TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas do letramento aula tema de 01 a 04

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Práticas do Letramento

Aula-tema 05: A influência dos interlocutores nas práticas de letramento.

NOME

Rogério Moreira Silva

RA

4473891502

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Práticas do Letramento

Aula-tema 05: A influência dos interlocutores nas práticas de letramento.

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina de Práticas do Letramento, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Muriel Zepon).

Anhanguera Educacional

2015

Aponte pelo menos 02 (dois) desses indícios, em forma de um texto (fonte Arial 12, espaçamento 1,5), explicitando sua opinião sobre como a abordagem pedagógica voltada para o Modelo Ideológico de Letramento contribui para essa mudança na vida dos alunos.

O Modelo Ideológico de Letramento exige que as práticas de leitura e escrita de uma determinada comunidade devem estar ligadas aos seus aspectos sociais e culturais. Abordando não somente os aspectos técnicos e gramaticais, mas também a sua adequação ao cotidiano, a sua aplicação prática.

O fato dessa prática não estar focada somente numa abordagem teórica e formal, como acontecia no modelo Autônomo, já sendo apresentada e estudada em sua praticidade, facilita o aprendizado tornando-o mais consistente. Dessa forma, indo direto ao ponto, sem muitos floreios, com certeza o interesse será bem maior, o aluno precisa entender e conhecer a importância desse conhecimento e como ele será aplicado no seu dia a dia.

O conhecimento e o domínio da leitura e da escrita podem mudar a vida de uma pessoa de forma considerável - Aquele que adquire esse conhecimento pode entender melhor o que está sendo dito e é capaz e opinar criticamente sobre o assunto, poderá perceber a relevância do assunto, identificando sua finalidade e eficácia, já que conhece não somente as técnicas mas os fatores diversos que contribuem para o entendimento de um determinado texto. Isso gera uma autonomia, pois o aluno sozinho será capaz de resolver coisas da vida prática que exigem esse conhecimento mínimo como: assinar um documento, preencher um formulário, ler uma notícia, ler um cartaz, entender uma notícia avaliando todos os elementos que a envolvem e formando uma opinião crítica a respeito. Nesses casos o modelo autônomo se mostraria um tanto quanto ineficaz, porque iria dificultar esse processo, ele seria mais lento e defeituoso pelo fato de não estar inserido numa realidade prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (166.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com