TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro "MÍDIA E MODERNIDADE - Teoria Social da Mídia"

Tese: Resumo do livro "MÍDIA E MODERNIDADE - Teoria Social da Mídia". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  Tese  •  2.284 Palavras (10 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 10

Primeiro semestre.

Thompson – A mídia e a modernidade

Breve resumo do livro "A MÍDIA E A MODERNIDADE - Uma teoria social da mídia"

John B. Thompson destaca em seu livro A Mídia e a Modernidade uma teoria interessante: a Teoria Social – criada para analisar o impacto social dos meios de comunicação na sociedade. Para o autor, a produção e a interação de conhecimentos e de conteúdo simbólico fazem parte da sociedade desde os tempos remotos. Claro que a necessidade do ser humano de se comunicar sempre existiu, e isso não é nenhuma novidade. Nas civilizações primitivas as formas de comunicação poderiam ser tanto oral quanto por demonstrações simbólicas. Evidentemente a palavra desempenhava um papel fundamental nessa época, pois a comunicação era restrita, visto que o conhecimento e a difusão de informações eram limitados em termos geográficos, isso porque a interação face a face era a que predominava entre as pessoas naqueles tempos.

Mas no século XV, com o nascimento da escrita e, posteriormente, da impressão, essa restrição geográfica foi erradicada pelo desenvolvimento comunicacional que prometia trazer mudanças. E não deu outra: as técnicas de impressão permitiram a possibilidade de propagação de palavras escritas, notícias, conhecimentos e infinitas informações fazendo com que os indivíduos pudessem interagir não só com a interação face a face, mas também com a palavra escrita.

A sociedade já começava a sentir as transformações no modo de se comunicar a partir do desenvolvimento dos meios de comunicação. A análise central do livro de Thompson é justamente essa: como a mídia modificou a interação entre os indivíduos? Qual é o papel da mídia na formação das sociedades modernas? E quais são os principais impactos sociais e consequências que os meios de comunicação trouxeram para a sociedade?

Thompson distingue três formas de interação: a face a face (que seria a forma tradicional dos indivíduos de se interagir), a mediada (ou seja, as pessoas conseguem se comunicar por um meio de comunicação, por exemplo, o telefone) e a quase mediada (isto é, os indivíduos apenas recebem as informações dos meios massivos – como livros, televisão e rádio – não tendo como interagir. É como se os meios tivessem apenas uma direção e fossem desprovidos de reciprocidade).

De acordo com o autor, a relação entre o espaço e o tempo também sofrem mudanças, devido à possibilidade de distanciamento. Isso significa que a informação não é mais limitada como antigamente, pois qualquer evento ou notícias podem ser gravadas e exibidas para quem está longe de determinado lugar em que os fatos acontecem.

McLuhan - A galáxia de Gutemberg

A Galáxia de Gutenberg, é a segunda obra de McLuhan. Escrita em 1961, mas publicada em 1962. Nesta obra, o autor segue estudando desde a cultura manuscrita a impressa. Nesta obra ainda, o autor sinaliza as transformações da cultura oral mediante as transformações da cultura escrita.

McLuhan afirma que, até o surgimento da televisão, vivíamos na "Galáxia de Gutenberg". Nela, o conhecimento era entendido apenas em sua dimensão visual. Em sua idéia a antiga dimensão oral do conhecimento, aonde este era transmitido oralmente, por lendas, histórias e tradições foi transformado com o invento de Gutenberg. Esse redimensionamento, por um lado, permitia a difusão do conhecimento, mas por outro, reduziu a comunicação a um único aspecto, o escrito.

Além do estudo dessas transformações, McLuhan nos apresenta como se reconfigura essa Galáxia de Gutenberg nos tempos da comunicação eletrônica. Foi com esta a obra que popularizou-se o termo Aldeia Global.

No livro, o autor revela como a tecnologia da informação (principalmente a mídia impressa) afeta a organização cognitiva dos indivíduos e como isso afeta a totalidade da organização social.McLuhan afirma também que as tecnologias não são simplesmente invenções que as pessoas empregam, mas são os meios pelos quais as pessoas são reinventadas.

A cultura da elite

O termo refere-se ao conjunto de elite de pessoas em circulação e distinto em um grupo. Desta forma, é conhecido por aqueles que estão em uma situação privilegiada, tanto no político ordem, religiosa, educacional, intelectual ou profissional.

O conceito de cultura de elite se refere aos fenômenos culturais produzidos pelos membros de um grupo de elite. Esta cultura, o seu fundo, representa, na sua ideologia, a identidade dos grupos dominantes.

A cultura de elite é usada de muitas maneiras, como um instrumento de dominação. Para este efeito, as suas expressões são diferentes daqueles que pertencem à massa ou cultura popular e produtos culturais sugerem que desviam o geral. No entanto, graças ao poder de comunicação de massa certos eventos culturais que antes eram acessíveis a poucos, hoje podem ser acessíveis para muitos.

A elite cultural propôs uma visão de que o seu modo de vida como um modelo para alcançar. Como, dá valor cultural positivo e apenas o que pertence à O negócio de artes plásticas, literatura, filosofia, etc.

Esta concepção do valor positivo de certas manifestações culturais opõe antropológico sentido de cultura, que não tem julgamentos de avaliação e engloba o conceito de cultura dentro de todas as atividades do homem, sem distinção de classes sociais ou grupos.

Mcluhan pós- Gutemberg

Aldeia Global: Conceito desenvolvido pelo teórico Marshall McLuhan (1964) para explicar a tendência de evolução do sistema mediático como elo de ligação entre os indivíduos num mundo que ficava cada vez mais pequeno perante o efeito das novas tecnologias da comunicação.

McLuhan considerava que, com os novos media, o mundo se tornaria uma pequena aldeia, onde todos poderiam falar com todos e o mais insignificante dos rumores poderia ganhar uma dimensão global. O conceito tornou-se uma das pedras angulares das teorias que procuram explicar o fenómeno da globalização e da localização.

Globalização e Aldeia Global: O desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação impactaram, substancialmente, as relações de espaço e tempo nas transmissões de informações.

A ideia de Globalização está diretamente ligada a formação de uma aldeia global: foi ocasionada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte, que possibilitaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com