TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noticia Da Atual Literatura Brasileira - Instinto De Nacionalidade

Trabalho Universitário: Noticia Da Atual Literatura Brasileira - Instinto De Nacionalidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  989 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha de Literatura Brasileira

Noticia da atual literatura brasileira - Instinto de nacionalidade

“Quem examina a atual literatura brasileira reconhece-lhe logo, como primeiro traço, certo instinto de nacionalidade.”

Após a leitura do Artigo, “Noticia da atual literatura brasileira - Instinto de nacionalidade, é possível enxergar um certo medo do autor, presumindo o que era visível na época, a maioria dos leitores não estavam conscientes do que estava ocorrendo literatura no momento. Ao fazer uma retrospectiva da realidade da literatura contemporânea, Machado não deixa de evidenciar suas raízes históricas sempre que acha conveniente, para o conhecimento do leitor. É bom relembrar, que Machado de Assis, não era um escritor renomado, apesar de conhecido. O artigo é subdividido partes. Introdução, romance, poesia, teatro e Língua. Sobre o romance, é o modo literário mais avançado no Brasil e o menos reprovado por Machado de Assis, que expressa confiança em relação ao seu futuro. Já na poesia, ele analisa com uma cautela a mais, não fica satisfeito com coisas em excesso, o fato de deixarem de lado o simples e as regras, pois sabemos que não se devem burlar regras e inserir novas a não ser que você seja extremamente capaz para isso. Ainda assim, após Machado ter salientado esses "erros", ele acredita que o rumo da poesia é esperançoso.

No teatro, Machado de Assis coloca para fora as críticas mais incisivas, falando que o rumo é ao decaimento, pois em geral as obras representadas, são cópias de outras obras/peças e de pouquíssimo conteúdo, e cativam aos impulsos mais baixos. Isso distancia escritores sérios e desencoraja os novos ou futuros escritores. O ceticismo afeta a análise feita sobre o modo como a linguagem é usada em certas obras, que é afetada pela falta de atenção na escrita. Machado adere um “meio-termo”: não aceita todas as alterações na linguagem, mas não idealiza a língua como algo imutável, dando ao escritor a oportunidade de querer ou não utilizar as “modernizações” que surgiram na língua, porém atuando como uma condição de filtro. Retendo-nos a principal questão que é abordada no artigo, que segue durante todo o texto: há uma literatura nacional? Machado observa que isso é a justificativa para os conflitos entre os estudiosos da época. Ainda assim expõe claramente que não vê a essência de uma literatura verdadeiramente nacional. Ainda na opinião de Machado sobre literatura brasileira, ele que salienta que ainda estava iniciando as mudanças e tomando características próprias.

Machado expõe o seu conceito de crítica, e em uma analise severa dos valores abusivos da literatura na época, que não vinham da “imparcialidade” literária. Ele aborda a crítica e o demonstra como são superficiais, e em algumas situações livres, de autenticidade. Salienta a possibilidade de analisar sem criticar, porém é ineficaz.

Machado de Assis sugere duas coisas a crítica, a consciência e a ciência. Quando cita consciência, ele fala de sinceridade, sem interesses pessoais ou alheios. Ao mesmo tempo em que fala da ciência, ele demonstra o papel de pesquisador que o crítico deve esforçar-se em ter, dando importância às mínimas coisas na análise, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com