TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Livro Pedagogia Do Amor

Trabalho Escolar: Resumo Do Livro Pedagogia Do Amor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  5.291 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

LIVRO: PEDAGOGIA DO AMOR POR GABRIEL CHALITA

O autor escolhe contos infantis, analisa-os fazendo sugestões sobre mudanças de comportamento. O autor propõe trabalhar valores como amor, lealdade, sabedoria, trabalho e a bondade, com o objetivo de que as pessoas possam tentar viver um futuro menos violento. No ponto de vista do escritor todos nós adultos conservamos dentro de nós um pouco da inocência de quando crianças, sendo possível resgatar valores morais deixados de lado atualmente.

“As mil e uma noites”, a “história de Dalmo e Pítias”, “Dom Quixote”, “Davi e Golias”, “Vidas Secas”, “Cinderela”, “Salomão”, “Os doze trabalhos de Hércules”, “O patinho feio” e “Estrelas de jóias”, são os contos selecionados por Chalita para mostra suas semelhanças com a vivência de hoje. Dessas obras pode-se extrair exemplos a serem usados na construção de uma nova forma de viver, em “As mil e uma noites”, por exemplo; Sherazade consegue transformar o ódio do sultão em uma linda história de amor. Já a “história de Dalmo e Pítias”, trabalha valores como: a confiança, solidariedade ética, altruísmo onde o rei Dionísios muda seu comportamento ao conhecer a nobreza da união de duas pessoas pelos laços da amizade.

Gabriel Chalita fala de como os ideais quixotescos podem gerar grandes transformações, pois com essas histórias podemos perceber que precisamos de uma motivação que nos leve a lutar por conquistas importantes sendo necessário, entretanto, reconhecer nossas limitações. Não podemos deixar que a evolução tecnológica substitua o calor humano do contato direto entre as pessoas.

Em Davi e Golias temos uma história de coragem que contrapõe o medo. Em “Vidas Secas de Graciliano Ramos” que fala da história sobre retirantes que sobrevivem à fome e à seca o autor tira a lição de responsabilizar aos jovens a tarefa de lutar pelo sonho de construir novas realidades para que não sejam mais vítimas desse destino implacável. Nos “Doze trabalhos de Hércules” ele nos mostra que é por meio do trabalho que o ser humano é levado a realizar seus sonhos. As histórias da “Cinderela” se torna uma parte importante dessa aventura infantil, nos leva ao crescimento e ao amadurecimento. Seu bom caráter, sua boa índole, não oferecem condições para que a vingança, a raiva, a inveja e o ódio se instalem em seu coração repleto de generosidade e amor, daí a necessidade de fazer desse texto um modelo para crianças e jovens que hoje precisam reforçar valores e conceitos essenciais à boa convivência familiar e social. A sabedoria de Salomão, é trabalhada pelo escritor em “A sabedoria pode ser conquistada” onde Gabriel Chalita discute a importância do saber, a vida e seu processo de aprendizado e os problemas atuais da sociedade. Na história do patinho feio, ele descreve um universo de agressividade, preconceito e intolerância, que um ser vive constantemente diminuído, por não conhecer sua essência, sua beleza própria e sua verdade interior. Na vida real, comparando a história do patinho, com as diferenças, o preconceito de cor, gênero, credo ou classe social seja em casa, seja na escola Chalita diz que temos a responsabilidade e o dever de orientar nossas crianças e jovens, para a aceitação do outro, para a compreensão de que condutas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com