TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morfologia

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.327 Palavras (10 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE LETRAS

Morfologia

 

   

                                                                                          CAMPINAS

                                                                            2014


SUMÁRIO

  1.   Introdução
  2.   Resenha critica    
  3.   Pesquisa Bibliográfica
  4.   Síntese
  5.   Exercícios língua Portuguesa
  6.    Referencia bibliográfica

INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem como finalidade a análise do estudo da morfologia, conheceremos as formas e combinações sintáticas possíveis na formação das unidades lexicais, taxonomia das classes de palavras da língua portuguesa e as teorias da linguística contemporânea.

     Poderemos também através desse estudo conhecer a originem do estruturalismo as concepções do precursor da linguística contemporânea Ferdinand Saussure suas teses e teorias do estruturalismo.

 

Ao final desde trabalho foi desenvolvido atividades que possam ser utilizadas para ministrar aulas de língua portuguesa.

Resenha Critica

O material visual e textual definem as concepções do linguista Ferdinand Saussure sobre as teorias estruturalistas, Saussure foi o percussor e responsável por tornar a linguística como uma ciência da linguagem contemporânea e no estudo do estruturalismo no final do século XIX e inicio do século XX , Saussure defendeu varias teses com base na  linguística histórica baseando-se em estudos do comportamento linguístico dos povos europeus  estudando a formação da língua  e seus significados.

Saussure ministrou cursos de linguística no inicio do século XX porem não escreveu nenhuma obra sobre o assunto, pois focou somente nos estudos da sincronia que é a relação dos signos, o curso de linguística contemporânea começou a ser moldado através dos estudos desenvolvidos por dois de seus alunos  Charles Bally e Albert Sechehaye através de manuscritos e anotações das aulas  eles passaram a estudar e organizar as ideias  de seu mestre que resultou no livro curso de linguística geral.

Saussure defendia a ideia de um curso geral de linguística que fosse independente de outras ciências, ou seja, defendia uma ciência da linguagem autônoma.

Estruturalismo é uma corrente de pensamentos e teorias um dos métodos mais extensamente utilizados para analisar a língua, a cultura, a filosofia da matemática e a sociedade.

As principais definições do estruturalismo europeu de Saussure são as diferenciações entre langue e língua, considerações sobre signos linguísticos e distinção sobre o estudo sincrônico da língua.

É preciso que a palavra resulte não só de processos físicos, mas também fisiológicos e psicológicos e, sobretudo inseri-los na interação social. O estruturalismo e suas teorias foram à base para o desenvolvimento da linguística moderna o estruturalismo não deve ocorrer somente em termos de sensações, imagens ou estados afetivos, mas em totalidades unificadas. 

Pesquisa Bibliográfica

O ser humano, a partir do momento que passou a viver em sociedade viu se preso a necessidade de ser comunicar, desenvolvendo assim a capacidade de se expressar. Desenvolveu se então, a língua e a linguagem, mas quais são as diferenças entre elas:

. Linguagem é a capacidade de se expressar pode ser através de sinais, gestos, expressões artísticas, sons entre outros que representam sentimentos e ideias.

. Língua é um conjunto de palavras que usamos para nos comunicar através de regras próprias e organizadas, como por exemplo, a gramatica.

Assim podemos dizer que a linguagem é o fim e objeto da expressão enquanto que a língua é um meio para esse fim .

Alguns linguistas dividem a linguagem em verbal e não verbal:

Verbal – é a escrita através do uso das palavras

Não verbal – uso de imagens sons, cores entre outros.

Tanto a linguagem como a língua nos ajuda a entender as expressões do ser humano, um gesto pode representar uma satisfação ou uma insatisfação bem como uma fala ou um pensamento escrito pode representar o mesmo.

Síntese

A ciência que constitui pelos fatos da língua passou por três fases sucessivas, gramatica que visa formular formas corretas de incorretas, filologia que é o movimento criado por Frederick Wolf onde a língua não é o único objeto da filologia que primeiramente quer fixar comentar e interpretar os textos seu erro é apegar apenas na língua escrita e esquecer a língua falada.

Gramatica comparada esclarecer a língua por meio de outra, em 1816 Franz Bopp comparou e identificou a relação entre o sânscrito, latim, grego e germânico seu erro foi negar seu objeto de estudo.

A matéria de linguística é constituída por todas as manifestações da linguagem humana, desde os povos selvagens a nações civilizadas.

A tarefa da linguística é fazer a descrição e reconstituir as línguas mães de cada família.

A linguística possui relações com outras ciências como filologia, psicologia, sociologia, antropologia e fisiologia.

O fenômeno linguístico possui duas faces que se correspondem que são o som e a linguagem.

O som é um instrumento da linguagem o lado individual é a fala, o lado social é a língua e o lado individual é o social da linguagem.

A semiologia é o estudo dos signos linguísticos.

Existem apenas dois sistemas de escrita o ideográfico que é a palavra representada pelo signo único e estranho ao som exemplo à escrita japonesa, e fonético que reproduzem os sons que sucedem as palavras,

O princípio dos signos linguísticos é a arbitrariedade que é o caráter limiar do significante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (161.2 Kb)   docx (90.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com