TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevenção ao Suicídio de Jovens e Adolescentes no Brasil

Por:   •  13/3/2019  •  Dissertação  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 2

Texto dissertativo argumentativo

Prevenção ao suicídio de jovens e adolescentes no Brasil

Na série “13 Reasons Why”, da Netflix, conta a história de uma jovem chamada Hanna Baker, que se suicidou enquanto cursava o ensino médio. Já na vida real, essa é uma realidade que vem crescendo na sociedade atual, principalmente no Brasil por causa de eventos negativos da vida que colocam o adolescente em situação de vulnerabilidade.

Observa-se que, o aumento do suicídio acontece especificamente na população mais jovem, que hoje é considerado um fenômeno mundial. De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo, e um dos principais motivos de risco para a autodestruição é a utilização de drogas e também atos de violência física ou psicológica, como o “bullying”.

Pode-se mencionar também outro fator que faz com que leve uma pessoa a cometer uma ruína coma sua própria vida, a depressão, que faz com as pessoas se sintam mais individualizadas. Muitas vezes, se juntam a grupos em redes sociais que auto alimentam esse pensamento de morte e deixam os jovens mais vulneráveis a questão de suicídio, como por exemplo, o jogo da Baleia Azul, mais conhecido como o jogo da morte, que tem prendido os jovens cada vez mais cedo nesse universo paralelo.

Em vista dos argumentos supracitados, faz-se necessário que medidas possam ser tomadas para prevenir o suicídio de jovens e adolescentes no Brasil. É importante que os pais fiquem atentos tenham o contato com os filhos para que saibam o que estão fazendo na internet, mantendo assim um diálogo entre pais e filhos constantemente. As instituições de ensino, em parceria com o Ministério da Saúde, podem ajudar nisso, promovendo palestras, espaço de diálogo e até projetos que envolvam tais assuntos, para que amenizem comportamentos de isolamento e mudanças abruptas de atitudes, estimulando na autoestima e que ajudem na contenção desse problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com