TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Discursivas

Por:   •  2/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÃO A

No Brasil de hoje busca-se a universalização da escolaridade – Escola Para Todos e, como consequência também a busca pela universalização da leitura e da escrita. Sabe-se, porém, que o índice de analfabetos funcionais (crianças e jovens que frequentam ou frequentaram a escola apresentam deficiência no processo de ler e escrever um texto de forma competente) continua crescendo, visto que pesquisas realizadas pelo Ministério de Educação (Sistema de Avaliação Básica – SAEB e Prova Brasil) revelam o baixo desempenho do estudante brasileiro que, ao concluir o ensino fundamental, não domina a prática da leitura. É com base nessa realidade,  que a escola, precisa assumir  sua principal função social a de  um espaço de comunicação entre adultos e crianças, de comunicação entre várias gerações que é a de gerar as mudanças necessárias nas formas de aprender, porém, isto não significa que seja preciso inventar uma pedagogia absolutamente nova, mas sim que a escola assuma o seu papel determinante, enquanto agente facilitador do acesso, não somente dos alunos, mas também dos pais, dos professores e da comunidade à leitura e seus diferentes suportes – livros, de literatura infanto-juvenil clássica e contemporânea, obras de arte, cinema, sem esquecer das diferentes mídias: Computador, TV, jornais, revistas para a formação de leitores competentes. Diante desse quadro deficitário e dos desafios que ele representa e, no material de apoio fornecido pelo curso e nas pesquisas e leituras realizadas: Como a escola pode contribuir para a formação do leitor?

 

        A escola deve contribuir para que o ensino seja significativo, inseridos no contexto de vida dos alunos. O professor deve visar o desenvolvimento da competência de compreender e produzir textos em diversas situações de interação pelo aluno, permitindo a inserção no mundo letrado.

        O professor pode sugerir atividades funcionais de escrita e leitura, ou seja, fazer com que os alunos produzam textos que possam ser lidos e utilizados fora do contexto da sala de aula. Como por exemplo, receitas, cartas, trabalhos de pesquisa, autobiografias, etc. É necessário que os alunos tenham oportunidades de leitura de ficção e não ficção, dos diferentes textos que circulam na sociedade é um modo de a escola cumprir seu papel e favorecer condições para que os alunos aumentem seus saberes.

        O professor pode também trazer livros para a sala de aula ou levar os alunos frequentemente a biblioteca. É importante observar que a formação do leitor depende da qualidade das obras e das vivências com a leitura, sendo que o professor também precisa se formar como leitores uma vez que bons textos formam bons leitores. As leituras compartilhadas devem ser frequentes e dar espaço a todos os alunos.

É importante que as atividades de leitura sejam trabalhadas de acordo com a necessidade de cada criança, associadas as várias áreas.

 

QUESTÃO B

Ao longo das últimas três décadas a alfabetização escolar no Brasil revela uma trajetória de sucessivas mudanças conceituais, metodológicas. Isso fica claro no último documento  oficial do MEC – Base Nacional Curricular comum (BNCC – 2017) ao definir que  a criança seja  alfabetizada até os 7  anos, ou seja já no 2º ano dos anos iniciais, visto que  várias pesquisas têm identificado problemas nos processos e resultados da alfabetização de alunos no contexto escolar, insatisfações e inseguranças entre alfabetizadores, perplexidade do poder público e da população diante da persistência do fracasso da escola em alfabetizar, evidenciada por avaliações nacionais e estaduais, vêm provocando críticas e motivando propostas de reexame das teorias e práticas atuais de alfabetização. Como o professor pode realizar o processo de alfabetização e letramento, no seu trabalho diário em sala de aula?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com