TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Letras

Ensaios: Portfólio Letras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  3.006 Palavras (13 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 13

1- INTRODUÇÃO

Para que eu possa compreender melhor e me aprofundar sobre o curso de pedagogia, apresento neste portfólio as atividades: Avaliação Escolar, Ciências, Tecnologia e Educação, Fundamentos da Educação a Distância, Pesquisa e Prática Profissional - Materiais didáticos e a elaboração de um eco brinquedo.

Este Portfólio é importante para que eu possa estimular o pensamento reflexivo, incentivar a reflexão sobre a ação e permitir fazer conexões entre a teoria e a prática. Assim compreender que a formação e profissionalização de docentes são aspectos indissociáveis na forma de ingresso no campo de atuação, nas formas de organização e produção do trabalho escolar e nas perspectivas de crescimento e desenvolvimento profissional. O mesmo também é base para aprimorar os conhecimentos sobre a aprendizagem digital, visto que no momento em que as tecnologias de informação e comunicação revolucionam o mundo.

O portfólio então se trata de uma construção pessoal, que ganha forma através de uma seleção consciente e organizada dos livros estudados. Neste contexto, a configuração que cada indivíduo dá o seu portfólio, torna-o num trabalho pessoal que reflete as experiências vivenciadas ao longo do seu estudo. O ensino não pode se constituir na exceção à regra, principalmente quando é evidente que os acessos às redes, sejam internos, ou seja, a própria Internet, é cada vez mais democrática, e os equipamentos necessários são cada vez mais acessíveis.

As partes que iram compor este trabalho são: em PPP- Materiais didáticos, as definições de educação, ensino e pesquisa, e a importância dessas ações para a atuação do professor no contexto educacional. A descrição de como os recursos didáticos foi evoluindo ao longo da história da educação; a definição de material didático e a elaboração do eco brinquedo.

Em Ciências, Tecnologia e Educação conheci os vários tipos de leitores e em entrevista com alunos verifiquei qual desses eles mais se identificam, vi que pesquisar é um processo que objetiva entrar em contato com realidades desconhecidas ou pouco conhecidas, revelando suas características e peculiaridades, observando critérios específicos e com uma metodologia de trabalho. A atividade de pesquisa está ligada a várias instâncias, desde o desenvolvimento de novos conhecimentos, passando pela pesquisa diagnóstica nos mais diversos campos, até o abastecimento de dados e informações necessárias à elaboração do planejamento.

Os materiais didáticos vêm contribuindo para facilitar e melhorar a capacidade de apreensão do conteúdo. A preocupação é observar se os alunos também utilizam os recursos didáticos, uma vez que são aspectos que me chamou a atenção na necessidade deles manipularem os instrumentos e as ferramentas com os quais desenvolvem as suas aprendizagens. Os recursos podem estar na escola ou fora dela.

Função dos recursos didáticos:

• Fazem o aluno gostar de estudar, uma disciplina ou de um assunto;

• Quando o professor utiliza um cartaz para explicar algum conteúdo;

• Desperta interesse por parte do aluno e assim há mais incentivo;

• Sabe-se também que com material didático adequado fica mais fácil de compreender determinado assunto em estudo.

Materiais didáticos, evolução e aplicação:

1 - Meios de ensino de primeira geração: cartazes, mapas, gráficos, materiais escritos, exposições, modelos, quadro-negro, etc.;

2 - Meios de ensino de segunda geração: manuais, livros, textos de exercícios, testes, impressos, etc.;

3 - Meios de ensino de terceira geração: fotografias, filmes mudos e sonoros, discos, rádio, televisão, etc.;

4 - Meios de ensino de quarta geração: laboratório de língua, computadores.

Serão realizadas as atividades propostas no livro. E em Fundamentos da Educação a Distância veremos como a EAD foi implantada no Brasil, e as iniciativas sobre a educação a distância.

A elaboração do eco brinquedo Vai e Vem tem como objetivo geral

desenvolver e trabalhar o equilíbrio, expressão corporal, coordenação motora estimular o movimento, orientação espacial e atenção. Tem como objetivo específico interagir com os colegas de sala. Enfim este brinquedo desenvolve na criança o movimento, as relações sociais e afetivas.

2. ELABORAÇÃO DE UM ECOBRINQUEDO

Brincar e jogar são coisas simples na vida das crianças. O jogo, o brincar e o brinquedo desempenham um papel fundamental na aprendizagem, e negar o seu papel na escola é talvez renegar a nossa própria história de aprendizagem. O brincar existe na vida dos indivíduos, embora ao passar dos anos tenha diminuído o espaço físico e o tempo destinado ao jogo, provocado pelo aparecimento de brinquedos cada vez mais sofisticados e pela influência da televisão.

Ecobrinquedo - Vai e vem de garrafa PET.

Materiais:

- 2 garrafas PET de refrigerantes de 2 litros;

- 2 barbantes de varal de 3 metros de comprimento cada;

- 4 frascos de yakult, que sirvam de haste para as crianças segurarem;

- tesoura.

Como fazer:

- Cortar as garrafas ao meio e depois encaixar as partes de cima uma na outra. Em seguida, passe os barbantes de varal pelo corpo do brinquedo, sem deixar que eles se cruzem.

- Pegue os frascos do yakult e fixe nas extremidades para impedir que as garrafas batam nas mão de quem esta jogando. E agora é só brincar.

Cuidados tomados na confecção do ecobrinquedo:

- O material escolhido é seguro para o manuseio, não tem materiais cortantes, pontiagudos, não tóxicos e nem é pequenos.

- O brinquedo é para a faixa etária de 4 anos a cima.

- É um material que tem resistência e durabilidade, tem vida útil longa.

- O brinquedo pode ser usado na disciplina de artes e educação física.

- Há a aquisição de valores, porque tem a participação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com