TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo de Estagio Supervisionado

Por:   •  7/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.079 Palavras (13 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 13

ESTAGIO

______________________________________________________________________

II. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA: 
A Escola oferece o Ensino Fundamental obrigatório e gratuito 6ª a 9ª série( período vespertino);Ensino Médio com educação mínima de tres anos ( 1ºano ao 3º ano), também no período vespertino  e  Educação de Jovens e Adultos(EJA), no turno da noite na modalidade : Inicial , intermediária e final . Esse ambiente escolar possui 196 alunos matriculados distribuídos da seguinte maneira:

Por turno:

*Vespertino total de 126 estudantes.

Por nível de ensino:

Fundamental

6ª série: 28

7ª série: 28

8ª série :28

9ª série :28

Ensino Médio

1º Ano :28

2ºAno:28

3º Ano :28

*Noturno total de 75 estudantes

EJA Anos Iniciais: 37

EJA Anos Intermediários/ Finais: 38

Recursos financeiros disponibilizados para a escola

Os recursos recebidos pela unidade escolar são oriundos do Governo Estadual e do Governo Federal, e são repassados por ordem bancaria em conta da Associação de Pais e Mestres e da Própria escola; os recursos são utilizados para a aquisição de generos alimentícios da merenda escolar que são recebidos do FNDE; sem deixar de citar, que, a escola também recebe recursos do PDDE para ser utilizados na aquisição de material permanente e de custeio.

Aspectos físicos: instalações e recursos
1. Salas e Ambientes

A escola possui 6 salas de aula; 1 quadra esportiva para aulas de educação física e realização de gincanas; 1 sala de tecnologia educacional com 21 computadores; 1 sala do diretor; 1 secretaria; 1 sala para os professores; 1 pequena sala para leitura; 1 refeitório; 1 pequena cozinha pouco ventilada, mal distribuída e inadequada para o abastecimento dos alimentos; 6 sanitários femininos; 6 sanitários masculinos; 1 sanitário universal presente na secretaria; Não há banheiros específicos para os professores utilizarem, onde estes usam os banheiros juntos aos os alunos e até mesmo o da secretaria; Não existe um depósito para guardar os materiais de limpeza que são guardados nos próprios banheiros; Há 1 espaço reservado para hortas. A escola não possui recursos para a inclusão da educação especial, mas seus representantes lutam por esse fator todos os dias.

2.Salas para administração, secretaria e coordenação:

Há na escola: 1 sala destinada à secretaria onde atuam 2 funcionários. Os móveis deste ambiente são novos e os computadores estão adequados e atualizados para o uso interno. No espaço observado, tem 1 ar condicionado e 1 ventilador, deixando a sala bem ventilada. Não existe uma sala específica para a coordenação pedagógica e por esse motivo, a única coordenadora se instala na secretaria realizando suas obrigações tornando o pequeno ambiente mais apertado para acolher os três funcionários.

5.Oficinas, laboratórios ou salas ambientes:

Para o auxílio de todos na escola, seja pela parte dos professores, alunos ou administrativos, a instituição abrange 1 biblioteca que possui com um rico acervo bibliográfico bem frequentado pelos alunos que está disposta num espaço muito pequeno, possuindo 1 mesa com 6 cadeiras; a biblioteca é separada por uma parede móvel, o que torna a sala dos docentes um lugar muito amplo, tendo 1 mesa grande com 10 cadeiras; 2 balcões extensos de canto, onde ficam os dicionários, e matérias pertencestes aos professores o ambiente é bem ventilado apesar do tamanho, porque possui 1 ar condicionado novo; 1sala de Tecnologia Educacional (STE) com 21 computadores antigos. 3TVs (20,29 e 32polegadas).

6.Salas de aula:

A escola dispõe de 6 salas de aulas, onde estas atendem normalmente o turno noturno, porém, pela tarde, se faz necessárias algumas adaptações nas salas de leitura, visto que são 7 turmas. Todas as salas estão em perfeito estado de conservação, pois, são reformadas pelo menos a cada 3 ou 4 anos; possuem ar condicionado e ventiladores novos; lousa digital; cortinas paras as janelas; são forradas com gesso; a pintura está conservada; algumas paredes apresentam rabiscos, figurinhas coladas, pelos próprios alunos. Ao lado da lousa de cada sala está colado o horário das aulas e alguns avisos importantes postos pela coordenadora.

 Cada sala possui em média 30 carteiras novas, sufi entes para fazer a lotação pelos estudantes. Cada sala compõe basicamente 28 alunos, ondes estes juntamente aos professores se mostram satisfeitos com o ambiente bem organizado e estruturado construído especialmente para atendê-los.

7.Banheiros:

Há 13 banheiros dispostos no espaço escolar onde: 6 são femininos; 6 masculinos e 1 na secretaria (para ambos). Todos os sanitários são utilizados por todos que se fazem presentes na escola sem nenhuma especificidade no que diz respeitos as divisões: corpo docente; corpo discente e administrativo. Todo esse problema se dá pelo fato de que não há banheiros suficientes para comportar todos. Num nível de repartição.

