TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poesia Portuguesa

Resenha: Poesia Portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Resenha  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

A poesia portuguesa reflete a ideologia do povo portugues, é baseada na liberdade em relacao aos assuntos e as metricas.Nao se utiliza de ilusoes para encarar a realidade,cita as coisas como elas realmente são,não querendo atrair o negativo, apenas sendo realistas.

O reino de castela, que hoje é Portugal, demonstra grande conflito quando se trata de influencia externa.Nao se trata de um povo unido, mas nos momentos de guerra a uniao e a organizacao se mostram maiores do que qualquer outro fator, como as lutas internas.

O reino de Castela demonstra toda a sua hierarquia ao inlfuenciar os outros reinos.Possui uma area de influencia que se expandi pelo oceano e atingi todos os continentes.

A centralizacao politica precoce de portugal e sua imensa religiosidade faz com que o pais queira expandir o catolicismo pelo mundo.As cruzadas são um exemplo dessa motivacao de expansao crista, mas na realidade, a religiao era apenas um pretexto.A realidade era a busca por especiarias,era fortalecer o comercio.

Essa vantagem comercial sobre a expansao da fé causou critcas a Portugal, no entanto, o pais defende que o interesse mercantil não ficou a cima do religioso, apenas foi importante para custear a difusao do catolicismo.Os mercadores poderiam ser alvos de criticas já que sua única motivacao era a ambicao.

A Igreja deixa de ser imparcial e se mostra parte do poder ao se sujeitar à interferencia da Coroa.O jogo que a Igreja faz para obter seus interesses mostra o quao corrumpivel era essa instituicao.

A Igreja como instituicao é diferente do clero.Nao se deve confundir a parte e o todo, enquanto a instituicao era corrumpivel, o clero mostrava sua insatisfacao e revolta perante a administracao permicivel e parcial da Igreja.

A igreja desvinculou sua imagem da do estado quando fez uma oposicao,moderada, ao segundo reinado e contribuiiu de certa forma para a proclamacao da republica no Brasil.

Se a Igreja em portugal tinha uma minoria do clero relaxada em relacao aos valores catolicos, na colonia era maioria.No Brasil os catolicos corretos se tornaram excessoes, e os membros do clero que eram permissiveis aos abusos se tornaram uma extensao do poder do Estado, o que prejudicou sensivelmente a imagem da instituicao.

capitulo 4

A america espanhola recebeu uma enfase cultural e formou 10 vez mais alunos que a america portuguesa. Os registros do brasil mostram que poucos conseguiram chegar a universade de coimbra-Portugal para ter um ensino.Essa discrepancia entre americas demonstra claramente que o interesse nao era desenvolver o Brasil, e sim enriquecer portugal.

A imprensa criada muito antes na america espanhola é o resultado de uma ideologia diferente.Nessa america o enfoque cultural e social sobressaia.

Depois de mais de 200anos que havia imprensa na america espanhola, surge no bRasil uma grafica, mas q eh logo abortada pelo simples fato de oferecer riscos às ideias da Metropole, nao era seguro ter documentos recentes circulando pela colonia, ainda mais sem a vistoria da coroa.

11.652 era o numero de obras ja impressas na cidade do mexico quando se iniciou a imprensa aqui no Brasil, ressalta-se que só houve o inicio das graficas por conta da Coroa portuguesa ter se mudado para o pais.Outra prova do atraso é o fato de que da capital peruana sairam pelo menos 3948 titulos durante o periodo que no Brasil nem grafica existia.

O retardamento cultural do Brasil se deve ao fato da coroa portuguesa ter certo receio sobre a perda do dominio e da submissao dos colonos.Era necessario uma alienacao para que se mantivesse a ordem, assim, medidas foram tomadas a fim de deixar os 'rebeldes' longe dos subordinados.Uma dessas medidas dizia a respeito de Alexandre Humboldt que, segundo a coroa, tinha uma viajem suspeita.O alemao, natural de Berlim, foi acusado de ser um espiao perigoso, e mais tarde na historia, condecorado juiz em um assunto entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com