TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caminhos Para Prevenir o Suicídio Entre os Jovens do Brasil

Por:   •  10/3/2019  •  Dissertação  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

Caminhos para prevenir o suicídio entre os jovens do Brasil

Ao longo dos anos, o crescimento da taxa de suicídio de jovens brasileiros entre 15-29 anos vem aumentando de modo alarmante. O suicídio é um tema sem muita repercussão dentro do Brasil, poucos tem conhecimento sobre  o assunto.

 Segundo dados de 2014 da OMS, no mundo, 800 mil pessoas cometem suicídio ao ano. O número de tentativas é ainda mais assustador: para cada caso de óbito, 20 outras tentativas são registradas.

 O Brasil é o 8º país na lista de casos: foram 11.821 casos registrados em 2014. É a segunda causa de morte, ficando apenas atrás de acidentes de trânsito.

Estados do Centro-Oeste e Norte têm a taxa de suicídio de jovens maior, num fenômeno que os especialistas costumam associar aos suicídios entre indígenas: Mato Grosso do Sul (13,6) e Amazonas (11,9).

 Pessoas que têm esse desejo, na verdade, têm sede de viver, mas dificuldades em enfrentar seus problemas. Querem acabar com os problemas, e não com a própria vida, mas não encontram outra solução para isso, então acabam por cometer suicídio.

 O assunto é um grande tabu para muitos, temido em vários ambientes, desde escolas, família, trabalho. Em muitos casos, os sinais são silenciosos, e por isso, a atuação da família, ou mesmo de um profissional, é mais difícil.

 A solução para evitar tais acontecimentos, é recomendado acompanhamento com um psicólogo e, também, visitar/falar com centros especializados. Há diversos centros brasileiros de prevenção do suicídio. O mais comum deles é o CVV (Centro de Valorização da Vida), que atende por chat, ligação, e-mail e até mesmo pelos postos espalhados por todo o Brasil. A meta até 2020 é conseguir diminuir em 10% o índice de casos. 

A expansão e divulgação destes centros é essencial, com mais pessoas sabendo sobre, mais pessoas teriam suporte e ajuda com o problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com