TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Fisica Pratica

Casos: Relatorio De Fisica Pratica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  1.979 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório 03-Blindagem Eletrostática e Lei das Pontas.

1) INTRODUÇÃO TEÓRICA:

Michael Faraday, cientista físico e químico inglês nascido em 22 de setembro de 1791. Considerado um dos maiores influentes cientistas de todos os tempos. Por ter sido de fato um dos melhores experimentalistas na história da ciência, em um de seus experimentos ele mesmo se propôs a testar o seu conhecimento.

Segundo as leis da eletrostática, o campo elétrico no interior de um condutor é nulo, sendo assim suas cargas se concentram no exterior das mesmas, este fenômeno ficou conhecido como BLINDAGEM ELETROSTÁTICA. Com isso, ele construiu uma gaiola metálica que passou a se chamar GAIOLA DE FARADAY e pediu para que eletrizassem-na intensamente. O resultado foi a comprovação do seu conhecimento, pois realmente as cargas se concentram no exterior da gaiola, não tendo nenhuma influência em seu interior, onde estava o cientista.

No decorrer do experimento pratico exercido, conhecemos também um pouco sobre vento elétrico e lei das pontas. Vento elétrico consiste numa vela que está localizada entre os pólos do gerador. Do lado esquerdo, eletrizado positivamente atrae os elétrons das partículas de ar mais próximas, uma certa quantidade desses elétrons se desprendem e passam a ficar as cargas positivas, com isso são repelidas pelo pólo e deslocadas para a direita levando algumas partículas de ar. A chama da vela automaticamente se inclina para um lado, este é o chamado “vento elétrico”.

A lei das pontas é a capacidade que um corpo eletrizado tem para liberar sua carga ou receber carga pelas pontas por terem uma densidade superficial de cargas elétricas maior do que em regiões sem pontas.

De acordo com a aula dada, todo esse processo foi realizado dentro de sala, e mais uma vez comprovamos na aula prática a veracidade dos fatos ocorridos.

2) OBJETIVO:

Compreender o conceito de carga elétrica utilizando o gerador de Van De Graaf através da Gaiola de Faradey, lei das pontas e vento elétrico.

3) MATERIAL UTILIZADO:

-Gerador de Van De Graaf ou correia;

-Eletrodo de ponta;

-Torniquete elétrico;

-Vela;

-Fósforo;

-Folhas de alumínio;

-Lâmpada fluorescente;

-Fita adesiva;

-Cabos com pino banana.

4) METODOLOGIA:

Procedimento experimental 1: Vento elétrico.

Passo 1: Fixe o eletrodo de ponta na esfera do gerador e ligue-o;

Passo 2: Aproxime a vela acesa do eletrodo de ponta e observe o que acontece.

Procedimento experimental 2: Lei das Pontas.

Passo 1: Com o eletrodo de ponta fixado na esfera coloque sobre ele o torniquete elétrico;

Passo 2: Ligue o gerador e verifique o que acontece.

Procedimento experimental 3: Gaiola de Faradey.

Passo 1: Retire a esfera do gerador e prenda com fita adesiva tiras de papel alumínio na parte interna e externa da esfera;

Passo 2: Coloque-a no gerador ligando o mesmo e observe o que acontece com as tiras internas e externas.

Procedimento experimental 4: Lâmpada Fluorescente.

Passo 1: Ligue o gerador;

Passo 2: Aproxime a lâmpada e verifique o que acontece.

5) RESULTADOS E ANALISES:

1-O que acontece com a vela acesa quando é aproximada do gerador? Explique.

A ponta carregada negativamente repele os elétrons da molécula e se torna positiva. Assim os íons positivos são atraídos pela ponta que carrega outras moléculas de ar, como se fosse um assopro. A vela se inclina para o lado, devido à corrente de ar que exerce sobre ela, fenômeno conhecido como “vento elétrico”.

2-O que acontece com as tiras de alumínio das faces externas e internas do gerador quando ligado? Explique.

As tiras de alumínio que estão na parte externa do gerador são levantadas devido às cargas que estão interagindo nesta parte do gerador, já as fitas da parte interior não sofre nenhuma alteração, pois acontece a blindagem eletrostática, deixando-as sem movimento e com o campo elétrico nulo em toda a parte interna.

3-Por que o torniquete elétrico gira no sentido horário? Explique. Teria como girar no sentido anti-horário? Teria como não girar? Explique.

As pontas carregadas negativamente exercem a ação de giro sobre as moléculas de ar mais próximas, ocorrendo o vento elétrico e assim que as moléculas de ar e os íons se chocam com as pontas negativas, exercem força sobre elas, intensificando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com