TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Machado De Assis

Monografias: Machado De Assis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  235 Visualizações

Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 1839, no morro do Livramento, Rio de Janeiro. Filho de um pintor mulato e de uma lavadeira açoriana, perdeu a mãe muito cedo. O pai casou-se novamente, e morreu pouco tempo depois, deixando-o aos cuidados da madrasta. Ainda na infância, vieram a epilepsia e a gagueira. Não seguiu os estudos regulares. Aprendeu francês e latim com um amigo da família.

Um dia ficou conhecendo Paula Brito, dono de uma livraria e tipografia do mesmo nome, que lhe arranjou um emprego de auxiliar de tipógrafo na Imprensa Nacional. Foi lá, em 1860, que conheceu Manuel Antônio de Almeida, que o introduziu no Diário do Rio de Janeiro, onde foi tipógrafo, revisor e redator. Estreou na literatura aos dezesseis anos, com o poema “Ela”, publicado na Marmota Fluminense.

Aos trinta anos casou-se com Carolina Xavier de Novaes. Aos quarenta, Machado teve uma afecção intestinal que o obrigou a tirar licença da repartição e descansar em Nova Friburgo. Foi depois disso que produziu Memórias Póstumas de Brás Cubas, romance publicado em 1881.

Carolina morreu em 1904. Uma úlcera na língua impedia o escritor de alimentar-se. Na madrugada de 29 de setembro de 1908, na casa da Rua do Cosme Velho, faleceu. Seu corpo foi velado na Academia Brasileira de Letras, a mesma que ajudou a fundar em 1897, e da qual tornou-se presidente. Machado de Assis foi um verdadeiro “bruxo” da linguagem, que deixou uma legião de seguidores e admiradores do seu estilo inconfundível.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com