TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portf. 2 "case Olympikus"

Pesquisas Acadêmicas: Portf. 2 "case Olympikus". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  2.072 Visualizações

Página 1 de 2

“Case - Olympikus”

1. Quais são os possíveis caminhos para a Olympikus não enfrentar as marcas internacionais?

Uma vantagem é o preço, por ser produzido aqui no país tem menos taxas e impostos, enquanto os importados tem o preço mais alto pra ser vendido devido ter mais taxas para pagar por ser internacional, além de ter tecnologia dos produtos internacionais. Por mais que os consumidores percebam a diferença dos preços, os produtos importados conquistaram o gosto dos brasileiros, por tanto, mais uma tática da Olympikus é ter “cara de produto estrangeiro”, assim fica no mesmo nível da concorrência estrangeira.

2. É possível replicar a estratégia da Olympikus em outros produtos de consumo com concorrentes globais?

Sim, é possível, o Sr. De Paula foi muito feliz em sua escolha quando usou a estratégia de deixar o seu produto com tecnologia estrangeira. Outras marcas também podem adotar esse tipo de estratégia, aplicando um serto investimento para ter ênfase estrangeira em seu produto, para isso devem pesquisar equipamentos e matérias primas que elevem a qualidade do produto, tentando não modificar tanto o seu preço.

3. Caso você fosse empresário do setor calçadista, qual caminho seguiria: Desenvolver marca própria ou produzir tênis com marca de terceiros?

Utilizando uma marca já existente é um caminho mais rápido porém o mais caro, como por exemplo a coca-cola ou IBM, o preço de uma dessas marcas pode ultrapassar 50 bilhões de dólares. Um outro caminho seria optar por uma marca não tão conhecida, investir em um marketing estratégico, com a marca sendo pouco conhecida tem poucos consumidores, mas após todo um trabalho para um grande reconhecimento da mesma, será possível uma melhor colocação no mercado sem gastar além do que possa ser investido para um bom desenvolvimento do produto. Para uma boa colocação no mercado, além de um bom investrimento, é preciso ter paciência e dedicação, pode levar muitos anos ate que sua marca seja recinhecida, será preciso muito trabalho e saber que pode ocorrer da marca não chegar no alvo desejado, sendo assim, eu optaria por investir em uma marca existente, depois de um bom desenvolvimento aplicar em uma marca própria, analizando todas as possibilidades existentes para obter um bom resultado.

4. É possível ter uma marca de tênis brasileira com atuação global, como propõe a Olympikus?

Sim, é possível, e a própria Olympikus está ai no mercado para provar essa afirmativa. Assim como os brasileiros, os estrangeiros também gostam de produtos importados, se a empresa tiver um preço que concorra com as outras do segmento uma boa qualidade, pode ganhar um mercado no exterior, tendo condições para investir no seu produto e no marketing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com