TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PADRÃO DE AULA

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA P/ INTERNET INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

EXERCÍCIOS DE INTERFACES HOMEM-MÁQUINA PARA O 1° BIMESTRE

RELATÓRIO PADRÃO DE AULA

Daltro Augusto Campanher de Souza

Santa Maria, RS, Brasil

2017

1. Identificar fatores de usabilidade que deveriam ser privilegiados nos casos de uso a seguir:

        a. Um sistema para gestão dos documentos produzidos e consumidos por uma

organização.

        Segurança no uso é um fator primordial para qualquer sistema de gestão, principalmente quando a mesma envolve atores externos ao cliente para o qual o software foi desenvolvido. No caso de documentos, logicamente envolverá. Portanto, caso a segurança no uso não seja ofertada na interface, o risco de investimento no software se torna elevado em demasia, pois as chances de um usuário -, que muitas vezes não tem participação direta no balanço comercial da organização, executar alguma ação que não corresponde ao esperado, aumentam exponencialmente.

        Além disso, outro fator marcante para um software que gere muitos elementos relacionados -, nesse caso, documentos, é a facilidade de recordação, que é diretamente relacionada com a organização de layout da interface do software em questão. Caso esse fator não seja ofertado pela equipe de IHC, é provável que, muitas vezes, não será possível encontrar um documento de forma eficiente.

        b. Um quiosque de informação em uma livraria.

        Um quiosque informativo, por comumente ter fins comerciais ou de divulgação de campanhas, deve prezar pela facilidade de recordação, pois tem como um de seus objetivos informar e manter informados os usuários das informações ali dispostas.

        Além disso, deve ser primoroso o cuidado pela satisfação do usuário, pois caso não exista satisfação pelo uso do quiosque que está disponibilizando uma informação, provavelmente essa mesma informação terá o mesmo desprezo que o possível cliente tem em relação ao quiosque, assim tornando o sistema ineficaz em cumprir suas tarefas.

        c. Um caixa eletrônico.

        Por se tratar de um sistema embarcado onde são tratadas diretamente questões financeiras com seus usuários, é essencial que o mesmo oferte segurança no uso, caso contrário o cliente se sentirá lesado quase que no imediato momento em que uma ação inesperada por ele ocorrer. Inclusive, muitos clientes, mesmo com toda a inovação tecnológica surgida nas últimas décadas, continuam a ser céticos em relação ao uso de sistemas eletrônicos para manipulação de recursos financeiros, especialmente suas contas no banco. Portanto, a segurança no uso se torna realmente um grande desafio para equipes de IHC que trabalhem com caixas eletrônicos.

        Também é extremamente importante que a facilidade de aprendizado seja algo levado em conta. Nem sempre o cliente terá à sua disposição auxiliares do banco para ajudarem diretamente o mesmo a manusear o sistema. Além disso, deve ser levado em conta que, no ambiente onde o caixa é instalado, existem filas, logo um sistema onde o usuário tem dificuldade de manusear é um sistema onde outros usuários serão diretamente afetados.

        d. Um sistema web para fornecer os resultados de exames de saúde ao paciente e seus médicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (120.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com