8.Espaço físico destinado a pratica da Educação Física:

Há 1 quadra de esportes coberta com redes nos quatros lados; nesse espaço há traves de futebol, tabelas de basquete e suportes para armar redes de voleibol que estão em bom estado para serem utilizadas; há também 1 de ping-pong; 1 gramado grande para alongamentos e jogos de vôlei.

9.Espaço (pátios, parque e outros):

O pátio da escola é bem arejado, de tamanho médio, possuindo bancos de concreto com árvores envoltas; há escadas e rampas de acesso para entrada e saída.

10.Recursos pedagógicos:

Há 2 computadores novos e atualizados e 1 impressoras na secretaria; 3 TV de 20, 29 e 32 polegadas e 21 computadores antigos juntamente com 4 notebooks e 1 lousa digital na Sala de Tecnologia Educacional para o auxílio dos professores em suas atividades; internet com e sem fio; 3 armários; 1 prateleira onde está exposto o acervo da TV escola; 1 multimídia; 2 data show; 3 projetores pro infointegrados; 2 caixinhas de som; 2 caixas grandes de som; 1 mesa de som; tela de projeção com suporte; câmera digital; 2 microfones; 1 globo terrestre; 1 mapa-múndi; 1 microscópio também utilizado na STE, visto que não há um lugar específico para usá-lo; Na biblioteca há: sólidos geométricos; 1 torso do corpo humano; 2 esqueletos; 1 conjunto de lupas de mão; material pedagógico específico para a disciplina de matemática; revistas; dicionários de língua portuguesa e língua inglesa; clássicos infanto-juvenil; clássicos literários, e gibis.

A escola não possui laboratório de experimentos e pesquisas. Para que seja possível o professor utilizar qualquer um dos recursos acima mencionados, é necessário um agendamento com a coordenadora para assim a mesma ter um controle de quem está utilizando tais recursos e para quais finalidades afins. A sala de tecnologia é um espaço bem utilizado, atendendo assim, todos os estudantes tanto do turno da tarde quanto o da noite (EJA).


III. ESTRUTURA ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA: 
1. Corpo docente:

A escola possui 24 docentes em regência. Todos lecionam em mais de uma série, de acordo com a repartição a seguir:

6ª série = 9 professores.

7ªsérie= 9 professores.

8ªsérie = 9 professores.

9ªsérie= 9 professores.

1º EM=13 professores.

2ºEM= 13 professores.

3ºEM=13 professores.

EJA= 6 professores.

Todos os 24 professores da instituição, possuem pós-graduação (Lato sensu-Especialização); 22 obtém pós-graduação (Strictu-sensu-Mestrado/Doutorado); 4 possuem pós-graduação (Stricto sensu-Mestrado). Não há nenhum professor (a) substituto (a).

1.2 Coordenação pedagógica:

A escola possui 1 coordenadora pedagógica, onde esta serve como uma ponte de ligamento, sendo mediadora da relação: aluno-diretor — professor. A função da coordenadora pedagógica é acompanhar e orientar de uma maneira integral todas as ações e trabalhos dos professores para com seus alunos, focando sempre na aprendizagem dos estudantes; coordenar as atividades do Conselho de classe que ocorre mensalmente e a mesma necessita encontrar recursos e também dar sugestões para a inovação da prática escolar a fim de que se tenha novas idealizações de como proceder nas questões ligadas ao corpo docente, administrativo e no geral.

A coordenação da instituição a qual foi observada por mim, se encontra dentro da própria secretaria, pois, não há um espaço especifico na escola para esta prática. Esta área é um lugar com a finalidade para discussões, criticas, opiniões e reuniões e sempre focando na aprendizagem do aluno e em meios para incrementá-la cada vez mais.

Sabemos que, numa rede de ensino, o coordenador, faz/ realiza muitas tarefas afins, que outras pessoas poderiam fazer, mas na correria do dia a dia a mesma nem se dá conta do tanto de coisas que fez e resolveu em nome da escola. Dessa maneira, para que as metas sejam alcançadas no ambiente escolar, é preciso a troca de conhecimentos, críticas, opiniões sobre o aprendizado e desenvolvimento escolar entre a direção, professor e coordenador considerando também opiniões da Associação de Pais e Mestres. Todos trabalhando em sintonia para tornar a instituição um lugar prazeroso, organizado e correto, para acolher os estudantes e obter bons resultados de seus esforços.

IV – PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 
·
Objetivos gerais da Escola:

  • Garantir aos estudantes a oportunidade de aprendizagem, redirecionando ações significativas e diversificadas de modo que as dificuldades diagnosticadas sejam superadas; oferecer atendimento individualizado, observando com mais detalhes a real dificuldade de cada estudante, para ajudá-lo a melhorar;
  • Entusiasmar o corpo docente a desenvolver práticas pedagógicas atrativas, aproveitando diversos recursos e ambientes de aprendizagens para fomentar um trabalho de qualidade; respeitando o espaço de cada um; suas crenças e valores, para que estes de tornem pessoas melhores a cada dia;
  • Encorajar o estudante ao redirecionamento de atitudes comportamentais que os impedem efetivamente de aprender e aproximar: professor e aluno, para a reconstrução de atitudes afetivas do cotidiano;
  • Formar com o corpo discente um espaço de respeito em todos os sentidos que se enquadram, desde a ciência, ao patrimônio do estado; a arte e principalmente respeito ao seu próximo;
  • Conscientizar a população juntamente com a comunidade escolar, o quanto é importante e significativo a inclusão de alunos especiais nas escolas, pois, são crianças normais assim com as demais, só precisam de uma atenção a mais.

. Filosofia / Missão da Escola:

A escola é sem dúvida um alicerce importante em relação aos redutos morais da sociedade. A Escola Estadual Emannuel Pinheiro juntamente ao grupo de pais e mestres, visam preservar o indivíduo em sua totalidade, focando sempre no bem-estar de toda a comunidade escolar. Desejam tornar o estudante um cidadão seguro de suas escolhas; preparados para obterem cada dia mais aprendizado; ativo em nossa sociedade democrática e participativo nas questões sócias, mas sem deixar de respeitar seu próximo e não esquecer os valores éticos e morais aos quais foram e estão sendo ensinados. Cabe aos educadores o papel de oferecer aos estudantes inovações na questão do aprendizado e também oferecer um espaço confiante e  acolhedor para que eles se sintam seguros e mais resistentes para enfrentar seus problemas.

· Concepções assumidas (Educação, Homem, Professor, Aluno, Escola, Sociedade, Mundo):

A escola Estadual Emannuel Pinheiro, tem a percepção do quanto a educação é muito importante e indispensável para a sociedade, pois, esta é uma base indispensável, para formar crianças e jovens em cidadãos do bem e capazes de detectarem o quanto são importantes e essências dentro da sociedade. Por essa razão, a instituição está sempre conscientizando os professores a procederem suas ações e seus conhecimentos para com os alunos de maneira sólida, eficaz e propícia, como a abordagem de temas importantes que estimulam os jovens e adolescentes enquanto cidadãos no que diz respeito às drogas, desigualdades e preconceitos. Esta instituição está sempre estimulando a comunidade a participação ativa dos projetos realizados pela coordenação pedagógica junto a direção e junta, mostrando a eles os problemas que surgem e os métodos aplicados para os mesmos serem resolvidos; incentivar tanto os alunos quanto a população a prática de esportes e culturas para que se idealize novos vínculos de amizade;

É dever da Escola Estadual Emannuel Pinheiro, realizar projetos, implantarem novos métodos para ajudar os alunos como um todo a se sentirem mais seguros e superar todas as adversidades que surgirem pelo caminho. Tal dever, com certeza trará benefícios para todas as áreas presentes na instituição, deixarão os alunos mais seguros ativos e fortes em suas decisões na sociedade.

· Tendência educacional:

 A instituição segue as diretrizes aplicadas pelo MEC (Ministério da Educação). Por conta disso, as tendências aplicadas na escola são muito diversificadas, pois, cada um segue suas opiniões e princípios, claro que, sem deixar de respeitar a raiz desse processo. Todos trabalham em equipe juntamente com o apoio da comunidade escolar e população, acarretando em muitos benefícios para a rede de ensino, não apenas financeiramente, mas também no campo da educação e conhecimentos.


· Relação entre os objetivos da Escola, as concepções e tendências educacionais escolhidas com os planos de ensino desenvolvidos (analisar 01 plano de ensino de Língua Portuguesa):

Os objetivos propostos para as disciplinas de acordo com a análise feita do plano de aula da professora, é de que o aluno tenha um conhecimento mais específico sobre a nossa Língua Portuguesa no que tange a gramática e suas regras juntamente com a textualidade e produção de textos, que estão em constantes transformações. As professoras visam trabalhar a oralidade de seus alunos por meio de textos já feitos e também produzidos e lidos por eles e não menos importante o aperfeiçoamento da gramática.

Os conteúdos são organizados de forma clara e divididos em partes para serem ministrados separadamente, a fim de que, os alunos possam assimilar melhor o que está sendo passado e ensinado. As metodologias aplicadas são Sempre as mais corretas, pois, as mesmas visam na participação ativa dos alunos. A professora passa e explica os conteúdos na lousa, instigando os alunos a participarem e interagirem na aplicação dos conteúdos e atividades. Essa prática utilizada, levara o aluno a responder seus exercícios, produzem textos e utilizarem a criatividade. Após a explicação dos conteúdos e atividades passadas, a educadora faz revisões para a prova, tirando todas as dúvidas que os estudantes tiveram durante a realização das aulas anteriores.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com