TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMÂNTICA FORMAL

Por:   •  30/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

          INTRODUÇÃO

Conforme Roberta Pires, a Semântica é uma área de estudos não muito simples de se explicar, pelo fato de buscar o “significado” das palavras e das sentenças, mas quando se diz isso entramos em um conflito grande porque usamos esse termo para descrever situações de fala diferentes. E caso tentarmos incluir tudo e outras coisas nesse termo, teremos que construir um método sobre significado, porque já não saberemos mais o sentido da palavra. No entanto parecem vários problemas e questões sobre o significado que os semanticistas ficam a enfrentar e buscar respostas possíveis.

Desse modo, com tantas questões e varias formas de se descrever o significado, se tem outras semânticas. Para cada uma se tem uma noção particular de significado, como na Semântica Formal o significado é um termo complexo que se compor de duas partes, o sentido e a referência. A Semântica da Enunciação, herdeira do estruturalismo, o significado é o resultado do jogo argumentativo criado na linguagem e por ela. Já a Semântica Cognitiva, o objeto é a superfície linguística de um conceito, o conceito que é adquirido por meio de nossas manipulações. Embora já se saibamos um pouco sobre essas três formas de fazer semântica, vão a fundo de suas teorias. 

          SEMÂNTICA FORMAL

A semântica formal é tomada como um referencial teórico e grande inimigo a ser destruída, ela descreve o problema do significado a partir do ponto que as sentenças se estruturam logicamente. Um pioneiro neste assunto, Aristóteles, mostra que há relações de significado que se dão independentemente do o conteúdo das expressões, mas esse raciocínio se garante apenas pelas relações que se estabelecem entre os termos, independentemente do significado. Em geral, a semântica deve muito à definição de significado colocada pelo alemão Gottlob Frege(1848-1925) que apresentou duas contribuições, a distinção entre sentido é referência e o conceito quantificador, o autor afirma que só é possível o estudo científico do significado se diferenciamos as demais coisas para ficar somente aquelas objetivas, desse modo ele exclui da semântica o estudo das representações individuais que uma dada palavra pode provocar. Mas, a Semântica estuda os aspectos objetivos do significado, porém com aqueles que estão abertos à inspeção pública, então para essa objetividade tem que ser assentida entre os membros de uma comunidade.

E o sentido é, pois, o que nos permite chegar a uma referência no mundo Frege precisa dessa distinção porque sem ela não é possível explicar a diferença, tanto que o sentido de referência é embora ambas as sentenças tenham a mesma referência, elas expressam pensamentos diferentes, porque o sentido é o caminho que nos permite alcançar a referência, quando descobrimos que dois caminhos levam à mesma referência, aprendemos sobre esse objeto, sobre o mundo. Para explicar a diferença ente sentido e referência, ele propõe uma analogia com um telescópio apontado para a lua. A referência seria a lua, pelo a propriedade daqueles que a observam, no entendo ela pode ser vista de varias formas e ângulos que nos mostra algo novo, a imagem da lua que formada pelas lentes do telescópio é o que todos vemos, essa imagem compartilhada seria o sentido, no entanto a imagem mental que cada um de nós forma da imagem objetiva do telescópio está fora da Semântica.

O sentido só nos permite conhecer algo se a ele corresponder algo se a ele corresponder uma referência, em outras palavras, o sentido permite formular um juízo de valor, que é avaliar se o que dizemos é falso ou é verdade. Por assim, para Frege, mas não para a Semântica Formal contemporânea, sentenças que falam de personagens fictícios carecem de valor de verdade, essa preposição de existência faz parte das condições de verdade da sentença, mas não do sentido. E a solução do autor foi caminhar paralelamente à solução com relação aos nomes próprios que indicam seres imaginários. Agora Beltrame Russell tem outra solução, ele trata o artigo definido “o” como um quantificador. Essa proposta trata a pressuposição existencial como parte do conteúdo da sentença.

Em 1970 aconteceu uma explosão de trabalhos sobre a preposição, dentre eles o trabalho de Oswald Ducrot que mostra a Semântica Formal oferece para a pressuposição em particular e para o significado geral.

          SEMÂNTICA DA ENUNCIAÇÃO

Segundo Ducrot, a Semântica Formal é inadequada porque se respalda num modelo informacional, em que o conceito de verdade é externo à linguagem. A Semântica Formal na linguagem é um meio para alcançarmos uma verdade que está fora da linguagem, o que nos permite falar sobre o mundo e adquirir um conhecimento seguro sobre ele. O conceito de referência de Frege seja um realismo. Antes é necessário distinguirmos entre semânticas objetivas ou realistas, que postulam uma ordem no mundo que dá conteúdo à linguagem, e semânticas mais próximas do relativismo, que acreditam que não há uma ordem de mundo que seja dada independentemente da linguagem e da história. Já a Semântica da Enunciação está inscrita nessa perspectiva, mas há abordagens formais que não se vinculam a uma metafísica realista.

Semântica da Enunciação, a referência é uma ilusão criada pela linguagem, pois todos estão ligados à linguagem. Algumas diferenças de concepção da linguagem surtem efeitos na forma como os fenômenos semânticos são descritos. Já nas versões atuais da Semântica da Enunciação, o conceito de pressuposição é substituído pelo do enunciador. É bom lembrar que a Semântica da Enunciação abre mão da ideia de que há sentença, entidade cujo sentido não depende do contexto em que ela é dita, ao contrario, e por isto sempre falamos em enunciação. Assim, ela analisa sempre em termos de argumentação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com