TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociointeracionismo

Tese: Sociointeracionismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Tese  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Representante: Vygotsky

Teoria: Sociointeracionismo

PRINCIPAIS CONCEITOS:

A teoria histórico-cultural ou sóciointeracionismo, criada por Vygotsky, parte do pressuposto de que o homem é um ser social, e o desenvolvimento de formação de ideias, sentimentos e hábitos morais e traços de personalidade são construídos através da interação com o meio. Para Vygotsky, o aprendizado e a formação do indivíduo se dão por meio da compreensão e da relação dialética entre sujeito e sociedade. “Na ausência do outro, o homem não se constrói”.

A mediação é outro conceito importante na teoria de Vygotsky. Segundo a qual se baseia na aquisição de conhecimentos, habilidades e aptidões mediadas por um adulto ou indivíduo mais experiente. Os educadores – os pais , professores , as gerações adultas exercem papel essencial nesse processo, atuando como intermediário entre o ser humano e o ambiente, pois as crianças não têm condições de decifrar sozinhas as conquistas da cultura humana. E essa compreensão do mundo só é possível com orientação e ajuda dos parceiros mais experientes.

Destacou também em sua teoria outro conceito a que chamou de zona de desenvolvimento proximal. Trata-se de perceber e ter a consciência do nível de desenvolvimento e aprendizado da criança, estabelecendo relação entre as práticas que uma criança já domina e as atividades nas quais ela ainda depende de ajuda.

Por fim, discorreu sobre o pensamento verbal, que é a capacidade humana de unir a linguagem ao pensamento. Sendo uma ferramenta social de contato que possibilita e permite ao indivíduo constituído dessa interação com o outro completar-se para conquistar o seu potencial, uma característica que diferencia o homem dos outros animais.

VISÃO PEDAGÓGICA SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM:

A intervenção do adulto ou parceiro mais experiente no processo de ensino-aprendizagem deve partir da conscientização em considerar sempre a relação entre o nível de desenvolvimento real já alcançado pela criança e o seu desenvolvimento próximo. Sendo assim, essa reflexão nos permite entender que o processo de aprendizagem é colaborativo, ou seja, é o resultado da ação conjunta entre o educador e educando.

A escolha do material que será proposto às crianças é essencial, pois precisa oferecer ao indivíduo condições para estabelecer relação direta com sua vida social, tornando a prática educativa eficaz e promovendo a aprendizagem significativa para o aluno. Para isso, é importante que o professor conheça a vida social na qual seu aluno está inserido, os temas que inicialmente chamam a sua atenção, seus interesses e necessidades são alguns elementos que orientará o trabalho do educador. Quando refletimos sobre isso, percebemos a importância em envolver a criança no processo de planejamento, seja de forma direta ou indireta. E salientar sobre o papel importante do professor em saber adequar as atividades propostas para o grupo, levando em consideração os níveis de desenvolvimento real e próximo das crianças, ou seja, conhece quais as funções psíquicas que se encontram em desenvolvimento em determinada etapa.

CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com