TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macetes Para o Uso de Crase

Por:   •  2/9/2021  •  Resenha  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

CRASE - PARTE 1

A crase acontece quando existe a preposição "a" mais o artigo "a" Para que isso ocorra, é necessário haver uma palavra que determine o uso da preposição "A" e uma palavra feminina para utilizar o artigo "A"

É preciso ter uma preposição regida pelo ter anterior e o artigo feminino aceito pelo termo posterior dentro da mesma frase.

Para ter crase tem que ter preposição. Só uso crase com palavras femininas. Substitua a palavra depois da qual aparece o a (s) por um termo masculino. Se o a (s) se transformar em ao (s) existe crase. Se tiver que usar "Ao" na masculina, significa que, na palavra feminina o "A" tem crase. • Preposição "A" + Artigo "O" = Ao

 João voltou ao país natal.

João voltou à cidade natal.

Os documentos foram apresentados ao juiz.

Os documentos foram apresentados à juíza.

Nomes geográficos

Nome geográfico substitua o a(s) por para a. Se o certo for para a, use a crase. Para saber se vai crase ou não, troque "A" por "PARA." Foi para a França. para: Preposição a: Artigo •Foi à França. Se for usado apenas O PARA, não precisa de crase. *Fui para São Paulo. para: Preposição *Fui a São Paulo. Para a: vai crase Para: não vai crase Nesse, troque o RETORNAR por VOLTAR. *Voltou da Argentina. Preposição DE + Artigo A *Retornou à Argentina. Se o DE se transformar em DA, há crase, se o DE não se alterar não usa crase. *Voltou de Roma. *Retornou a Roma.

LOCUÇÕES ADVERBIAIS FEMININAS Algo relacionado a lugar e tempo.

EXEMPLO Seu pai saiu às pressas. Às pressas é o modo como saiu.

EXEMPLO Estava à espera do irmão. Foi à direita; Vire à esquerda; Às pressas; Às vezes; À risca; À noite; À direita; À esquerda; À tarde; À frente; À maneira de; À moda de; À procura de; À mercê de; À custa de; À medida que; À proporção que; À força de; À espera de. Todas são locuções adverbiais femininas, logo precisam de crase.

TEM QUE GRAVAR!  À MODA, À MANEIRA Quando puder trocar a crase pelas expressões À MODA e À MANEIRA, mesmo tendo uma palavra masculina, se deve usar a crase.

EXEMPLO Bife à milanesa Bife à moda de Milão Tem crase porque tem "à moda de" Bife à portuguesa. Bife à moda de Portugal Poesia à Camões. Poesia à maneira de Camões. Exemplo Bife a cavalo. Não tem crase porque À MODA e À MANEIRA não encaixa.

AQUELE, AQUELA E AQUILO Cheguei a este lugar. Cheguei àquele lugar. Substitua o pronome "aquele" por "a este", se mantiver o sentido vai crase. Mesma coisa com "aquela" e "aquilo." Vou a estas cidades. Vou àquelas cidades. Troque aquele, aquela e aquilo, por a este, a esta é a isto. Se mantiver o sentido, terá crase no aquele, aquela e aquilo.

À BALA, À VISTA Se tirar a crase, o sentido será alterado.

EXEMPLO Vendo à vista. (tem o sentido de vender algo) Vendo a vista. (tem o sentido de ver, vender os olhos, tampar os olhos)

PRONOME RELATIVO Exemplo: Ao qual Depende do que vier antes, e do tipo de estrutura que eu tenho. EXEMPLO Eis o moço ao qual você se referiu. Eis a moça à qual você se referiu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com