TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUEM SORO?

Tese: QUEM SORO?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Tese  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 6

[pic]

ATIVIDADES RELACIONADAS À DISCIPLINA DE LIBRAS

1- QUEM É O SURDO?

Chama-se pessoa surda (ou surdo) àquela que é portador de surdez e que possuí uma identidade, uma cultura, uma história, e uma língua.

Segundo estudiosos, a comunicação é vital na construção da identidade. O contacto precoce entre o adulto surdo e a criança surda, através de uma língua gestual, é o proporciona o acesso à linguagem.

A deficiência existe e é preciso levá-la na sua devida consideração. Torna-se de grande importância não subestimar as possibilidades, nem as dificuldades. As pessoas com esta deficiência têm o direito, podem e querem tomar suas próprias decisões e assumir a responsabilidade por suas escolhas. Por ser um ser diferente, a pessoa possa ter algumas dificuldades para realizar algumas atividades, mas por outro lado, poderá ter extrema habilidade para fazer outras coisas. Exatamente como todos.

Quanto a comunicação, devemos observar que sua comunicação envolve todo o seu espaço, através da expressão facial-corporal, ou seja, o uso da face, mãos, e braços, visto que, a forma de expressão visual-espacial é sobretudo importante em sua língua natural.

O surdo são pessoas que tem os mesmos direitos, os mesmos sentimentos, os mesmos receios, os mesmos sonhos, assim como todos.

Existem várias formas pedagógicas para efetivar a aprendizagem a uma criança surda à linguagem, todas na tentativa de superar as dificuldades da comunicação e cada uma com seus métodos.

Acredita-se na utilização das Libras por ser a linguagem natural dos surdos, na qual eles aprendem com mais facilidade, e rapidez, podendo ter acesso a uma linguagem completa, que possibilita um desenvolvimento adequado cognitivo e social. Adquirindo assim a língua materna do seu país como segunda língua, tornando-se bilíngüe, facilitando a sua comunicação mais fundamentada, compatível com os ouvintes. Assim ter compreensão, expressarem-se sobre suas vivências, emoções, sonhos, desejos...

Finalizando, os surdos são deficientes auditivos para aquelas pessoas que os vêem como uma visão clínico-terapêutica são surdos, aqueles que não os ouvem na sua língua, mas para aqueles que os olham, respeitando sua diversidade lingüística, são apenas...surdos.

2- SURDO APRENDE? DE QUE FORMA

Todos somos aptos ao aprendizado. Ao fato de uma pessoa ser surda não significa que não ira ouvir música, apenas de uma forma diferenciada, pois sua comunicação envolve todo o seu espaço, através da expressão facial-corporal, o uso da face, mão, e braços, vistos que, a forma de expressão visual-espacial é sobretudo, importante em sua língua natural. A utilização de imagens e sons também é de extrema importância, pois nosso cérebro recebe as informações e processa para depois elaborar sua idéia ou reação. Para Poker(2001) afirma que as trocas simbólicas provocam a capacidade representativa desses alunos, favorecendo o desenvolvimento do pensamento e do conhecimento, em ambientes heterogêneos e aprendizagem. É importante ressaltar que

se somente o uso de uma língua bastasse para aprender, as pessoas ouvintes não teriam problemas de aproveitamento escolar, já que entram na escola com uma língua oral desenvolvida.

Vale ressaltar que o surdo precisa de um modelo orientador da língua portuguesa, tendo em vista que a educação é fundamental no crescimento da pessoa. É preciso também desenvolver algumas habilidades para uma boa comunicação que é o claro e apropriado contato visual, a familiarização com imagem além da língua de sinais que irá fazer com que ele se aproprie de um meio de comunicação, a aquisição da língua de sinais, de fato, não é garantida de uma aprendizagem significativa, as trocas simbólicas e o desenvolvimento cognitivo desses alunos.

O ambiente em que a pessoa com surdez está inserida, principalmente o da escola, na medida em que não lhe oferece condições para que se estabeleçam trocas simbólicas com meio físico e social, não exercita ou provoca a capacidade representativa dessas pessoas, conseqüentemente, compromete o desenvolvimento do pensamento e a aprendizagem.

3- O QUE ELE PRECISA FAZER PARA TER SUA AUTONOMIA?

Desenvolver com a criança uma relação de segurança que a faça sentir-se confortável consigo mesma e com a outra criança. É preciso ressaltar a importância ao vinculo afetivo na manutenção das primeiras interações da criança com o mundo isso ajudará na sua autoconfiança. Para a criança surda, tal como para criança ouvinte, o pleno desenvolvimento das capacidades lingüísticas, emocionais e sócias é uma

condição imprescindível para o seu desenvolvimento como pessoa.

4- DESCREVA: QUAIS AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA QUE SE EFETIVE REALMENTE

O APRENDIZADO DA PESSOA SURDA

As tendências de educação escolar para pessoas com surdez centram-se ora na inserção desses alunos na escola comum e/ou em suas classes especiais, ora na escola especial de surdos. Existem três tendências educacionais: a oralista, a comunicação total e a abordagem por meio do bilingüismo trabalho pedagógico com os alunos com surdez nas escolas comuns, devem ser desenvolvidas em um ambiente bilíngüe, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. Um período adicional de horas diárias de estudo é indicado para a execução do Atendimento Educacional Especializado. Nele destacam-se três momentos didático-pedagógicos.

Momento do Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum, em que todos os conhecimentos dos diferentes conteúdos curriculares, são explicados nessa língua por um professor, sendo o mesmo preferencialmente surdo. Esse trabalho é realizado todos os dias, e destina-se aos alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com