TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ortografia

Artigos Científicos: Ortografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  9.369 Palavras (38 Páginas)  •  889 Visualizações

Página 1 de 38

UNIDADE 1

Visão geral

Apresentação da disciplina:

Estamos o tempo todo nos comunicando. Seja em casa, com nossos familiares, no exercício profissional ou nas complexas negociações das corporações, nossas habilidades comunicativas são requisitadas e postas à prova a todo o momento. Uma comunicação eficaz é também um requisito essencial em todas as etapas da formação profissional.

Dividimos este material em duas Unidades e cada unidade em duas aulas web, resultando em quatro aulas web. O objetivo da primeira unidade é compreender a comunicação como um processo global, que envolve pessoas, culturas e valores. Tratamos dos desafios trazidos pela tecnologia, do processo de comunicação e seus elementos, e estudamos as variantes linguísticas e a norma culta da língua. A segunda parte da primeira unidade está focada nas competências linguísticas, fa-zendo uma reflexão sobre os usos da linguagem e da língua e estudando a oração, o período e o parágrafo. Apresentamos também as diferentes modalidades de texto, abordando de modo especial a argumentação. Resolvemos dúvidas gramaticais frequentes, como os problemas de regência verbal, emprego da crase e pontuação.

A segunda unidade aborda a produção de textos propriamente dita, reservando especial atenção ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009. Na segunda parte desta segunda unidade, faremos um estudo dos gêneros textuais, abor¬dando a linguagem e as convenções empregadas em textos que formam a base da comunicação nas empresas, como o e-mail, a carta comercial e o memorando. Tratamos também de textos que fazem parte da rotina administrativa das organizações e da prática da cidadania, como o acordo, a ata, o atestado, a declaração, a procuração e o recibo.

Objetivo da Disciplina

Levar o discente a:

• desenvolver competências e habilidades comunicativas, fornecendo conhecimento teórico e ferramentas práticas;

• compreender e utilizar textos e mensagens eficazes, para compartilhar valores e conhecimento.

Conteúdo Programático:

• O processo de comunicação: Comunicação verbal e comunicação não verbal; Comunicação e tecnologia; Elementos da comunicação; A comunicação eficaz; Variantes linguísticas; Figuras de linguagem; Vícios de linguagem; Considerações sobre a Linguagem.

• A linguagem e as competências linguísticas: Texto e contexto; Modalidades de texto; Os textos como ferramenta de cidadania; A compreensão do texto; A competência do leitor; O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa; Dúvidas gramáticas I.

• Rumo à produção de textos: Coordenação e subordinação; A qualidade do texto; Convencendo o interlocutor; Relatórios e monografias.

• Os gêneros textuais: Procedimentos básicos; Dúvidas gramaticais II; Correspondência empresarial (e-mail, carta comercial e memorando); Acordo, ata, atestado, aviso, bilhete, circular, convocação, declaração, procuração, recibo, requerimento.

Metodologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das Teleaulas de forma expositiva e interativa (chat - tira dúvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexão e Web Aulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em fórum, atividades práticas e estudos independentes (autoestudo), alem do Material Impresso por disciplina.

Avaliação Prevista:

O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a tele-aula, participação no fórum, produção de texto/trabalho no portfólio, realização de duas avaliações virtuais, uma avaliação presencial embasada em todo o material didático, tele-aula e web aula da disciplina.

WEB-AULA 1

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Para iniciarmos nosso estudo, vamos ler, a seguir, o artigo “Senhor das letras”, de Sylvia Colombo, publicado no jornal Folha de S. Paulo, de 29 de dezembro de 2008, disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u484105.shtml, que narra uma divertida história do gramático Evanildo Bechara.

Senhor das letras

Evanildo Bechara tinha 11 anos quando cometeu seu primeiro erro de tradução. Viajando de Pernambuco para o Rio de Janeiro, de navio, o garoto que se tornaria um dos gramáticos mais famosos do Brasil fez uma parada em Salvador.

Entrou num restaurante e pediu um vatapá. O garçom perguntou como ele queria o prato. Bechara respondeu: “bem quentinho”, como era costume fazer-se em sua terra para determinar a temperatura da comida. Acabou tendo de engolir um bocado com muita pimenta. Foi então que as lágrimas brotaram de seus olhos.

“Aprendi na pele que ‘bem quentinho’, na Bahia, era “bem apimentado. Por conta desse episódio e de outros que vivi quando minha família me mandou para o Rio para estudar, passei a me interessar pelas diferenças que a língua portuguesa tem em diferentes lugares. Aí virei professor, viajei, dei aulas no exterior, lancei meus livros e cheguei aqui”, resume. Bechara, 80, hoje ocupa a cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras, para a qual foi eleito em 2000.

Todos nós conhecemos histórias parecidas: afinal, estamos nos comunicando todo o tempo. O episódio mostra que a comunicação não é um processo mecânico, em que uma informação simplesmente é transmitida de uma pessoa a outra.

O episódio que ficou na memória do professor Bechara mostra que a comunicação está inserida num contexto maior – a sociedade, a cultura e os valores da qual faz parte. A situação de comunicação envolve a língua que utilizamos, nossos hábitos, as pessoas e até o gostinho do vatapá!

COMUNICAÇÃO VERBAL E COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL

A comunicação não se faz apenas por meio da língua, que denominamos código verbal. Usamos também os gestos, o tom de voz, as roupas para nos comunicar.

Podemos lembrar outra situação corriqueira: o trânsito engarrafado às seis horas da tarde numa grande metrópole. É véspera de feriado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com