TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas de ead

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 7

Temos uma diversidade de teorias de aprendizagem , o que diferencia uma aprendizagem da outra é o modo como cada uma se manifesta e como elas são adquiridas.

Os pesquisadores elaboraram suas teorias através de longas pesquisas, observavam fatos reais ,estudavam suas hipóteses e procuravam certificar dessa teoria para anunciarem que estavam contribuindo para o progresso cientifico.

Nesse texto tenho como objetivo relatar superficialmente um pouco de algumas teorias de aprendizagem .

Inatismo – se fundamenta na concepção do ser humano inspirado no racionalismo e idealismo. O racionalismo se baseia que para chegar ao conhecimento é a razão , e no idealismo o real confunde se com o mundo das idéias e significados. Entende se no inatismo que o individuo é um sujeito fechado em si , nasce com certas aptidões, habilidades, conceitos , qualidades e conhecimentos em sua bagagem hereditária, nada é importante depois do nascimento, onde o homem já nasce pronto . No inatismo o individuo ao aprender , esta apenas aprimorando aquilo que é inato, mostrando que quanto menor for a interferência, maior será o desenvolvimento do individuo.

Empirismo- mostra que os indivíduos nascem com capacidade de aprender , elas precisam de participar das experiências no decorrer da vida para que se desenvolvam, a absorção do conhecimento externo. Acredita -se que as informações só se transformam em conhecimento quando passa a fazer parte do cotidiano do individuo. A mente é definida como tabula rasa, um espaço vazio a ser preenchido. As experiências são adquiridas através de nossos sentidos como aromas, texturas paisagens, objetos, descartando conhecimentos relacionados a religião, fé, mitos, crenças. Na visão de hoje ainda vemos o empirismo em algumas escolas como um produto que pertence ao professor .

Cognitivismo – Estuda o processo da mente relacionados aos mecanismos que levam a elaboração do conhecimento. Essa aprendizagem nos mostra como é a forma que as pessoas entendem , tem percepção da realidade em que vivem a partir das informações . No cognitivismo o conhecimento é fundamental , assim quando deparar se diante de algo que já aconteceu e já foi processado em sua mente , pode saber com maior ou menor precisão o que lhe pode acontecer.

Behaviorismo – dedica se ao estudo do individuo o ambiente e suas interações. Entre as ações do individuo e as estimulações do individuo com o ambiente. Assim o comportamento é entendido como interação individuo ambiente sendo o ponto de partida para uma ciência do comportamento. Ao se controlar os estímulos do meio ambiente o comportamento pode ser moldado. Essa corrente psicológica não aceita relação com aspectos filosóficos. Contempla o comportamento como uma forma reacional e funcional dos organismos vivos, estudando os comportamentos que podem ser observados. Watson dizia que o estudo do meio que envolve um individuo possibilita a previsão e o controle do comportamento humano.

Maieutica- Elaborada por Socrates, é uma teoria de aprendizagem que apresenta a frase “ Conhece – te a si mesmo, naquela época professores mercenários julgavam se muito inteligentes, e diziam que podiam falar sobre qualquer assunto , pois se julgavam portadores de um conhecimento universal. Então como a um homem não convém saber tudo , foi preciso mostrar que os discursos desses homens era de ilusão, assim Socrates criou um método de perguntar sobre algo, contradizendo-o, ele não produzia conhecimento mas argumentar as idéias vindas de seus interlocutores, perguntava mostrando as contradições do assunto, levando o interlocutor á descoberta da verdade mediante a uma serie de perguntas .

Assim Socrates, quando se tratava de adversários , ele ia tomando a atitude de um aprendiz e ia multiplicando as perguntas até que o adversário entrasse em contradição, obrigando a reconhecer sua falta de conhecimento. Já com os discípulos Socrates aumentava as perguntas a fim de que obter uma definição geral da questão. Ele ensinava a bem pensar para bem viver, onde o meio de alcançar a felicidade seria através da pratica da virtude que era adquirida com sabedoria.

Autopoiese – Capacidades dos seres vivos a produzirem a si próprio , onde as moléculas produzidas interagem com as mesmas que a produziram, ou seja a auto produção.

Varela Maturana diz que para definir os seres vivos como sistemas que produzem continuamente a si mesmos. A circularidade é uma ideia que esta presente na obra de Maturana e Varela, onde mostra a necessidade de reconhecer que existe uma serie de mecanismos de atenuação do conhecimento que ajudam a construir e são construídos, assim concluem que somos influenciados por fatores psicológicos, culturais e sociais. Para entendermos o que seria a natureza circular , é considerar a conexão entre o processo cognitivo e o fenômeno social que juntos são capazes de formar as unidades das relações humanas no seu processo de conhecimento, por exemplo quando acontece o julgamento de algo , isso é influenciado por o modo do individuo de pensar e agir ,diante da situação .O individuo age sobre o meio e assim o meio sobre ele, assim é a natureza circular, um processo de aprendizagem e conhecimento.

“ Talvez uma das razões por que se evita tocar nas bases de nosso conhecer é a sensação um pouco vertiginosa causada pela circularidade de se utilizar o instrumento de análise para analisar o instrumento de análise – é como pretender que um olho veja a si mesmo ( Maturana e Varela, 1995, p. 67.”

Construtivismo – O conhecimento não é dado, e nem algo que terminou, ele se forma pela interação do ser humano com o meio social e físico, assim se desenvolve a inteligência humana onde é determinado pelas ações mutuas entre individuo e meio que vive. Jean Piaget diz que “ é preciso agir sobre o objeto e transformá-lo”.

O construtivismo foi fundado por Jean Piaget ( 1896-1980) onde ele define como teoria do desenvolvimento do conhecimento em resultado de uma interação com o meio. Piaget diz que o individuo não é resultado do meio conforme a teoria behaviorista, o desenvolvimento é a relação entre fatores internos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com