TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MATD

Tese: MATD. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/1/2015  •  Tese  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

No âmbito da unidade curricular de Metodologias de Análise do Texto e do Discurso, o docente da cadeira propôs-nos que realizássemos um trabalho no seguimento dos dois anteriores, no qual poderíamos escolher entre dois textos, “Ceci tuera Cela” e “O Grande Inquisidor (irmãos Karamazov)”, dos quais teríamos de escolher um dos textos para análise do discurso do mesmo referente as suas oposições ideológicas.

Desta forma optei por escolher o texto “O Grande Inquisidor (irmãos Karamazov)” escrito por Fiódor Dortoiévski e publicado entre 1878 e 1880.

O texto relata a época da grande inquisição em Espanha na qual se passa a história da reencarnação de Jesus Cristo e a sua punição. Esta obra é muito conhecida pelo cariz religioso mas também pelo poder da religião ligada a política.

Na mesma, podemos para além do texto, no discurso encontrar várias perspectivas de visões das quais, a prespectiva do autor em relação a história que relata, a perspectiva de quem defendia/estava do lado de Jesus Cristo e dos que estavam contra o mesmo, mostrando assim a relação da literatura com a teologia.

Esta obra como foi referido na introdução é relatada na época da grande inquisição em Espanha, mais propriamente em Sevilha e onde decorre a história da reencarnação de Jesus Cristo, neste sítio coexistiam diferentes ideologia religiosas tais como, judeus, muçulmanos e cristãos, a partir desta época esta última religião fica marcada e dai começa a ser contada cronologicamente.

Esta altura é também marcada pela perseguição e intransigência em relação aos judeus e as suas ideologias, sendo assim criado o tribunal do Santo Oficio da Inquisição onde os mesmos seriam punidos pelas suas ideologias e condenados. É aqui que a Monarquia se alia a Igreja.

Assim sendo, o texto conta a história de duas personagens que contracenam num monólogo, no qual são dois irmãos, um deles monge religioso e um ateu liberal com ideologias bastante distintas e Jesus Cristo.

Na história o monge é simbolo de autoridade e de consciência humanizada enquanto que cristo é ligado ao simbolo de liberdade humana mas é visto como inquisidor.

Desta maneira, Jesus Cristo é acusado de blasfémia pelo grande inquisidor ao vê-lo modificar as ideologias das pessoas. Acusado também de dar liberdade aos seres humanos que não eram merecedores da mesma.

Em contrapartida perante a forma do autor relatar os acontecimentos revela que Jesus Cristo apoia-se/fundamenta-se na liberdade e é punido por isso, pois perante o lado/ visão do inquisidor este aproveita-se da fome e da ânsia por milagres por quererem sair da miséria em que viviam para atrair a população e persuadir e dominar a sua forma de pensar a seu belo prazer e mentalidade próxima das ideologias ligadas a Santanás.

Basicamente a história passa-se toda com as personagens principais Jesus Cristo e o Inquisidor, no qual a teologia de Jesus Cristo é reflectida através da literatura mostrando que é possível criar uma relação entre ambas, e não apenas fazer reflexões religiosas através da teologia sistemática, mas também por meio da literatura.

Assim sendo, o Inquisidor é visto como o anticristo sendo que cristo é o seu inimigo indo contra os valores defendidos pelo mesmo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com