TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preconceito Linguístico

Dissertações: Preconceito Linguístico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  634 Visualizações

AULA TEMA 03:

A MITOLOGIA DOS PRECONCEITOS

LIGUÍSTICOS:Analise Da Variação Linguística No Brasil

Entende-se como preconceito linguístico o julgamento depreciativo contra determinadas variedades linguísticas. Segundo a linguista Marta Scherre, o "julgamento depreciativo, desrespeitoso, jocoso e, consequentemente, humilhante da fala do outro ou da própria fala" geralmente atinge as variedades associadas a grupos de menor prestígio social.

Etapa1:

Leitura do capitlo 1.

Etapa 2:

Primeiro mito “O português do Brasil apresenta uma unidade surpreendente”

O autor Marcos Bagno afirma que "o monolinguismo é uma ficção"E isso é fato pois não existe nenhuma língua no mundo que seja uniforme,'una' toda língua falada apresenta variação em todos o seus níveis estruturais (fonologia,morfologia,sintaxe,lexico,etc.)Por isso que o monolinguismo é uma ficção pois não existe.

Etapa3:

Segundo mito “Brasileiro não sabe português | Só em Portugal se fala bem português”

Esse preconceito propaga se que nós brasileiros não falamos bem o português ao contrario de Portugal,quando ambas são diferentes.

No terceiro mito “O Português é muito dificil”Porque as regras que aprendemos não são iguais a de Portugal,por isso á dificuldades que encontramos em falar o Português do Brasil.

Etapa4:

O mito 4 “As pessoas sem instrução falam tudo errado” ocorre uma desconstrução atraves do quadro pois quadro mostra uma versão estigmatizada,considerada até mesmo no sinal “atraso mental”das pessoas que falam assim,mas simplesmente de um fenómino fonético que contribuiu para formação da própria norma padrão da Língua Portuguesa.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com