TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da Prática Combustíveis suas propriedades químicas e físicas

Por:   •  3/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório da Prática 3- Combustíveis – suas propriedades químicas e físicas

INTRODUÇÃO

Realização de Experimento sobre combustíveis no dia___, os alunos do curso de Licenciatura em Química participaram da realização de um experimento coordenado pelo ___, como parte experimental da disciplina denominada Química C. O principal objetivo do experimento é verificar as propriedades físicas e químicas de alguns hidrocarbonetos e álcoois.

Os combustíveis fósseis são as principais fontes de hidrocarbonetos, sendo o mais importante atualmente o petróleo. Do material obtido com o refino do petróleo, cerca de 90% são usados em reação de combustão para obtenção de energia.

As principais características dos hidrocarbonetos são:

Propriedades físicas: Praticamente insolúveis em água, menos densos que a água, seus pontos de fusão e ebulição geralmente aumentam com o peso molecular e com o comprimento da cadeia carbônica. Em condições normais, do CH4 até C4H10, alcanos são gasosos; do C5H12 até C17H36, eles são líquidos; e depois de C18H38, eles são sólidos.

Propriedades químicas: Possuem baixa reatividade porque as ligações simples CH e CC são relativamente estáveis, difíceis de quebrar e são apolares, não reagem com ácidos, bases, metais ou agentes oxidantes.

Abaixo algumas características químicas de soluções:

  1. Solubilidade do soluto: A solubilidade é a capacidade de uma substância se dissolver em outra, ela está diretamente relacionada com as forças intermoleculares.
  2. A interação entre soluto/solvente: A dissolução do soluto no solvente acontece quando ocorre a interação entre as moléculas de cada um deles.
  3. Coeficiente de solubilidade: É a quantidade de soluto necessária para saturar uma quantidade padrão de solvente a uma determinada temperatura.
  4. Classificação das soluções:
  1. Saturada: quantidade de soluto superior à solubilidade a determinada temperatura no solvente, há excesso de soluto.
  2. Insaturada: contem quantidade menor de soluto comparado a solubilidade em determinada temperatura.
  3. Supersaturada ou sobressaturada: quando o solvente e o soluto estão em uma temperatura em que seu coeficiente de solubilidade é maior, e ao resfriar ou esquentar, assumem um valor de solubilidade menor. 
  1. Curva de solubilidade: relacionam a variação do coeficiente de solubilidade do soluto em dada quantidade de solvente com a variação da temperatura.

MATERIAIS:

Experimento 1

4 tubos de ensaio, água, 50ml de querosene, 50ml de álcool, 50ml de gasolina, 50ml de óleo de motor

Experimento 2

1 proveta, 50ml de gasolina e 50ml de água.

PROCEDIMENTO:

Experimento 1

Cada tubo de ensaio foi identificado e colocou-se 5 ml de cada combustível (querosene, gasolina, álcool e óleo de motor) em tubos de ensaios diferentes com o auxílio de uma pipeta.

 Colocou-se 5ml de água em cada tubo e agitou-se. Com uma régua foi medida a altura de cada fase da solução.

Observou-se que o tubo com o álcool ficou com uma substância homogênea.

Os outros componentes ficaram com 2 fases, sendo que nas misturas de água e querosene e de água e óleo de motor, a fase do combustível ficou com 2cm de altura e a fase da água também com 2cm de altura

No tubo com gasolina, mediu-se 1,5cm na parte do combustível e 2,5cm na parte da água

Experimento 2

Em uma proveta, colocou-se 50ml de gasolina e 50ml de água e mediu-se o volume da gasolina, que apresentou 40ml. Agitou-se a proveta e mediu-se novamente, desta vez o volume de gasolina foi 37ml.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (297 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com