TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRONOME

Seminário: PRONOME. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  Seminário  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  1.968 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Pronome:

Pronome é a classe de palavras que substitui o substantivo (nome). Tem a finalidade de indicar a pessoa do discurso ou situar no tempo e espaço, sem utilizar o seu nome.

Pronome substantivo é aquele que desempenha a função de substantivo. Exemplo: Ela é minha convidada.

Pronome adjetivo é aquele que acompanha ou modifica um substantivo. Exemplo: Minha caneta é azul, aquelas canetas são azuis.

Os pronomes variam em gênero, número e pessoa.

Os pronomes possuem várias características: formam vários sistemas morfológicos fechados (eu, tu, ele/ela, etc; meu/minha, teu/tua, seu/sua, etc.); na sua maioria aceitam, como os nomes, morfemas de gênero e número; atuam por alusão a algo já mencionado ou implícito na mensagem ou no contexto linguístico ou extralinguístico, mantendo, mesmo quando isolados, uma base semântica genérica com capacidade de se referirem a outra realização léxica, etc.

Pronomes de tratamento

Os pronomes de tratamento indicam o tratamento formal ou informal: Você, Vossa Excelência, Vossa Majestade...

Pronomes relativos

Pronomes relativos são aqueles que se referem a um termo mencionado anteriormente: cujo, o qual, as quais, quem... Estabelecem uma relação entre aquilo a que se refere e a afirmação que vai ser feita a seu respeito.

Pronomes pessoais

Os pronomes pessoais representam as pessoas do discurso (primeira, segunda ou terceira): eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas. Também são pronomes pessoais as formas que servem de complementos (me, mim, comigo, nos, conosco; te, ti, contigo, vos, convosco; o, a, lhe, se, si, consigo, os, as, lhes).

Pronomes demonstrativos

Pronomes demonstrativos indicam a posição de algo, situando no espaço e tempo: este, isso, aquilo... Estes pronomes estabelecem uma relação entre o que representa ou determina e os três âmbitos do discurso: este, essa, aquele, etc.

Pronomes possessivos

Pronomes possessivos exprimem a noção de posse de algo: meu, teu, sua, vosso... Indica aquele a quem pertence aquilo que é referido no discurso.

Pronomes indefinidos

Pronomes indefinidos indicam a quantidade do que representa de modo vago ou impreciso: ninguém, alguém, qualquer...

Pronomes interrogativos

Pronome interrogativos servem para formular uma interrogação. Normalmente se trata de um pronome relativo usado para interrogar: quem, que, qual...

Pronomes oblíquos

Os pronomes oblíquos atuam como complemento direto ou indireto: me, te, lhe, se, mim, ti...

O significado de Pronome está na categoria: Língua Portuguesa

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com