TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Narrar E Importante Tao Quantoexpressar

Artigos Científicos: Narrar E Importante Tao Quantoexpressar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.385 Palavras (10 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado um estudo de Gêneros Textuais do agrupamento do narrar e sobre linguagem corporal. Sabendo se que o agrupamento do Narrar inclui todos os gêneros, orais e escritos, que estão a serviço do mundo fantasioso do ser humano e podendo ser produzidos, da subjetividade e da ficção. É nesse agrupamento que se encontram as narrativas tradicionalmente transmitidas pela oralidade, entre elas o conto de fadas, da tradição celta, o conto maravilhoso da tradição oriental, o conto de ensinamento, a fábula, a lenda, o mito, a paródia, os contos de animais e outros. Sabemos que a humanidade não para de evoluir e com esta evolução temos também a evolução, da linguagem por ela usada, tanto a oral quanto a escrita.

Hugo Mari e José Carlos Silveira (2004) – afirmam que para uma boa conceituação de gênero textual a análise dos fatos da linguagem é imprescindível. Sabemos ainda que a escolha de um referencial teórico sobre gêneros implica em uma escolha importante para identificação de um determinado texto

Embora a Linguística Textual tenha agregado os aspectos semânticos aos estudos do texto, os linguistas textuais ainda sentiam a “necessidade de ir além da abordagem sintética semântica, como já havia sido indiciado por Van Dijk, visto ser o texto a unidade básica de comunicação e interação humana”. Por isso, a Linguística textual adota, também, a perspectiva pragmática (KOCH, 2006, p.31). Essa perspectiva vai conquistando, aos poucos, seu espaço nos estudos e pesquisas sobre o texto. Ela contribui para os avanços reais, na medida em que os fatores contextuais, presentes nas situações comunicativas, tornam-se fundamentais para a descrição e compreensão dos textos.

DESENVOLVIMENTO

O texto aborda basicamente a representação simbólica da linguagem corporal, onde o movimento do corpo remete a uma condição motriz, como instrumento relacional do indivíduo. Logo a utilização do movimento do corpo no contexto escolar, favorece na construção de conhecimentos dos alunos, tornando-os mais interessados nos conteúdos que lhe são apresentados pelos professores. A linguagem corporal tem o papel essencial no processo ensino-aprendizado porque todo e qualquer instrumento que venha somar com método do ensino docente irão de fato oferecer ótimos resultados futuros na educação em geral, e sem dúvidas também facilitara no mundo do trabalho, com o trabalho profissional responsável por esse trabalho tão importante, não só nas séries iniciais, assim’ como em geral a vida escolar. Percebe-se que a dinâmica de sala de aula sofre uma modificação, pois a utilização do lúdico no processo de ensino- aprendizagem favorece na compreensão das atividades, tornado as aulas mais prazerosas.

Pode–se dizer que os gêneros textuais estão intimamente ligados à nossa situação cotidiana. Eles existem como mecanismo de organização das atividades sócio comunicativas do dia-a-dia. Assim caracterizam-se como. Formas de expressão textual, ou seja, de textos. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, etc.

Para a Linguística, os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade.

Eventos textuais maleáveis e dinâmicos. Sempre que nos manifestamos linguisticamente, o fazemos por meio de textos, cada texto realiza sempre um gênero textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, narrativa, etc. Para a Linguística, os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Gênero Textual se refere às diferentes formas de expressão textual. Assim, ao lado da crônica, do conto, vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o e-mail, e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade. Por exemplo, num conto, usamos predominantemente a capacidade de narrar, mas podemos colocar personagens discutindo um assunto, e então aparecerá a capacidade de argumentar Cada vez que nos expressamos linguisticamente estamos fazendo algo social, estamos agindo, estamos trabalhando. Cada produção textual, oral ou escrita, realiza um gênero porque é um trabalho social e discursivo. As práticas sociais é que determinam o gênero adequado.

O agrupamento da ordem do narrar, Gêneros narrativos, podem desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pôs começar com pequenos contos, como os contos acumulativos, aqueles em que há uma espécie de refrão que se repete, ótimos para o período de alfabetização; (contos de fadas, fábulas, lendas, ficção científica, narrativa de enigma, romance, novela, biografia romance etc.). Vejamos os conceitos de cada um desses tipos de narração e as diferenças básicas entre eles.

Romance: em geral é um tipo de texto que possui um núcleo principal, mas não possui apenas um núcleo. Outras tramas vão se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. O Romance se subdivide em diversos outros tipos: Romance policial, Romance romântico, etc. É um texto longo, tanto na quantidade de acontecimentos narrados quanto no tempo em que se desenrola o enredo.

Novela: muitas vezes confundida em suas características com o Romance e com o Conto, é um tipo de narrativa menos longa que o Romance, possui apenas um núcleo, ou em outras palavras, a narrativa acompanha a trajetória de apenas uma personagem. Em comparação ao Romance, se utiliza de menos recursos narrativos e em comparação ao Conto tem maior extensão e uma quantidade maior de personagens.

Conto: É uma narrativa curta. O tempo em que se passa é reduzido e contém poucas personagens que existem em função de um núcleo. É o relato de uma situação que pode acontecer na vida das personagens, porém não é comum que ocorra com todo mundo. Pode ter um caráter real ou fantástico da mesma forma que o tempo pode ser cronológico ou psicológico.

Crônica: por vezes é confundida com o conto. A diferença básica entre os dois é que a crônica narra fatos do dia a dia, relata o cotidiano das pessoas, situações que presenciamos e já até prevemos o desenrolar dos fatos. A crônica também se utiliza da ironia e às vezes até do sarcasmo. Não necessariamente precisa se passar em um intervalo de tempo, quando o tempo é utilizado, é um tempo curto, de minutos ou horas normalmente.

Fábula: É semelhante a um conto em sua extensão e estrutura narrativa. O diferencial se dá, principalmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com