TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psico

Casos: Psico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

Serve apenas como modelo de inspiração. Não copiar.

Gênio indomável é um filme que diverte, emociona e deslumbra quem o assiste. Ao analisa-lo com um olhar crítico podemos perceber que a trajetória de Will desencadeia em nós um processo de curiosidade pela sua variação de comportamento. Ele em alguns momentos é inconsequente e intolerante, em outros surpreendente.

Sua inconsequência é vista nos momentos em que age com brutalidade, é agressivo com as pessoas por motivos banais, revelando sua intolerância em fatos de sua vida. A parte surpreendente de Will encaixa-se na superdotação intelectual que ele possui com a matemática, pois nunca teve um acompanhamento profissional, sempre estudou sozinho.

Após ser descoberto como gênio da matemática, ter ido parar na cadeia e ser ajudado pelo professor Lambeau, Will mostrou-se ainda mais inteligente. As idas em psicólogos para pagar parte da sua pena foram admiráveis, pois ele conseguiu mexer com a vida de psicólogos renomados da época. E apenas Sean foi capaz de desvendar o que realmente se passava com este rapaz, sendo que a ideia de mudar de vida o apavora.

Progressivamente, o envolvimento de Will com Sean vai influenciando nas outras relações que ele possui, nas próprias sessões de terapia com Sean, na farra com os amigos, no namoro com Skylar e nas aulas com Lambeau.

Sean é um psicólogo maduro e mostrou-se frágil em alguns momentos. Mas, podemos perceber que ele fez uso de várias técnicas para ganhar a confiança de Will. Uma delas foi a contratransferência, na qual respondeu as manifestações do paciente para com ele e aos efeitos que ocorreram nele durante a terapia, mas sem deixar agir como tal. Essa resposta fez com que Will ganhasse a confiança de Sean, começando a partir daí o processo de cura.

A cena que é ponto chave do filme e o momento em que Sean consegue mover as emoções do seu paciente é a que ele diz repetidas vezes: A culpa não é sua! Neste instante o que antes era apenas uma relação paciente e terapeuta passa a ser constituída uma amizade de confiança.

Podemos a partir de todos os fatos, perceber que o grande medo de Will é criar vínculos afetivos, ele não permite que nenhum laço seja feito. Esse medo é devido ao seu passado, para ele repugnante, que desencadeia todo esse problema e que só Sean consegue solucionar. Já com um bom emprego e alta das terapias, Will vai ao encontro de Skylar na Califórnia, mostrando com essa atitude que venceu a raiva que nutria pela vida, enxergando agora novos horizontes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com