TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O livro de São Bernardo

Resenha: O livro de São Bernardo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  Resenha  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 4

O presente trabalho é sobre o livro São Bernardo, onde pesquisei na internet sobre assuntos, como locais e tempos históricos em que aparecem no livro, o que tornou a leitura do mesmo mais fácil, em certo ponto.

O objetivo deste trabalho é mostrar, contar e explicar as situações envolvidas no livro.

Este est organizado em nove partes, para maior compreensão dos fatos.

A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica do livro, que buscamos retirar trecho da obra para representar e afirmar minhas buscar na internet.

Para resumo das nove partes, primeiramente identificamos o livro, analisando todo o conteúdo.

Analise do enredo, analise do foco narrativo, analise do tempo, analise do espaço, analise das personagens e comentário final.

Assim finalizando a apresentação deste trabalho, gostaria de afirmar que todo conteúdo expresso neste foi retirado da própria obra e reforçado com conteúdos da internet.

Identificação literal

Nome do livro: São Bernardo

Autor: Graciliano Ramos

Editora:

Ano de publicação: 1934

Dados biográficos do autor:

Graciliano Ramos nasceu no dia 27 de outubro de 1892, na cidade de Quebrangulo, sertão de Alagoas, filho primogênito dos dezesseis que teriam seus pais, Sebastião Ramos de Oliveira e Maria Amélia Ferro Ramos. Viveu sua infância nas cidades de Viçosa, Palmeira dos Índios (AL) e Buíque (PE), sob o regime das secas e das suas que lhe eram aplicadas por seu pai, o que o fez alimentar, desde cedo, a idéia de que todas as relações humanas são regidas pela violência. Em seu livro autobiográfico "Infância", assim se referia a seus pais: "Um homem sério, de testa larga (...), dentes fortes, queixo rijo, fala tremenda; uma senhora enfezada, agressiva, ranzinza (...), olhos maus que em momentos de cólera se inflamavam com um brilho de loucura".

Análise do enredo

No livro São Bernardo o principal tema gira em torno da época do autor principalmente, trata de ciúmes, obsessão, raiva, ódio, desespero e fraqueza da alma humana. Todos estes temas muito relacionados á nossa dificuldade de conviver com os outros.

A organização da narrativa se dispõem em 3 partes o inicio, o meio e o fim. Mostrando como Paulo Honório virou dono da fazendo São Bernardo.

Os principais conflitos da narrativa é a constante discussão no começo, entre Paulo e seu Mendonça, mas depois de sua morte a discussão passa para Madalena com quem se casa na metade do livro para frente, Paulo tem constantes crises de ciúmes para com Madalena e assim nascem os conflitos.

Análise do foco narrativo

Um narrador em 3ª pessoa :

Narrador- observador

______________________________________________________________________-

Análise do tempo

O tempo oscila entre o psicológico e o cronológico, pois Paulo lembra de coisas do passado.

Sim. Porque a partir da época pode saber como seria a historia, cada época mostra como as pessoas agiam e viviam.

Sim. Quando fala da vida dos personagens.

Espaço

A história se passa principalmente na própria fazenda, mas também tem fragmentos do livro que se passa na cidade e quando fala sobre a vida de cada personagem.

Sim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com