TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renato Russo

Resenha: Renato Russo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Resenha  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 2

Renato Russo ao escrever isso nos está falando da cultura americana que foi empurrada para nosso país, sua música, vestuário, cinema, comportamento, até a valoração das palavras em inglês (porque será que é mais “chique” usar a palavra “show”), etc. Isso fez que nossas cabeças foram programadas para seguir os padrões pré-definidos por eles, demonstrando que nós somos tao enlatados como os produtos começaremos a análise com a música Geração Coca-Cola do primeiro álbum da banda, Legião Urbana, lançado em 1984A música "Geração Coca-Cola"

apresenta uma crítica à sociedade brasileira da época, recém saída da

ditadura militar. O fato de usarem a terceira pessoa do plural também denota a coletividade do discurso, ou seja, estão falando por todos os jovens que também não se identificam com a imagem dominante.

Essa imagem, contra a qual a música se faz, considera um jovem inserido numa sociedade contemporânea; como se percebe pelos termos comercial, industrial, cinema e enlatados; um ser manipulado, passivo, semelhante à visão que se tinha do teenager nos EUA, submetido à cultura exportada pelo imperialismo norte-americano, aceitando-a sem nenhuma crítica (Quando nascemos fomos programados/A receber o que vocês/Nos empurraram com os enlatados/Dos U.S.A., de nove as seis ), por isso pertencia a chamada “Geração Coca-Cola”. Entretanto, pode-se perceber que havia também em torno da juventude uma expectativa (Somos o futuro da nação), embora já num ambiente pós-utópico, no qual as grandes ideologias e sonhos revolucionários estão desacreditados (Somos os filhos da revolução/Somos burgueses sem religião).

O jovem que a música quer construir, contrário à representação que a sociedade tem, possui uma visão negativa desta (Desde pequenos nós comemos lixo [...] Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês). Ele é capaz de entender os mecanismos pelos quais a sociedade funciona (Depois de 20 anos na escola/Não é difícil aprender/Todas as manhas do seu jogo sujo) e com esses mesmos mecanismos vão subverter a ordem (suas crianças derrubando reis/Fazer comédia no cinema com as suas leis). Os parâmetros musicais da canção condizem com o caráter de protesto da letra. O próprio gênero musical, o rock, contribui para isso, já que conota contestação e certa agressividade com o uso de guitarras com distorção e uma interpretação vocal contundente, utilizando-se de “berros”. A música passa valores rituais, pois cria uma solidariedade entre os jovens inconformados com a representação dominante, e valores políticos, já que a música expressa uma identidade contestadora.

que consumimos, porque todos somos “de fora”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com