TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morfologia

Dissertações: Morfologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  2.885 Palavras (12 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, que servirá para compor um portfólio virtual, realizado por acadêmicos do curso de Letras da Universidade Anhanguera, vejam alguns pontos importantes para quem deseja entender a Morfologia, componente imprescindível para o citado curso.

Começando com uma resenha crítica, um tipo de texto que vemos muito nas revistas, blogs e televisão, mas que muitos alunos não sabem identificar e nem produzir com destreza. Nossa resenha analisa alguns vídeos e textos que falam sobre o Estruturalismo e a vida, obra e influência de Ferdinand de Saussure, “o pai da lingüística”.

Em seguida, buscando entendimento sobre dois dos termos mais mencionados na morfologia: Língua e Linguagem, e após pesquisar em várias fontes, em uma síntese as suas definições, campos de atuação, diferenças e relações. É preciso entender que dominar uma língua não significa incorporar "um conjunto de regras", mas adquirir competência comunicativa, aprender especialmente a refletir sobre a linguagem. Portanto, o estudo da morfologia deve nortear-se em favor da cidadania crítica e consciente, conduzindo o ensino por caminhos práticos do uso da linguagem.

O terceiro item deste trabalho consiste numa lista com vinte ótimos exercícios que os membros desta equipe podem usar nas suas futuras aulas de Língua Portuguesa, trabalhando análise morfológica para alunos que pretendem ingressar na academia.

ORIGENS DOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E DO ESTRUTURALISMO

O estruturalismo europeu e americano é abordado citando os principais estudiosos e suas contribuições para o estudo da língua, pontos positivos e negativos comentados de forma simples e compreensível. Bruno Maroneze Oliveira aborda de forma mais ampla o trabalho de Saussure. Com foco na morfologia e formação de palavras, já que a obra Cours de Linguistique Genérale é considerada a obra inicial da lingüística moderna, lançando vários conceitos que se tornaram importantes para estudiosos, embora outros conceitos tenham sido criados em meados do século XX, em especial o (estruturalismo Bloomfieldiano). Ele destaca que nessa obra, Saussure não trabalha diretamente com a morfologia, fonologia, e sintaxe e sim com todos os temas são abordados em conjunto. Por isso é importante o estudar a obra de maneira sistemática através dos assuntos contidos na obra e baseadas nos seguintes pontos:

1 – A palavra é vista como um todo não segmentável.

2 – As Palavras estabelecem relações associativas entre si, que podem ter três tipos:

a) Fonologia, quando o elemento em comum diz respeito ao significante;

b) Semântica, quando o elemento em comum diz respeito ao significado;

c) Morfológico, quando o elemento em comum diz respeito a ambos simultaneamente.

Nesse sentido, dizer que, determinada palavra possui determinado morfema equivale a dizer que tal palavra estabelece relações associativas com outras palavras que apresentam em comum uma cadeia fônica semelhante e um elemento significativo semelhante.

Claude Lev-Strauss (1908-2009) é um dos mais importantes nomes dessa modalidade de pensar analisando metodicamente os sistemas que compõe as variedades lingüísticas humanas, unindo as práticas culturais aos contos folclóricos e aos textos literários, sobretudo nos estudos que fez com os índios no Brasil e nas Américas. Já Saussure, estava interessado na infra-estrutura da língua, naquilo que é comum a todos os falantes, mesmo que seja de forma inconsciente. Após leitura de textos e visualização dos vídeos indicados, observa-se que o estruturalismo abrange a antropologia, a história, a literatura e a psicanálise e para compreender esses sistemas representados por signos que expressam idéias codificadas da linguagem. No trabalho da Prof.ª Giselda dos Santos Costa, a história do desenvolvimento da lingüística é focada em suas características principais que moldaram o estruturalismo. Ela cita estudiosos antigos e contemporâneos com destaque os autores do século XX, período onde este movimento ganhou forma e abrangência. A autora transcreve também os pontos estudados da língua como um sistema que abrange vários tópicos da lingüística como: o significante e o significado, que são os estágios sincrônicos e os estudos diacrônicos defendidos por Ferdinand de Saussure. Já Bruno Maroneze, foca o conteúdo total da obra de Saussure. A fonética, a semântica e a morfologia são estudados de forma sistemática, no entanto esses temas como revela o autor não estão ordenados no “Cours”, e sim distribuídos em diversos capítulos. Nota-se que o autor procurou no trabalho, mostrar que o modelo morfológico de Saussure foi retomado pela lingüística moderna em suas várias vertentes.

As teorias estruturalistas representam o grande marco para o desenvolvimento das pesquisas da lingüística moderna. Europeus, americanos e não deixando de citar o francês Saussure, deram a partida inicial para o desenvolvimento da ciência da linguagem, partindo destas teorias é que os lingüistas puderam ampliar os conhecimentos e acrescentar novas concepções. Já a gramática gerativo-transformacional foi oposição, predominante estruturalismo, porém ambos se opõem radicalmente à rigidez da lingüística prescritiva, a que dá noção do certo e do errado, predominando até o início deste século. O retorno às origens da Lingüística moderna permitiu-nos conhecer um aspecto do Cours raramente estudado, bem como uma concepção de Morfologia bastante promissora para os estudos de formação de palavras que e o conceito-chave: as relações associativas e na analogia como processo que engendra a formação de palavras.

Os textos da professora MS Giselda dos Santos Costa (Estruturalismo Lingüístico) e de Bruno Oliveira Maroneze (As concepções Saussurianas de formação de palavras) são excelentes textos que muito acrescentara no conhecimento, pois mostra de forma clara os aspectos negativos e positivos do estruturalismo e explica bem as concepções Saussurianas.

LINGUAGEM E LÍNGUA

A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança, ou seja, é a forma natural que o ser humano tem de se comunicar, por meio de palavras, gestos, imagens, sons, cores, expressões. Manifestam-se como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com