TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Clarice Lispector

Por:   •  29/5/2020  •  Bibliografia  •  4.742 Palavras (19 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 19

Universidade Estácio de Sá

Professora: María Paz Pizarro Portilla

Aluna: Aline Bezerra da Silva               Matricula: 2019.01.0263.11

Título: TCC (ARTIGO)

Curso:  TCC EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA (CEL0261) GRAD

Turma: TCC EM LETRAS (CEL0261/3521812) 9007

Data: 21/05/2020

Clarice Lispector: Um Legado que nunca morrerá!

Uma Breve Biografia.

Aline Bezerra da Silva 1

María Paz Pizarro Portilla2

RESUMO

O trabalho no qual esta sendo apresentado tem por finalidade relatar um pouco da vida de uma grande escritora da literatura brasileira na qual se tornou um grande marco para todos os leitores e admiradores de seus escritos. Considerando que Clarice Lispector fez parte da 3ª Geração do Modernismo e se destacou por ter um estilo lírico e intimista, suas obras trás para alguns leitores duvidas e falta de compreensão, simplesmente por ela ter o habito de explicar e depois desdizer tudo o que fala. Clarice nunca corrigia nem re-lia seus escritos, pois para ela a história nunca deve ser alterada e sim ser desabrochada. Por desenvolver literaturas tão complexas e por muitas vezes sensacionalistas alguns até lhe rotulava como hermética, mas ela nunca se considerou assim, pois ela mesma se entendia e entendia sempre o que queria dizer em suas obras.

Este artigo mostrará como foram os anos de vida de Clarice, o mito da literatura brasileira, de como começou a escrever e como se tornou conhecida em todo o mundo. Também encontrará relatos sobre suas paixões, conquistas, frustrações e limitações que rodearam a sua vida. Por mais que tenha sido criticada por tornar as suas obras tão complexas, sempre existirá alguém que será impactado por suas obras e que ainda hoje guarda viva em sua memória imagens desta grande escritora. Seu legado nunca morrerá, e sempre servirá de inspiração para todos que sonharem um dia fazer parte dos grandes escritores que marcaram a nossa história por muitas gerações.

Palavra – Chave: Vida e Morte. Obras.

INTRODUÇÃO

ChayaPinkhasovna Lispector, conhecida como Clarice Lispector. Nasceu no dia 10 de Dezembro de 1920 na Ucrânia, filha de pais judeus, recebeu este nome para que não fosse identificada a sua identidade.

Chega como imigrantes no Brasil após uma perseguição racial por serem judeus, sem falar na fome e na miséria que assolava a Rússia. Vindo de família pobre, Clarice é a filha mais nova de três irmãos, a caçula que um dia se tornaria inspiração para a sua família, que hoje tem como escritores suas irmãs Elisa Lispector, Tanya Lispector e seu filho caçula Paulo Gurgel Valente.  

Ela chegou ao Brasil no ano de 1921, com apenas 1 ano e 3 meses de idade,  na cidade Maceió, após receberem a “ Carta de Chamada” enviada por seu tio, primo e cunhado da mãe de Clarice. Porém não passaram muito tempo em Maceió, pois os negócios familiares não estavam mais indo bem.

Decidido em ter sua própria dependência, seu pai Pedro, cujo nome de batismo é Pinkouss, decide se mudar para o Recife para tentar dar um futuro melhor a suas filhas e a sua esposa que já não estava bem de saúde. Passando a morar então no bairro da Boa Vista enfrente a Praça Maciel Pinheiro, onde até hoje se encontra uma estatua de Clarice sentada em um banco com sua maquina de escrever.

Ali passou bons e maus momentos, sorriu e também chorou, nunca teve uma vida fácil, mas jamais esqueceu a sua terra amada ainda que tenha nascido na Ucrânia, sempre declarou ser pernambucana. Estudada em varias línguas, ela tinha um sotaque nordestino, que parecia mais estrangeiro devido a um defeito em sua dicção.

SUA VIDA

Desde criança, Clarice Lispector teve a sua vida marcada por um grande trauma. A família vive de maneira modesta, as meninas almoçando às vezes suco de laranja aguado e um pedaço de pão. Mais tarde, contudo, a autora se recordaria da infância como um período bom, em que roubava flores e pitangas e tomava banhos de mar em Olinda. Em um dos contos criados por ela que tem por titulo “Restos do Carnaval”, conta a história do que ela passou numa noite de carnaval, quando estava se enfeitando para brincar.

Aos 8 anos de idade, Clarice estava preste a realizar o sonho de poder brincar o carnaval, mas esse sonho de repente é frustrado. Sua mãe já debilitada, repentinamente tem uma piora que leva a todos entrarem e desespero. Sua irmã a manda correndo até uma farmácia para comprar o remédio para que pudesse restabelecer a saúde da sua mãe. Aquela noite jamais foi esquecida por Clarice, pois por mais que ela tentasse se divertir, sua mente vez ou outra trazia a imagem de sua mãe muito enferma.

Anos após infelizmente ocorre o inesperado, aos 9 anos de idade Clarice perde a sua mãe acometida de uma doença chamada Sífilis, doença essa que foi contraída após sofrer um estupro por soldados Russos na Primeira Guerra Mundial. Segundo uma crença popular no lado Leste Europeu, diz que uma gravidez poderia curar uma mulher afetada por essa doença venérea, mas esse não foi o caso. Quando Clarice nasceu imaginava-se que ela seria a cura e o milagre que todos esperavam para a sua mãe. Sabendo da sua origem e a crença que existia naquela época, surgiu então um sentimento de culpa e de incapacidade de não poder salvar a sua mãe, afetando assim a sua vida.

Desde nova, Clarice sempre teve uma paixão por escrever e inventar historia. Certa vez ela criou um conto que nunca teve final. Conto esse que foi rejeitada por um jornal Pernambucano “O Diário das Crianças” por não compreenderem o que estava escrito, titulando – o como “Um conto de Sensações”. Ela lembra que essa historia que escreveu nunca teve fim, e que nem ela mesma sabe explicar o que se tratava essa historia.

Não tinha nenhum objetivo no estilo que iria escrever, nem um estilo de público. O seu objetivo principal era escrever! Clarice descreve suas produções literárias criadas na adolescência como Caóticas, intensa e inteiramente fora da realidade e da vida, da qual ela sempre costuma escrever.

Às vezes ousada e muito tímida, na sua adolescência ela começa a escrever para revistas, contos e jornais. Após terminar os estudos, Clarice decide entrar na Faculdade de Direito com o intuito de ajudar muitas empregadas que passaram por sua casa e viviam em lugares muito pobres. Por mais que seu desejo fosse ajudar e defender a essas mulheres que precisavam de ajuda. Ela não consegue concluir o seu curso, pois a sua paixão pela literatura falava batia mais alto em seu coração.

.

SUA CARREIRA PROFISSIONAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (195.8 Kb)   docx (229.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com