TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Civil

Trabalho Escolar: Processo Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  280 Visualizações

Conforme Jacques d’Adesky (2001, 137), há uma escala vertical de valores de raça, na qual o branco ocupa o topo e o negro ocupa o ponto mais inferior. Os pontos intermediários são preenchidos por termos como mulato, moreno, sarará etc. Assim, a discriminação manifesta-se sempre contra um nível mais inferior dessa escala. Muitos mestiços procuram classificar-se com termos "amenizadores". Referir-se a si mesmo com termos como "moreno" é uma forma de elevar-se na escala, aproximando-se do branco e distanciando-se do negro. Essa tendência de tentar ser menos negro demonstra a não aceitação de sua própria raça.

O desafio mais crítico para aqueles que lutam contra o racismo no Brasil está justamente em convencer a opinião pública do caráter sistemático e não-casual dessas desigualdades; mostrar a sua reprodução cotidiana através de empresas públicas e privadas, através de instituições da ordem pública (como a polícia e os sistemas judiciário e correcional); através das instituições educacionais e de saúde pública. Só assim pode-se esperar levantar o véu centenário que encobre as dicotomias elite/povo, branco/negro na sociedade brasileira. Conforme ANTONIO SÉRGIO ALFREDO GUIMARÃES.1995.p43

Até hoje ninguém foi punido por crime de racismo, muito pelo contrário, casos de flagrante de racismo são caracterizados em outros capítulos das leis penais pelos próprios advogados das vítimas como contraveção penal, que só assim têm chances reais de ganhar as causas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com