TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senac

Trabalho Escolar: Senac. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  5.506 Palavras (23 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 23

esafios na prática pedagógica na educação profissional em enfermagem

 

Challenges in the pedagogical practice in nursing professional education

 

Desafíos en la práctica pedagógica en la educación profesional en enfermería

 

 

Edilmara GubertI, Marta Lenise do PradoII

I Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Coordenadora de Cursos de Formação Inicial Continuada e Educação Técnica de Nível Médio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SC. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: edilmarag@yahoo.com.br.

II Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Pós-Doutorado pela Universidade de Barcelona, Professor Associado, Departamento de Enfermagem, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do CNPq. Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: mprado@ccsufsc.br.

 

 

RESUMO

Estudo descritivo de abordagem qualitativa, que teve por objetivo desvelar como a formação dos enfermeiros determina a sua prática pedagógica na educação profissional em enfermagem, principalmente no que se refere ao princípio da interdisciplinaridade. A coleta foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e como procedimentos de análise foram adotadas as etapas de codificação aberta e axial da Teoria Fundamentada de Dados.  Os resultados apontam que um dos maiores desafios está relacionado à formação inicial e permanente do educador para atuar em conformidade com os princípios propostos pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), especialmente a interdisciplinaridade. Conclui-se, que há ainda um distanciamento dos princípios propostos pela LDB e a prática de ensino, evidenciando a necessidade da capacitação docente para trabalhar na perspectiva da interdisciplinaridade.

Descritores: Educação em Enfermagem; Enfermagem; Educação Profissionalizante; Ensino.

ABSTRACT

Descriptive study of qualitative approach, which has as objective to expose how nurses’ formation determines their pedagogic practice in professional nursing education, principally in what is referred to interdisciplinary. It was gathered the expressions of a nursing educators group of nursing middle level technical courses of Santa Catarina state. Data collection was done through semi-structured interviews and as a procedure for data analysis it was adopted the stages of the opened and axial codification of the Fundamental Data Theory. The results show that one of the greatest challenges is related to initial and permanent educators formation, to act in conformation with the proposed principles of the Directive Law and Base (DLB), especially the object of this study, the interdisciplinary. It is concluded that there is a distance to the proposed principles by DLB, and as a result it is seen the necessity of docent work capacitation in the interdisciplinary perspective.

Descriptors: Education, Nursing; Nursing; Education, Professional; Teaching.

RESUMEN

Estudio descriptivo de abordaje cualitativo, cuyo objetivo fue descubrir como la formación de enfermeros determina su práctica en la educación profesional en enfermería, especialmente en relación con el principio de la interdisciplinariedad. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas semi-estructuradas y procedimientos de análisis como las medidas adoptadas fueron la codificación abierta y axial estructurada en la teoría basada en datos. Los resultados muestran que uno de los mayores retos es la formación inicial y permanente de los profesores para actuar de acuerdo con los principios propuestos por la Ley de Directrices y Bases (LDB), especialmente la interdisciplinariedad. La conclusión es que hay una brecha de principios propuestos por la LDB y la práctica docente, lo que apunta necesidad de formación de profesores para trabajar en una perspectiva interdisciplinario.

Descriptores: Educación en enfermería; Enfermería; Formación profesional; Enseñanza.

 

 

INTRODUÇÃO

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB(1) estabelece as diretrizes curriculares da educação nacional e o Parecer do Conselho Nacional de Educação CEB/CNE nº 16/99(2) traz os princípios da educação e dentre eles a interdisciplinaridade, a flexibilidade e a contextualização, e com eles a exigência de uma nova postura dos educadores. E o enfermeiro educador está preparado para trabalhar neste contexto e assumir este desafio?

O enfermeiro tem um obstáculo decorrente de sua formação, pois traz para sua prática docente, uma formação técnica essencialmente ligada ao cuidado, que é o seu foco de atuação. Além disso, ele aprende a profissão no lugar similar àquele que vai atuar, mas em uma situação invertida e isso pressupõe uma coerência entre o profissional que se deseja formar e como este profissional se constrói como educador(3).

A formação docente em enfermagem, como ocorre em outras áreas profissionais, tem merecido muitas discussões e algumas pesquisas em função da constatação da necessidade de transformações filosóficas e pedagógicas que venham atender às expectativas da cultura no novo milênio, como está estabelecido na LDB(1), que, dentre as finalidades principais, destaca a necessidade de se estimular a formação de profissionais com espírito científico e pensamento reflexivo(4).

A perspectiva fragmentada e o currículo dissociado da realidade impossibilitam uma prática de forma integral. É exatamente aí que está a dificuldade, pois, nossa formação escolar nos ensina a separar os objetos de seu contexto e as disciplinas umas das outras, mas não nos ensina a correlacioná-los(5).

Observa-se ainda que, com a produção de um conhecimento fragmentado, dissociado do contexto, “cria-se um conhecimento limitado, ao mesmo tempo em que se produz um mosaico de informações, de conhecimentos paralelos, desagregados uns dos outros, e até mesmo antagônicos, todos tidos como legítimas representações da realidade”(6).

As abordagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com