TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Oficina Novo Acordo

Por:   •  19/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO CURSO.

DE ACORDO COM O NOVO ACORDO.

Do ponto de vista da ortografia, existem diferenças relevantes na Língua Portuguesa e isso não ocorre apenas entre Portugal e Brasil, mas, também nos outros seis países em que o Português é a língua oficial: Cabo Verde, Guiné- Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique e Timor Leste.

Uma das principais justificativas para a criação do Novo Acordo Ortográfico é o fim das várias grafias, proporcionando maior visibilidade ao nosso idioma, que é o sétimo mais falado no planeta e foi exatamente pensando na minha necessidade enquanto educador de me adaptar às mudanças provenientes desse acordo que entrou em vigor desde o ano de 2009, sendo que até dezembro de 2012, a grafia antiga ainda era aceita na escrita formal, que eu decidi participar deste curso.

O curso aqui descrito foi apresentado de maneira bastante simples e objetiva, sendo que o conteúdo foi exposto por três personagens fictícios que aparecem em forma de desenho animado que estabelecem um diálogo em torno do Novo Acordo ortográfico, diálogo esse que se inicia em situações cotidianas como o ambiente de trabalho ou uma simples lista de compras.

Neste curso,vimos a mudança no alfabeto que passou de 23 para 26 letras devido ao acréscimo de K, Y e W. Estudamos o uso do trema que a partir do Novo Acordo passou a valer apenas em nomes próprios estrangeiros e suas derivações e também o uso dos acentos agudos que deixaram de existir nos ditongos abertos de palavras paroxítonas ( ideia, Coreia, jibóia) e quando circunflexos não mais existem nos hiatos( voo, enjôo, leem). No curso De Acordo com o Novo Acordo, vimos também que o acento diferencial, que é usado para distinguir dias palavras iguais com significados diferentes, também deixou de existir em alguns raríssimos casos (para, pelo) e que a letra U deixa de ser acentuada nas sílabas que, qui, gue e gui (apaziguar, averiguar e obliquar). Com relação ao uso do hífen, através curso aprendemos que com o Novo Acordo Ortográfico ele passa a ser usado em alguns casos específicos de vocábulos compostos, locuções ou encadeamentos (ano-luz, segunda-feira, Grã- Bretanha, erva-doce, bem-humorado, bem-amado, mal-estar) e deixa de existir em qualquer tipo de locução(dia a dia, fim de semana, cor de vinho).

Com toda certeza o curso De Acordo com o Novo Acordo, me auxiliou a entender as mudanças ocorridas na Língua Portuguesa, o que é extremamente importante na minha qualificação enquanto educador, visto que, primeiro, se faz necessário a minha constante capacitação e em segundo plano, a escola, que será meu ambiente de trabalho, deve ser a principal área de divulgação dessas mudanças já que o ambiente escolar é exatamente o espaço onde a escrita formal é apresentada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com