TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pluralidade E Multiculturalismo

Artigos Científicos: Pluralidade E Multiculturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 3

DISTINÇÃO DE PLURALIDADE E MULTICULTURALISMO

PLURALIDADE: A Pluralidade Cultural faz do mundo um lugar rico em culturas, que são as tradições, os costumes, os valores, as crenças, a educação, enfim, tudo o que é criado pelo homem. Podem ser classificadas em: Religião – Católicos, protestantes, islâmicos, outros; Nacionalidade – Brasileiros, japoneses, italianos, outros; ou de Cor – Brancos, negros, amarelos, mulatos, entre outros. Favorecimento do conhecimento e a valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, as desigualdades socioeconômicas e a critica as relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, possibilitando o conhecimento do Brasil como um país complexo e multifacetado. As culturas humanas criaram modos de, viver coletivamente, de organizar sua vida política, de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar, distribuir e trocar as riquezas que produzem. Desenvolveram linguagens, manifestações artísticas e religiosas, mitologias, valores morais, vestuários e moradias. O acumulo de experiências humanas que é patrimônio de todos nós, pois pode enriquecer nossa vida ao ensinar diferentes maneiras de existir socialmente e de criar o futuro. O desafio da Pluralidade Cultural é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mosaico étnico brasileiro e mundial, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural.

MULTICULTURALISMO: O Multiculturalismo descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou pais, com no mínimo uma predominante. Na América Latina e, particularmente, no Brasil a questão multicultural apresenta uma configuração própria. Nosso continente é um continente construído com uma base multicultural muito forte, onde as relações inter-etnicas têm sido uma constante através de toda sua historia, uma historia dolorosa e trágica principalmente no que diz respeito aos grupos indígenas e afrodescendentes. Uma das características fundamentais das questões multiculturais é exatamente o fato de estarem atravessadas pelo acadêmico e o social, a produção de conhecimentos, a militância e as políticas publicas. Há duas abordagens fundamentais do multiculturalismo: uma descritiva e outra propositiva. A primeira afirma ser o multiculturalismo uma característica das sociedades atuais; Podemos afirmar que as configurações multiculturais dependem de cada contexto histórico, político e sociocultural. A segunda concepção pode ser denominada de multiculturalismo diferencialista ou monocultura plural; Esta abordagem parte da afirmação de que se enfatiza a assimilação termina-se por negar a diferença ou por silenciá-la. Pode ser vista como fator de enriquecimento e abertura de novas e diversas possibilidades, ao demonstrarem que o hibridismo e a maleabilidade das culturas são fatores positivos de inovação.

AS VÁRIAS FORMAS DE ABORDAR AS DIFERENÇAS CULTURAIS

As culturas humanas promovem as suas crenças, valores morais, mitologias, artes em geral, influenciando e formando indivíduos a partir do que ele aprende e ensina. A diversidade dentro da espécie humana é a chamada "Pluralidade Cultural", que se resulta ao conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com