentes à formação dos indivíduos em relações étinicas-raciais como forma interdisciplinar de trabalho e favorecer uma postura reflexiva dos alunos sobre sua própria atuação em sociedade.

A estagiária julgou ser pertinente que os alunos participem do processo educacional e que reflitam sobre suas praticas, no sentido de se tornarem adultos críticos e reflexivos acerca das questões raciais que ocorrem dentro e fora do sistema escolar.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

• Demonstrar através da leitura a importante representação negra na literatura, e assim fortalecer os laços culturais de respeito entre os alunos e a população educacional, por meio de leituras, interpretações, teatro que não se restringe apenas ao âmbito da linguagem verbal.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Provocar a discussão de um tema de interesse para toda a comunidade escolar;

• Utilizar os contos Machadianos para relatar a diversidade social, os constrangimentos e preconceitos, e em particular os de ordem social que afetam a convivência nos espaços públicos e domésticos.

CONTEÚDOS:

• Contos Machadianos. “O caso da vara” e “Pai contra mãe”.

• Filme. “Quanto vale ou é por aquilo”.

• Músicas. “Navio negreiro” e “Negro drama”.

• Teatro. Representação assinatura da Lei Áurea libertando os escravos.

METODOLOGIA

1. MOTIVAÇÃO:

Parte-se da idéia de que para que ocorra entendimento e imaginação é

...

Baixar como  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »