TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Preconceito Linguístico - Nordeste

Por:   •  8/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  1.496 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1) Faça uma pesquisa na internet elencando três conteúdos (vídeos, textos jornalísticos, literários) que demonstram preconceito linguístico. Em cada conteúdo pesquisado, você deve descrever como e por que o preconceito linguístico se manifestou, justificando com base nas noções de preconceito linguístico delineadas no minicase.

Por exemplo, se o conteúdo selecionado por você for uma imagem (cartaz, foto etc), descreva de que forma aquela imagem é um exemplo de manifestação de preconceito linguístico, ou seja, se for uma pessoa corrigindo a outra pela forma como ela fala determinada palavra, você precisa justificar que essa é uma manifestação de preconceito linguístico, porque não há certo ou errado em situações comunicativas informais, toda forma de comunicação é a comunicação efetiva. Se a forma como a pessoa se comunicou foi utilizada por outra pessoa como forma de opressão, portanto, houve preconceito linguístico.

[pic 1]

Sabe- se que no Brasil tem diferenças culturais enormes entre cada região e desde a época colonial o Norte e principalmente o Nordeste sofre com preconceito linguístico já que é visto como culturalmente inferior. O preconceito linguístico no nordeste é uma das vertentes da xenofobia em que começa desde o sotaque até o rotacismo tornando expressões pejorativas muito conhecidas como "cabeça chata", "baiano", "paraíba", "mulher macho" entre outros.

Não existe uma unidade linguística no Brasil porque a língua foi adaptada às diferentes regiões tendo como fato que cada povo traz consigo sua cultura peculiar. Apesar de que a norma culta, por ser de prestígio social é tratada como a língua correta, e as demais como inadequadas fazendo com que os nordestinos tenham a sua capacidade questionada refletindo negativamente em suas vidas.

Um exemplo de aplicação de narração são os quadrinhos e cordéis de modo informal, já formal e explicativa tem as reportagens e documentários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (220.2 Kb)   docx (185.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com