TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Técnica, do curso de Letras-Língua Portuguesa

Por:   •  22/1/2017  •  Resenha  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

Queijo com sabor de mudança.

Leve e reflexivo, “Quem mexeu no meu queijo?”, revela- se uma leitura simples, porém surpreendente em sua forma graciosa.

Com uma linguagem simples e objetiva, o livro “Quem mexeu no meu queijo?” narra a história de quatro personagens que estão em busca de algo muito valioso: seu tão precioso e desejado queijo. A narrativa se inicia com uma reunião, onde um grupo de amigos se reúnem afim de compartilhar suas experiências e mudanças, até que em um determinado momento um dos integrantes do grupo narra a história que originou esse livro.

Em uma terra distante e com uma realidade diferente, havia quatro personagens que corriam através de um labirinto a procura de um queijo que os satisfazia e os deixava muito felizes, diariamente duendes e ratos iam a procura de seus queijos especiais. Sniff e Scurry, dois rato que que apesar de possuírem cérebros não muito aguçados por serem roedores, se mostravam muito espertos ao se guiarem por seus instintos.

Hem e Haw, dois duendes, usavam sua capacidade de pensar para assim encontrar a melhor possibilidade de encontrar o seu queijo, mas em algumas situações deixavam suas emoções e crenças se sobressairem gerando infortúnios. Até que determinado dia, em mais uma corrida diária, eles encontraram seus respectivos queijos especiais em um posto, o posto c.

Os ratos continuaram com sua mesma rotina, vestiam suas roupas e tênis e iam para o posto c. Entretanto, os duendes, relaxaram pois já sabiam onde se encontrava seu queijo então não sentiam necessidade de se apressarem. Mas, certo dia esse queijo terminou e enquanto os duendes ficaram chateados e reclamando, os ratos apenas seguiram seus instintos e foram a procura de outro lugar atrás de seu queijo. Os duendes, tornaram por formar perspectivas distintas gerando a separação. Hem tornou-se um ser conformado que ficou por reclamar e pedir explicações do porquê o queijo ter desaparecido, já Haw decidiu ir atrás do seu próprio queijo afim de encontrar sua liberdade e bem estar.

A parábola tem uma levada daquelas histórias da vovó, leve e com uma moral ao final, traz consigo a reflexão sobre mudanças. O queijo é a meta a ser alcançada, o labirinto são os caminhos que escolhemos e o desaparecimento do queijo é a forma com que lidamos com as mudanças impostas em nossas vidas. O modo pelo o qual os personagens veem as mudanças, aceitando-a como oportunidade de crescimento ou em não aceita-las é o principal fator que se decorrem suas ações. Cada um desenvolve uma relação diferente com seu queijo, por exemplo, os ratos são aqueles seres persistentes que não se desanimam por qualquer obstáculo, eles enfrentam a mudança e seguem em frente.

Diferentemente do duende, especificamente Hem, que persiste no conformismo e não aceita as mudanças impostas. O livro nos leva a refletir sobre nossas ações, atitudes, sobre o medo que temos de enfrentar novos desafios. A mudança de lugar do queijo é uma analogia as diversas mudanças que o ser humano enfrenta diariamente, mostrando como devemos nos adequar e aceitar que mudanças são necessárias, quando são construtivas. É uma ótima leitura para aqueles que não sabem lidar com mudanças, ou possuem dificuldades de sair da famosa "zona de conforto", pois proporciona uma espécie de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com