TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldade De Aprendizagem Em Ortografia

Pesquisas Acadêmicas: Dificuldade De Aprendizagem Em Ortografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2013  •  1.583 Palavras (7 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 7

Como diminuir as dificuldades de aprendizagem e em sala de aula

Luciana Cláudia de Castro Olímpio

vicente.martins@uol.com.br

Uma das tarefas primordiais dos professores de Língua Materna – Língua Portuguesa – e, em especial, dos alfabetizadores é a formação do leitor e escritor competentes. Enfatizo a importância dos alfabetizadores, pois são eles os primeiros responsáveis pelo contato sistemático das crianças com a língua escrita.

Neste artigo, faço algumas reflexões sobre leitura, escrita e ortografia, na tentativa de sugerir estratégias que norteiem o professor para orientar o aluno na construção de uma escrita coerente e ortograficamente correta, como também na formação de uma leitura significativa, aquela que envolve a compreensão do sentido global do texto e ultrapassa a decodificação mecânica de palavra por palavra, letra por letra, que ao invés de ajudar, faz é atrapalhar.

Com esse objetivo, proponho alternativas de trabalhos com textos e didáticas para implantação tanto no ensino fundamental como para o ensino médio, baseadas nas idéias de Frank Smith ( “Compreendendo a Leitura”, fornecido pela biblioteca Vicente Martins), João Vadeley Geraldi (“Prática da Leitura na Escola”), Nadja da Costa R. Moreira ( “Orientações para o Ensino da Leitura”) e outros mais citados na bibliografia, em que enfatizam o desenvolvimento das habilidades de raciocínio de leitura e escrita.

Leitura

Todas as estratégias de ensino da leitura são válidos, só basta que os professores saibam e transmitam aos alunos o real conceito, função e importância do saber ler para construir leitores críticos e participativos. Um dos processos para este acontecimento é o docente avaliar de forma coerente a leitura dos alunos para obter resultado e saber ensiná-los com eficiência.

escrita

Para que ocorra o aprendizado da escrita é necessário que se compreenda a real função dela. Função esta que é muitas vezes ignorada pelas escolas por elas terem o único objetivo de os alunos aprenderem redação. Assim afirma Kaufman (1995, p. 51):

“ O absurdo da escola tradicional é que se escreve nada para ninguém. Todo o esforço que a escola tradicional pede à criança é o de aprender a escrever para demonstrar que sabe escrever.”

A ortografia é importante dentro de um texto, mas não se deve fazer drama em cima dos erros ortográficos e sim a partir deles tentar ajudar os alunos. São muitos os procedimentos para orientar os discentes para não escreverem errado.

A leitura e a escrita são muito importantes na aprendizagem da ortografia, pois quanto mais o aluno ler e produz texto, mais ele entra em contato com as palavras e consequentemente aprende, sem a imposição ou os recadinhos, muitas vezes negativos, de certos professores tradicionalistas que acabam desmotivando o aluno não só a deixar de produzir os textos por acharem que não sabem escrever, como também de perderem a oportunidade de aprender a escrever corretamente.

CONCLUSÃO

Para Condemarín e Medina (2005, p. 67) “A ortografia não constitui um aspecto separado do conjunto do texto; ao contrário, para que os alunos avancem em suas competências ortográficas, é necessário que considerem o conjunto do que escreverem, dado que muitas vezes os erros ortográficos decorrem de uma má percepção dos aspectos pragmáticos, semânticos e morfossintáticos do texto...”

Resumindo, sem contrariar as idéias do escritor escolhido, a ortografia, a leitura e a escrita estão interligados, ou seja, para aprender a ler, precisa-se da ortografia, para aprender a escrever, precisa-se da leitura e da ortografia e assim sucessivamente.

As dificuldades na leitura, na escrita ou na ortografia só irão melhorar quando boa parte dos professores de Língua Portuguesa, preocuparem-se com o verdadeiro aprendizado do aluno e deixarem um pouco de lado os planos que não são compatíveis aos níveis dos discentes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CONDEMARÍN, Mabel; MEDINA, Alejandra. Avaliação Autêntica: um meio para melhorar as competências em linguagem e comunicação. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2005

GERALDI, João Vanderley (org). O texto na sala de aula. 3ª ed. São Paulo. Ática, 1999.

KAUFMAN, Ana Maria Rodriguez. Escola, Leitura e Produção de Textos. Tradução Inajara Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995

MOREIRA, Nadja da Costa Ribeiro. Orientações para o ensino da leitura. Revista de letras, nº 07 (1/2) UFC

SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolingüística da leitura e do aprender a ler. 4ª ed. Tradução de Daise Batista. Alegre: Artmed, 2003

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: possíveis intervenções psicopedagógicas na busca do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: possíveis intervenções psicopedagógicas na busca do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem

Este texto apresenta aspectos relativos à dificuldade de aprendizagem, e busca através da psicopedagogia verificar as possíveis intervenções para melhorar o processo ensino aprendizagem, e quem sabe poder tornar a aprendizagem mais significativa e prazerosa.

No primeiro semestre do ano de 2009, cursando o 5º período do curso de pedagogia, em campo de estágio desenvolvendo a prática pedagógica como orientadora educacional, deparou-se com situações em que foi possível detectar vários alunos com “problemas de aprendizagem”. Estes alunos possuem padrões de desenvolvimento inferior ao esperado. Com um ritmo diferenciado, possuem um raciocínio lógico matemático lento, dificuldade na leitura e escrita e pouco entrosamento com os colegas, demonstrando ás vezes comportamentos agressivos e falta de concentração nas atividades propostas. ¬¬¬ Estes alunos muitas vezes são rotulados como alunos difíceis, preguiçosos, rebeldes e que só pensam em brincar.

Por isso, achou-se importante buscar auxilio através de bibliografias como: Piaget (1976), Fernandez (2001) Scoz (1998) dentre outros, na intenção de tentar promover alternativas para melhorar o problema que tanto nos aflige enquanto educadores, com a intervenção de uma ação psicopedagógica sobre o problema de aprendizagem. Pois, as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com