TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conto De Fadas Chapeuzinho Vermelho

Artigo: O Conto De Fadas Chapeuzinho Vermelho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Artigo  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 3

Chapeuzinho Vermelho

O conto infantil Chapeuzinho Vermelho vem atravessando séculos, a narrativa popular que se transformou em literatura infantil por Charles Perrault, cujo fundo moralizante é inserido em um pós-texto explicativo, e dos Irmãos Grimm, responsáveis por um desfecho mais condizente com a moral burguesa, e que, lançam mão de uma breve mensagem de advertência. Na versão dos Grimm, um lenhador aparece para retirar a avó e a neta de dentro da barriga do lobo, o que não acontece em Perrault.

Em Deu a Louca na Chapeuzinho Vermelho, uma animação de 2005, dirigido por Todd Edwards, Tony Leech e Cory Edwards, a história é uma paródia bem humorada, uma releitura do conto onde a menina do capuz vermelho é destemida e não é nada ingênua. A avó é fã de esportes radicais e a metalinguagem é o que há de mais interessante no filme. Um sapo-investigador aparece para ouvir as várias versões sobre o acontecimento e cada um conta da sua perspectiva. A presença de um investigador mostra a necessidade e a dificuldade de se achar uma "verdade", com uma suposta neutralidade mediadora, já que cada personagem tem as suas razões e todas são muito plausíveis.

E não é o Lobo que é Mau, é, na verdade, um jornalista investigativo. Deu a Louca na Chapeuzinho, além de apresentar as hilárias novas nuances dos clássicos personagens (e introduzir novos), já termina com uma deixa para uma possível continuação. A Agência Felizes para Sempre, do detetive Flippers, convida Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau, seu pequeno ajudante Twitchy e Vovó para fazerem parte do time. Lenhador prefere seguir seu sonho de cantar pelo mundo.

A Cigarra e a Formiga

A Cigarra e a Formiga é um conto de Esopo recontado por Jen de la Fontaine, onde a moral da mesma é: “Devemos trabalhar no tempo certo, para que não nos falte com o que viver no futuro.” Na versão original a Cigarra passa os seus dias cantando despreocupada enquanto observa as formigas trabalhando incansavelmente guardando alimentos para o inverno. Quando a cigarra se da por conta a neve caia e ela estava sem alimento, com muito frio e fome vê a formiga limpando a frente de sua casa, no meio da conversa a formiga convida a cigarra para entrar e a cigarra vendo que formiga era simpática entrou e se recuperou começando assim a cantar.

Já a versão da Disney é uma releitura do conto a Cigarra enquanto canta vê a formiga conversa com ela e dançam juntas até que aparece a rainha das formigas e chama sua atenção, o que muda também nesta versão é o final em que a cigarra vê as formigas dentro do formigueiro felizes e se alimentando e bate a porta pedindo comida, quando ela entra no formigueiro e é atendida pelas formigas a rainha aparece e lhe diz que entre as formigas todos devem trabalhar então ele lha dá o violino e a manda tocar.

A diferença entre elas é que na obra original a cigarra fica amiga da formiga e na releitura ela é equiparada a elas e trabalha cantando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com