TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz

Tese: Matriz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Tese  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho abordará como se pode planejar o ambiente interno e externo de uma empresa ou instituição os seus pontos fortes e fracos. E uma das várias ferramentas que servem de auxílio na hora de planejar os passos do presente e do futuro da companhia é a Análise Swot, que é utilizada durante a realização do planejamento estratégico para auxiliar na compreensão do cenário em que se encontra a empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ANALISE SWOT

SWOT é a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) que consiste em uma metodologia bastante popular no âmbito empresarial.

A Análise SWOT é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno e externo da empresa. Com Análise SWOT faz um planejamento estratégico numa empresa ou instituição e graças à sua simplicidade pode ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. Este é o exemplo de um sistema simples destinado a posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão.

A matriz irá retratar duas visões da empresa: Aquilo que se passa dentro da empresa (Ambiente interno), por exemplo, processos internos, controles, caixa e etc. E aquilo que se passa em volta da empresa (Ambiente externo), ou seja, aquilo que depende do mercado, das políticas econômicas e etc.

Através desses dados, é possível ter uma maior noção dos pontos fracos e fortes, do cenário em que a empresa está inserida, além de servir como auxílio para que profissionais e empresários fiquem atentos ao movimento do mercado. Decidir qual a estratégia uma empresa vai seguir, é a tarefas mais difíceis no planejamento dos negócios. Desenhando o momento atual, podem-se projetar os planos para o futuro, ou seja, as estratégias a serem seguidas.

Para montar a matriz SWOT, analisa-se primeiro o ambiente interno de sua empresa, ou seja, verifique e escreva num papel quais são suas Forcas e Fraquezas.

2.1.1 Força:

Está relacionado às vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes. Não somente sobre o produto, mas de uma forma geral. Para ajudar a definir as Forças, algumas perguntas podem ser feitas, como por exemplo: O produto é diferente dos outros? - O preço é competitivo?- A qualidade do produto é melhor?- A distribuição é mais eficiente? Entre outras perguntas sobre todo o seu negócio e verificar quais pontos fazem a empresa ter mais vantagem competitiva.

2.1.2 Fraqueza:

As fraquezas de uma empresa estão diretamente relacionadas às desvantagens dela. As mesmas perguntas que foram feitas para as FORÇAS podem ser feitas para definir essa etapa. Por exemplo, às vezes o índice de resolução de problemas do departamento de pós-venda é grande, mas a satisfação do cliente não acompanha esse índice, ou seja, obviamente que sua empresa tem uma fraqueza no atendimento após a venda, provavelmente resolve os problemas do cliente de uma forma diferente que ele gostaria e nem sabe disso.Após analisar seu próprio ambiente, é hora de analisar o que acontece a sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com