TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – LÍNGUA PORTUGUESA III

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.158 Palavras (13 Páginas)  •  963 Visualizações

Página 1 de 13

RILDO CORDEIRO GALENO RA 6769360453

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – LÍNGUA PORTUGUESA III

TAGUATINGA–DF

2015

RILDO CORDEIRO GALENO RA 6769360453

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – LÍNGUA PORTUGUESA III

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Letras do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado – Língua Portuguesa III.

TAGUATINGA – DF

2014

Sumário

IDENTIFICAÇÃO        

Estagiário        

Instituição concedente do estágio        

I – INTRODUÇÃO        

II – DESENVOLVIMENTO:        

a) Observação e Interação.        

b) Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.        

c) Plano de Aula.        

d) Regência.        

III – CONSIDERAÇÕES FINAIS        

IV – REFERÊNCIAS        

V-ANEXO        

Música        

Entrevista:        

IDENTIFICAÇÃO

Estagiário

Nome do Estagiário: Rildo Cordeiro Galeno

RA: 6769360453

Curso: Letras

Semestre: 4º

Ano: 2014

Início do estágio: 03/ 11/ 2014

Término do Estágio: 14 / 11/ 2014

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: Colégio Estadual Machado de Assis

Endereço: Quadra 02 lote 01 Jardim Planalto

Telefone:

Responsável: Cleomidio Antonio Oliveira

I – INTRODUÇÃO

O documento que ora apresento é o relato final das atividades realizadas no Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Língua Portuguesa. O Estágio descrito neste relatório realizou-se no Colégio Estadual Machado de Assis Localizado em Águas Lindas de Goiás, na Quadra 02 lote 01 Jardim Planalto.

O presente trabalho consiste no relatório do Estágio Supervisionado em Ensino Médio, sob a orientação da tutora presencial Luciana dos Santos Silva, com uma carga horária de 40h semanais, sendo 6h de visita e 12h de interação na escola, 12h de observação e 10h de regência na sala do 2º ano do ensino médio.

O relatório é constituído basicamente da identificação do aluno, da instituição concedente do estagio, introdução, observações, entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola, plano de aula, regência, considerações finais e anexos da música e entrevista que serão usadas para desenvolvimento do plano de aula.

Na profissão de professor vamos lecionar para alunos de diversas camadas sociais, e cada uma com suas particularidades. Através do estagio foi possível observar como realmente é uma sala de aula e como os adolescentes se comportam, e o professor precisa aprender a lidar com eles, saber buscar soluções para mediar conflitos pessoais e grupais. Traçar vários objetivos a serem alcançados para melhorar a convivência em sala de aula faz parte de nossas vidas e o estagio fez parte de tudo isso, a certeza que ele me ajudou a aprimorar a minha futura profissão não tenho duvidas, pois é somente no dia a dia em sala de aula, convivendo com os alunos para termos noção de como é gratificante e ao mesmo tempo desafiador o trabalho docente.

II – DESENVOLVIMENTO:

a) Observação e Interação:

No dia de setembro de 2014, fui a colégio estadual Machado de Assis, localizado em Águas Lindas de Goiás, para conversar com o diretor da instituição e pedir autorização para realizar o estágio. Fui muito bem recebido e consegui a autorização, aproveitei para falar sobre a escola, coordenação, professores e direção. Nesse dia ficaram definidas as datas de realização do estágio (03/11/2014 a 14/11/2014). Foram assinadas as fichas de acordo da instituição educacional. Ficou decidido que eu acompanharia a professora responsável pela disciplina no 2º ano do ensino médio.

O professor iniciou a aula cumprimentando os alunos, e logo em seguida apresentou-me, dizendo que ficaria observando-os dez dias. Durante a minha permanência em sala observei que alguns alunos eram agitados e que alguns tinham dificuldades na matéria. Observei que enquanto o professor estava explicando o conteúdo, alguns alunos conversavam e outros manuseavam seus aparelhos celulares, o que dificultava o entendimento dos alunos que estavam interessados em aprender. Todos os dias em que fiquei observando a turma e o professor era sempre igual, a aula iniciava com os cumprimentos do professor e as respostas dos alunos, em seguida aplicação do conteúdo e exercícios para fixar a aprendizagem. Essa foi a minha observação durante dez dias que estive na escola

Relatório de observação na escola:

A escola possui uma quadra de esporte, uma secretária, dois banheiros femininos e dois masculino, uma cantina onde faz e serve o lanche, uma sala de direção, uma sala de professores, dez salas de aulas, um pátio coberto, um depósito. A estrutura física é nova e bem conservada, existem trinta turmas entre ensino médio e fundamental e, 1.310 alunos matriculados. Quanto à avaliação, ela é obtida por atribuição de notas, por trabalhos, participação e notas.

A Instituição trabalha para desenvolver nos educando a relação interpessoal e inserção social objetivando a formação de cidadãos críticos, criativos e conscientes de seus direitos e deveres, por meio de ações educativas que contemplam o ato de educar e cuidar do convívio social e articulação com a família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (239.4 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com