TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SORVETE

Tese: SORVETE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Tese  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

“Devido às melhores condições econômicas dos grupos C2DE, espera-se que mais pessoas começararão a consumir produtos considerados supérfluos, como sorvetes. Por isso, há uma grande oportunidade para a indústria disponibilizar produtos que atendam a essa nova demanda do consumidor, por exemplo, oferecendo sabores indulgentes, unidades menores que caibam em seus orçamentos e acessibilidade do produto em termos de canais de distribuição”, continua Naira Sato.

No Brasil, 66% dos consumidores demonstram interesse em sorvetes naturais. Considerando aspectos demográficos, sorvetes naturais têm grande apelo para as pessoas que vivem em São Paulo, onde 81% dos consumidores dizem estar interessados na categoria, contra 50% no Rio de Janeiro, por exemplo, e entre as classes ABC1 (69% ABC1 contra 62% dos grupos C2DE). Entretanto, no Brasil há poucos lançamentos com posicionamento “natural”, “minus”, “plus” e “funcional”. Análise do Banco de Dados de Novos Produtos (Global New Product Database _ GNPD) mostra que entre 2009 e 2012, somente 5% dos sorvetes lançados no Brasil vieram com o posicionamento de “natural”.

Apesar de 77% dos consumidores brasileiros dizerem que consomem sorvetes, a frequência de compra no país ainda é baixa. Somente 25% dos entrevistados dizem consumir sorvetes pelo menos uma vez por semana, quase a mesma porcentagem de pessoas que nunca tomam sorvete (23%).

sorvete é unanimidade internacional sendo adorado por pessoas de todas as faixas etárias. Apesar de ser rico em nutrientes, saboroso, convidativo ao consumo em qualquer estação do ano, no Brasil, as indústrias de sorvetes vendem 70% da produção entre os meses de setembro e fevereiro, o que confere a este mercado características típicas de um mercado sazonal, com maior parte do faturamento concentrado num período curto do ano.

melhorar os alimentos que são atraentes, principalmente para as crianças e, nesse contexto, a pesquisadora desenvolveu um sorvete saudável, com alto teor de fibra alimentar, cálcio e vitaminas, e redução de sódio, açúcar e gorduras. "O interesse principal é fazer com que o sorvete tenha múltiplas funções, pois o consumidor moderno deseja alimentos que satisfaça e que ao mesmo tempo seja saudável", afirma Marina.

Mercado

http://www.finamac.com.br/br/noticias/2013/02/459/o-novo-cenario-do-consumo-de-sorvete

O NOVO CENÁRIO DO CONSUMO DE SORVETE

Três tendências de consumo prometem influenciar o mercado de produtos alimentícios nos próximos anos em todo o mundo: conveniência,”saudabilidade” e indulgência. Essa mudança está ligada diretamente ao ritmo de vida do consumidor moderno e suas preocupações com relação à alimentação. Hoje, ele está em busca de produtos que ofereçam praticidade, saúde e prazer na hora de se alimentar. Na indústria de sorvetes, temos verificado nas gôndolas dos supermercados um aumento de lançamentos de produtos ligados às três novas tendências de mercado.

EXEMPLOS DE SORVETES SAUDÁVEIS

uma tecnologia mais apropriada para oferecer aos consumidores produtos que beneficiam a sua saúde e, ao mesmo tempo, saciam seus desejos. Na linha dos ‘saudáveis’, estão os produtos naturais, com maior concentração de polpa, frutas e grãos, sem adição de açúcar e também os alimentos funcionais (produtos benéficos ao desempenho físico e mental).

As tendências relacionadas à “saudabilidade” são influenciadas por fatores que vão desde a preocupação com o envelhecimento precoce à busca de um estilo de vida mais saudável. Os alimentos funcionais representam uma forte tendência.

Esta nova tendência está relacionada com o aumento do nível de educação, informação e renda da população. Os consumidores estão mais abertos a novas experiências gastronômicas, texturas e sabores. Mas, também, estão preocupados com a saúde e a forma física, o que tem levado à demanda por produtos que sejam saborosos, mas também saudáveis. Já na linha de ‘conveniência’, que são aqueles produtos prontos para consumir, podemos encontrar os potes de sorvete individuais e alimentos em pequenas porções, adequados para comer em trânsito ou em diferentes lugares e situações.

ústria tem agregado os dois valores em um só produto. Por isso, o sucesso do sorvete de iogurte, que hoje oferece saúde e conveniência. Vale ressaltar que essas mudanças na indústria de sorvetes só puderam acontecer devido ao grande avanço tecnológico e a maior preocupação das empresas com o controle de qualidade dos alimentos. Além disso, temos um consumidor mais consciente e mais aberto a novas experimentações.

...

Baixar como  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »